3 possíveis sistemas táticos para o FC Barcelona em 2022/23

4-3-3 | O clássico que se mantém

- Advertisement -

O esperável Barcelona começa por se armar com uma linha de quatro jogadores na defesa. Jordi Alba e, ao que tudo indica, Azpilicueta nas laterais esquerda e direita, respetivamente, seriam os escolhidos para preencher os lados do campo. Neste ponto, é interessante notar que os laterais possuem características diferentes. Alba possui mais técnica e controle de bola para ser o lateral que apoia o ataque, enquanto Azpilicueta se apresenta essencialmente na parte defensiva, ao juntar-se com os defesas centrais em certos momentos do jogo.

Para completar a linha defensiva, este setor é composto pelo interminável Piqué, que permanece soberano na posição, juntamente com o jovem Araújo, numa marcação com linhas altas, priorizando o rápido desarme dos avançados adversários.

No meio-campo, Busquets, com a sua conhecida classe no controlo de bola, surge como o primeiro toque de refino no meio-campo com características de tiki-taka enraizadas na equipa blaugrana. Ao seu lado, Pedri e Gavi aparecem para auxiliar a construção de jogo e transportar a bola para o ataque, em toques repetitivos e sempre em busca de triangulações com os extremos.

Além disso, o último terço do Barcelona forma-se com os clássicos extremos, pelas laterais, e um ponta de lança capaz de colocar a bola na rede. Pelo lado esquerdo, Ansu Fati e Ferrán Torres surgem como duas opções para a mesma posição, devido aos seus estilos diferentes: um com foco na explosão técnica e outro no toque e remate de longa distância, respetivamente. Estes dois jogadores seriam a grande arma pelo lado esquerdo, enquanto o lado direito utilizaria principalmente os corredores do campo para ultrapassar os adversários. Dembelé e o agora confirmado Raphinha acrescentam velocidade, domínio de bola ambidestro e cruzamentos infalíveis para o ponta de lança. Por fim, o famoso nove seria composto ou pela grande aquisição do Barcelona no inverno passado, o gabonês Aubameyang, ou pelo poderoso avançado polaco, Robert Lewandowski.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.

Negócio fechado: Nápoles assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

Álvaro Pacheco na antevisão ao Casa Pia x FC Porto: «Temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa»

Álvaro Pacheco marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Casa Pia x FC Porto. O técnico referiu que a equipa está motivada para alcançar o triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente vence Famalicão por 5-0 na 20ª jornada da Primeira Liga

O Gil Vicente venceu o Famalicão por 5-0 na 20.ª jornada da Primeira Liga. Vitória gorda da equipa da casa.

AC Milan fecha contratação de mais um avançado por 30 milhões de euros

O AC Milan garantiu a contratação de Jean-Philippe Mateta. Avançado do Crystal Palace já faz exames médicos pelos rossoneri.

Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futsal após golear a Bélgica

Portugal está entre as quatro seleções restantes no Europeu de Futsal, depois da goleada por 8-2 frente à Bélgica nos quartos-de-final.