Das Astúrias à Catalunha – Uma Deambulação pela Liga Adelante

internacional cabeçalho

Não passo de um mendigo do futebol, ando pelo mundo de chapéu na mão, nos estádios suplico: – Uma linda jogada pelo amor de Deus! E quando acontece o bom futebol, agradeço o milagre – sem me importar com o clube ou o país que o oferece.” – Eduardo Galeano

A edição 2014/15 da Liga Adelante (2.ª Divisão do futebol espanhol) foi provavelmente tão ou mais interessante do que a temporada da Liga BBVA que proporcionou ao Barcelona o 23.º título da sua história no escalão principal do futebol espanhol.

Com o playoff de subida ainda a decorrer (mas que terá  como finalistas o Las Palmas e o Zaragoza), a Liga Adelante já tem, no entanto, um campeão, um vice-campeão e quatro equipas que vão descer de categoria. O Real Betis do regressado Pepe Mel (homem que deixou os adeptos béticos em lágrimas quando deixou a equipa em Dezembro de 2013) sagrou-se campeão, conseguindo 84 pontos em 42 jogos, e com eles segue caminho para a Liga BBVA o surpreendente Sporting de Gijón, que conseguiu uma época notável, terminando a sua campanha com apenas duas derrotas.

A equipa asturiana, comandada pelo antigo internacional espanhol Abelardo Fernández, foi a protagonista de um jogo atípico e ao mesmo tempo emocionante disputado na última jornada do campeonato no Benito Villamarin (reduto do Real Betis), no qual somou os três pontos graças a uma categórica vitória por 3-0. O Sporting de Gijón precisava de vencer esse jogo e esperar por uma escorregadela do Girona em casa perante o Lugo, algo que seria à partida pouco provável, mas que acabou por acontecer já no período de descontos quando o avançado argentino Pablo Caballero conseguiu o empate para a equipa galega. Graças a esse inusitado empate, o Sporting de Gijón de Abelardo Fernández conseguiu uma merecida promoção ao escalão principal do futebol espanhol.

Abelardo Fernández: O Homem que reinventou o Sporting de Gijón Fonte: Sporting Gijón
Abelardo Fernández: O Homem que reinventou o Sporting de Gijón
Fonte: Sporting Gijón

O antigo defesa espanhol, que dividiu a sua carreira como profissional entre o Sporting de Gijón, equipa onde se formou, e o Barcelona, onde passou oito anos bem sucedidos, foi o grande mentor deste regresso da equipa asturiana ao convívio com os grandes. Apoiado pela Escuela de Fútbol de Mareo, a “fábrica” de jogadores do Sporting de Gijón, Abelardo, que conhece a estrutura da equipa asturiana como ninguém, montou um plantel recheado de atletas com imenso talento e composto essencialmente por jogadores espanhóis, algo muito pouco normal nos dias que correm por essa Europa fora.

Jogadores como o canterano Carlos Castro, um jovem avançado espanhol com um potencial tremendo, como Sergio Álvarez, um médio centro de elevadíssima qualidade, internacional pelas selecções jovens de Espanha, e outros mais experientes, como o seu número 10 Nacho Cases, o versátil lateral direito Alberto Lora e o experiente guarda-redes Iván Cuéllar, foram de vital importância nas manobras da equipa durante toda a temporada. Abelardo, que absorveu muito do estilo de jogo Barcelonista durante a sua passagem pelo clube catalão, implementou no Sporting de Gijón um estilo bastante atractivo, baseado no passe curto, nos movimentos rápidos e nas linhas muito juntas, em tudo semelhante àquele que caracterizou o futebol da formação blaugrana durante épocas a fio. Através de um 4-2-3-1 que rapidamente se transformava em 4-4-2 ou 4-4-1-1 graças à versatilidade dos seus homens da frente, Abelardo conseguiu não só construir a melhor defesa da Liga Adelante (apenas 27 golos sofridos em 42 jogos), como fazer do Sporting de Gijón uma das equipas que melhor jogam em todas as categorias do futebol espanhol. Falar da actual carreira de Abelardo Fernández e dos seus tempos como futebolista ao serviço do Barça quase nos obriga a olhar para aquilo que sucedeu ao Barcelona B esta temporada.

Os jovens jogadores do Barcelona B na hora do adeus à Liga Adelante Fonte: Página Oficial da Liga Adelante
Os jovens jogadores do Barcelona B na hora do adeus à Liga Adelante
Fonte: Página Oficial da Liga Adelante

A equipa que costuma abrir as portas do estrelato aos jogadores formados em La Masia terminou a época em último lugar, tendo sido, com isso, despromovida à 2.ª Divisão B. Depois de ter conseguido um 3º lugar em 2013-14, o Barça B foi incapaz de se impor numa liga em que o nível de qualidade futebolística tem aumentado de ano para ano. Apesar de ter um plantel recheado de excelentes jogadores, como o prodígio croata Alen Halilovic, Sergi Samper, Adama Traoré, Munir El Haddadi e Sandro Ramirez, entre outros demais, o Barcelona B não foi capaz nem de perto, nem de longe, de replicar aquilo que fez na temporada passada.

Eusebio Sacristán, o homem que tomou conta da equipa após a saída de Luis Enrique em 2011, não resistiu aos maus resultados e foi substituído no passado mês de Fevereiro por outro homem da casa, de seu nome Jordi Vinyals. Não obstante o bom resultado global da época passada, Eusebio Sacristán nunca conseguiu montar um Barcelona B nem altamente sincronizado, nem extremamente eficaz, como aquele que Luis Enrique criou aquando da sua passagem pela equipa. O treinador asturiano, que foi o responsável por devolver o Barcelona B às ligas profissionais após uma longa ausência de onze anos, viu, de forma algo irónica, o seu trabalho hercúleo ir por água abaixo no ano em que se sagrou campeão nacional e europeu com a equipa catalã.

Foto de Capa: Página Oficial da La Liga (Liga Espanhola)

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus perto de juntar defesa do Barcelona a Cristiano Ronaldo e a João Félix

O Al Nassr quer contratar um novo defesa central. Iñigo Martínez está perto de deixar o Barcelona e de rumar à Arábia Saudita.

Eis os onzes oficiais do Cluj x Braga da Europa League

O Cluj recebe o Braga no arranque da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Arsenalistas procuram chegada à Europa.

Negociações para a transferência de Kerem Akturkoglu junto do Benfica provocam prejuízo e insatisfação na direção do Fenerbahçe

Há desconforto interno quanto ao negócio por Kerem Akturkoglu no Fenerbahçe. Extremo do Benfica é alvo dos turcos.

Portugal desce para 23º lugar no Ranking FIFA Feminino

Portugal foi ultrapassado pela Finlândia no Ranking FIFA. Prestação no Euro 2025 Feminino justifica queda.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG garante contratação de novo guarda-redes por mais de 40 milhões de euros

O PSG tem a contratação de Lucas Chevalier fechada. Guarda-redes francês chega do Lille por mais de 40 milhões de euros.

Eis os 5 clubes nomeados para melhores do ano no futebol masculino e feminino

Já foram revelados os clubes nomeados para melhor do mundo na gala da Bola de Ouro. Nomeações no masculino e no feminino.

Imprensa espanhola destaca reforço do Benfica: «Um incómodo durante todo o jogo para a defesa febril do Nice»

A vitória do Benfica sobre o Nice mereceu destaque internacional. Franjo Ivanovic foi elogiado pelo diário AS.