3 possíveis sistemas táticos para o FC Barcelona em 2022/23

4-3-3 | O clássico que se mantém

- Advertisement -

O esperável Barcelona começa por se armar com uma linha de quatro jogadores na defesa. Jordi Alba e, ao que tudo indica, Azpilicueta nas laterais esquerda e direita, respetivamente, seriam os escolhidos para preencher os lados do campo. Neste ponto, é interessante notar que os laterais possuem características diferentes. Alba possui mais técnica e controle de bola para ser o lateral que apoia o ataque, enquanto Azpilicueta se apresenta essencialmente na parte defensiva, ao juntar-se com os defesas centrais em certos momentos do jogo.

Para completar a linha defensiva, este setor é composto pelo interminável Piqué, que permanece soberano na posição, juntamente com o jovem Araújo, numa marcação com linhas altas, priorizando o rápido desarme dos avançados adversários.

No meio-campo, Busquets, com a sua conhecida classe no controlo de bola, surge como o primeiro toque de refino no meio-campo com características de tiki-taka enraizadas na equipa blaugrana. Ao seu lado, Pedri e Gavi aparecem para auxiliar a construção de jogo e transportar a bola para o ataque, em toques repetitivos e sempre em busca de triangulações com os extremos.

Além disso, o último terço do Barcelona forma-se com os clássicos extremos, pelas laterais, e um ponta de lança capaz de colocar a bola na rede. Pelo lado esquerdo, Ansu Fati e Ferrán Torres surgem como duas opções para a mesma posição, devido aos seus estilos diferentes: um com foco na explosão técnica e outro no toque e remate de longa distância, respetivamente. Estes dois jogadores seriam a grande arma pelo lado esquerdo, enquanto o lado direito utilizaria principalmente os corredores do campo para ultrapassar os adversários. Dembelé e o agora confirmado Raphinha acrescentam velocidade, domínio de bola ambidestro e cruzamentos infalíveis para o ponta de lança. Por fim, o famoso nove seria composto ou pela grande aquisição do Barcelona no inverno passado, o gabonês Aubameyang, ou pelo poderoso avançado polaco, Robert Lewandowski.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Henrique Araújo deixa o Benfica e é reforço do Casa Pia

Henrique Araújo foi confirmado como reforço do Casa Pia. O ponta de lança deixa o Benfica a título definitivo.

O adversário do Benfica caso siga em frente na Europa League

O Hearts foi eliminado do acesso à Champions League e pode enfrentar o Benfica na próxima fase da Europa League.

Vai deixar Portugal? Defesa do Tondela com forte interessado na Serie A

Brayan Medina pode deixar de ser jogador do Tondela. O defesa central interessa ao Genoa, conjunto que atua na Serie A.

Na porta de saída: Sporting investiu mais 1 milhão de euros em Giorgi Kochorashvili

Giorgi Kochorashvili está perto de sair do Sporting por empréstimo rumo ao Getafe, regressando assim ao futebol espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona define plano para a sua próxima grande promessa

O Barcelona tem nos seus planos emprestar Guille Fernández, de maneira a que o jogador possa somar muitos minutos de jogo a um nível elevado.

Crise no futebol: Gianni Infantino pode vender parte do Mundial 2030 e Joseph Blatter já reagiu

Gianni Infantino está a planear vender ações do Mundial 2030 a investidores privados. Joseph Blatter já reagiu.

Negócio fechado: Ousmane Diomande vai deixar o Sporting e juntar-se ao Nottingham Forest

Ousmane Diomande prepara-se para deixar de ser jogador do Sporting. O defesa vai ser anunciado pelo Nottingham Forest.