3 possíveis sistemas táticos para o FC Barcelona em 2022/23

4-3-3 | O clássico que se mantém

O esperável Barcelona começa por se armar com uma linha de quatro jogadores na defesa. Jordi Alba e, ao que tudo indica, Azpilicueta nas laterais esquerda e direita, respetivamente, seriam os escolhidos para preencher os lados do campo. Neste ponto, é interessante notar que os laterais possuem características diferentes. Alba possui mais técnica e controle de bola para ser o lateral que apoia o ataque, enquanto Azpilicueta se apresenta essencialmente na parte defensiva, ao juntar-se com os defesas centrais em certos momentos do jogo.

Para completar a linha defensiva, este setor é composto pelo interminável Piqué, que permanece soberano na posição, juntamente com o jovem Araújo, numa marcação com linhas altas, priorizando o rápido desarme dos avançados adversários.

No meio-campo, Busquets, com a sua conhecida classe no controlo de bola, surge como o primeiro toque de refino no meio-campo com características de tiki-taka enraizadas na equipa blaugrana. Ao seu lado, Pedri e Gavi aparecem para auxiliar a construção de jogo e transportar a bola para o ataque, em toques repetitivos e sempre em busca de triangulações com os extremos.

Além disso, o último terço do Barcelona forma-se com os clássicos extremos, pelas laterais, e um ponta de lança capaz de colocar a bola na rede. Pelo lado esquerdo, Ansu Fati e Ferrán Torres surgem como duas opções para a mesma posição, devido aos seus estilos diferentes: um com foco na explosão técnica e outro no toque e remate de longa distância, respetivamente. Estes dois jogadores seriam a grande arma pelo lado esquerdo, enquanto o lado direito utilizaria principalmente os corredores do campo para ultrapassar os adversários. Dembelé e o agora confirmado Raphinha acrescentam velocidade, domínio de bola ambidestro e cruzamentos infalíveis para o ponta de lança. Por fim, o famoso nove seria composto ou pela grande aquisição do Barcelona no inverno passado, o gabonês Aubameyang, ou pelo poderoso avançado polaco, Robert Lewandowski.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.