A vida real de Kylian Mbappé

Recém-chegado a Madrid, o internacional francês não tem convencido nos atuais campeões espanhóis e da Liga dos Campeões.

Uma contratação que era cogitada há vários anos, por vontade de ambas as partes, apenas em 2024 se sucedeu. Kylian Mbappé chega ao Real Madrid, sendo um dos melhores do mundo e, consequentemente, a expectativa era e é enorme. No entanto, o gaulês não está a corresponder, principalmente ao nível exibicional.

E estatisticamente, não está nada mal. Até ao momento, pelos madrilenos, são 19 jogos, dez golos e duas assistências. Números que, apesar de serem bons, não condizem com a qualidade do jogador, e o que nos habituou ao longo dos últimos anos. Estamos a falar de um atleta que tem 293 golos, por clubes, em toda a carreira, com apenas 25 anos.  

Em campo, Mbappé vive um dos piores momentos da carreira e começa a ser cobrado pela má fase no Real Madrid, o maior palco do planeta. E as críticas estão intrínsecas a este contexto, pois a equipa vem de um ano fantástico e, após a sua chegada à capital espanhola, o rendimento caiu drasticamente e a 24.ª posição na Liga dos Campeões é o reflexo disso mesmo.

Obviamente que a culpa não é, toda, do francês, mas a sua chegada influência e impactou as funções do Rodrygo, Bellingham, Vinicius e até mesmo no Valverde. Jogadores preponderantes nas conquistas da época passada.

No jogo com o Liverpool, na semana transata, ficou patente, uma vez mais, a ansiedade do número “9” dos blancos em resolver tudo sozinho. A cada jogada existia uma vontade, quase palpável, em decidir a partida, mas não foi possível e a derrota foi apenas consequência da exibição coletiva.

Mbappé necessita de um entorno que traga à tona uma das suas grandes habilidades, a velocidade. Carlo Ancelotti não está a conseguir explorar o jogador, algo que também merece ser questionado.

O momento que vive o avançado é normal na vida de um jogador que quer ser o melhor do mundo, objetivo que o próprio nunca escondeu e a ida para o Real também promove este propósito. Porém, chegou num ambiente habituado a ganhar e onde já existia uma hierarquia. Falo, obviamente, de Vinicius Júnior que, está lesionado, mas até essa ocasião estava a ser o destaque numa época muito pobre dos campeões espanhóis.

Fica a sensação de que esta transferência não aconteceu no momento certo. Nesta altura o Mbappé está com um “peso em cima” que não está a saber lidar. Ser jogador do Real Madrid não é o mesmo que ser do Paris Saint-Germain e o francês está a percebê-lo da pior forma.

Apesar da má fase, o capitão da seleção francesa tem condições para vingar em Madrid. Não só pela qualidade, inegável, que tem, mas também pelo local onde está e os coadjuvantes que dispõe.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores jogadores da Primeira Liga 2025/26

A Primeira Liga 2025/26 arrancou no último fim de semana, e o desequilíbrio entre equipas voltou a ficar evidente.

RB Leipzig esquece Fábio Silva e fecha antigo alvo do Sporting para o ataque

O RB Leipzig garantiu a contratação de Rômulo Cardoso. O avançado brasileiro vai render um total de 25 milhões de euros ao Goztepe.

Eis o ranking da UEFA após a vitória do Benfica frente ao Nice na Champions League

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. No total, após o triunfo do Benfica, já foram somados 2500 pontos.

Kerem Akturkoglu não pode defrontar Benfica no playoff caso seja transferido para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu não vai poder ser utilizado pelo Fenerbahçe frente ao Benfica, caso seja transferido para o clube turco, a tempo dos jogos dos playoffs.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «O que sinto e vejo é que há uma vontade dos jogadores em continuarem a jogar o...

Bruno Lage marcou presença na sala de imprensa depois da vitoria do Benfica contra o Nice por duas bolas a zero.

Fredrik Aursnes: «Talvez joguei o meu melhor futebol no Benfica no lado»

Fredrik Aursnes já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Nice, relativo à terceira pré-eliminatória da Champions League.

Já estão definidos todos os jogos do playoff da Champions League

Já estão concluídos os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Chave do playoff da prova já está definida.