3 possíveis sistemas táticos para o FC Barcelona em 2022/23

4-3-3 | O clássico que se mantém

- Advertisement -

O esperável Barcelona começa por se armar com uma linha de quatro jogadores na defesa. Jordi Alba e, ao que tudo indica, Azpilicueta nas laterais esquerda e direita, respetivamente, seriam os escolhidos para preencher os lados do campo. Neste ponto, é interessante notar que os laterais possuem características diferentes. Alba possui mais técnica e controle de bola para ser o lateral que apoia o ataque, enquanto Azpilicueta se apresenta essencialmente na parte defensiva, ao juntar-se com os defesas centrais em certos momentos do jogo.

Para completar a linha defensiva, este setor é composto pelo interminável Piqué, que permanece soberano na posição, juntamente com o jovem Araújo, numa marcação com linhas altas, priorizando o rápido desarme dos avançados adversários.

No meio-campo, Busquets, com a sua conhecida classe no controlo de bola, surge como o primeiro toque de refino no meio-campo com características de tiki-taka enraizadas na equipa blaugrana. Ao seu lado, Pedri e Gavi aparecem para auxiliar a construção de jogo e transportar a bola para o ataque, em toques repetitivos e sempre em busca de triangulações com os extremos.

Além disso, o último terço do Barcelona forma-se com os clássicos extremos, pelas laterais, e um ponta de lança capaz de colocar a bola na rede. Pelo lado esquerdo, Ansu Fati e Ferrán Torres surgem como duas opções para a mesma posição, devido aos seus estilos diferentes: um com foco na explosão técnica e outro no toque e remate de longa distância, respetivamente. Estes dois jogadores seriam a grande arma pelo lado esquerdo, enquanto o lado direito utilizaria principalmente os corredores do campo para ultrapassar os adversários. Dembelé e o agora confirmado Raphinha acrescentam velocidade, domínio de bola ambidestro e cruzamentos infalíveis para o ponta de lança. Por fim, o famoso nove seria composto ou pela grande aquisição do Barcelona no inverno passado, o gabonês Aubameyang, ou pelo poderoso avançado polaco, Robert Lewandowski.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica bisa e coloca a Argélia no Mundial 2026

A Argélia venceu por 3-0, num jogo em que o antigo alvo do Benfica Mohamed Amoura marcou dois golos e garantiu a qualificação para o Mundial.

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

PUB

Mais Artigos Populares

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

Luís Freire e João Carvalho confiantes para o jogo de Portugal Sub-21 com a Bulgária: «Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade...

O treinador e o guarda-redes da seleção Sub-21 de Portugal mostraram otimismo sobre o jogo de qualificação contra a Bulgária.