A nova vida do Atlético

- Advertisement -

Meio-campo de luta – Gabi e Koke têm o espírito que Simeone deseja. Não dão um lance por perdido, correm quilómetros durante um jogo e se Gabi dá mais garantias defensivas, Koke é o médio que aparece muitas vezes em zona de finalização. São os dois titulares indiscutíveis há 5 anos, imagine-se como se conhecem. Saúl Ñíguez é um criativo, um jovem de 21 anos, mas que dá plena confiança ao treinador, que nos grandes jogos não tem abdicado dele e tem obtido respostas à altura.

O Atlético está, pouco a pouco, a crescer Fonte: Club Atlético Madrid
O Atlético está, pouco a pouco, a crescer
Fonte: Club Atlético Madrid

Mas é no ataque que o Atlético tem ganho uma nova vida. Os rojiblancos têm hoje dianteiros que aliam capacidade técnica e velocidade como não tiveram em nenhum ano de Simeone. Habituados a um ponta-de-lança fixo ao longo das últimas épocas (Diego Costa, Falcao, Mandzukic ou Jackson Martinez), os colchoneros lançam-se agora de outra forma no processo ofensivo. Sem uma referência no meio dos centrais adversários, as constantes trocas de posição baralham por completo as defesas contrárias. A velocidade com que Ferreira Carrasco, Gameiro, Griezemann ou Ángel Correa deambulam das linhas para o centro e vice-versa, permitem a qualquer um destes jogadores aparecer tanto a assistir como a finalizar.

Em jogadas rapidíssimas de ataque, enquanto um destes jogadores conduz a bola, num ápice os restantes colegas de dianteira posicionam-se para finalizar, dividindo-se entre o segundo poste, a entrada da área ou mesmo na boca da baliza, dando inúmeras soluções a quem os vai servir. Qualquer equipa que permita espaço nas costas da defesa, dificilmente consegue suster as investidas de Griezemann ou Gameiro, que são letais só com o guardião pela frente. Ferreira Carrasco também tem faro de golo e cada vez mais apuradas as diagonais, seja da direita ou da esquerda para o centro, aplicando depois o remate colocado que lhe é conhecido. Não esqueçamos Gaitán, que apesar de não ter tanta velocidade, é senhor de uma técnica incrível e assim que esteja adaptado às ideias de Simeone, também vai ser de grande utilidade, principalmente contra equipas que não concedem o tal espaço.

Uma equipa que defende tão bem como o Atlético, que tem a maioria dos jogadores juntos há quatro ou cinco épocas e um ataque cada vez mais letal, habilita-se a ganhar muitas vezes. E tem um treinador que sabe que quando não dá para golear o adversário, ganhar por 1-0 também vale três pontos. O Atlético é cada vez mais uma equipa cínica, que pica quando o adversário pensa que tem tudo controlado. Que se cuidem, Real e Barça, pois ‘El chulo’ parece estar a olear bem a máquina.

Fonte: Club Atlético Madrid

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias-finais do Mundial sub-20

Já são conhecidos os quatro adversários apurados para as meias-finais do Mundial sub-20. Argentina, Colômbia, Marrocos e França lutam agora por um lugar na final da competição.

Nycole Raysla sofreu traumatismo cranioencefálico no Valadares Gaia x Benfica

Nycole Raysla sofreu um traumatismo cranioencefálico no jogo deste domingo entre o Valadares Gaia e o Benfica. A avançada está estável e sob observação.

Gabriel Martinelli abre portas a uma possível saída do Arsenal e revela destino de sonho

Gabriel Martinelli não descartou uma possível saída do Arsenal. O avançado perdeu espaço após chegada de Noni Madueke e Eberechi Eze ao clube.

Vencedor da Bola de Ouro sai em defesa de Ruben Amorim: «Eles poderiam voltar a uma defesa a quatro e jogar tão mal como...

Michael Owen, antigo avançado do Manchester United, saiu em defesa de Rúben Amorim e do sistema tático utilizado pelo técnico português.

PUB

Mais Artigos Populares

Jack Wilshere será o próximo treinador do Luton Town

Jack Wilshere, antigo internacional inglês, vai ser o novo treinador do Luton Town. A equipa inglesa ocupa o 11º. lugar da League One.

Galatasaray olha para jogador encostado por Ruben Amorim no Manchester United

Tyrell Malacia está a ser seguido pelo Galatasaray, que pretende fazer chegar a Manchester uma proposta. O defesa ainda não jogou esta época.

Crystal Palace interessado em defesa do West Ham de Nuno Espírito Santo

Max Kilman está na rota do Crystal Palace. O defesa do West Ham pode suceder a Marc Guehi que poderá sair no próximo mercado de transferências.