Dembélé, a peça que faltava?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Dembélé chega para ser titular, isso é um dado mais do que adquirido. Não vem acrescentar, vem sim atenuar a perda do extraordinário jogador que Neymar se tornou. Tão extraordinário ao ponto de abandonar o projeto blaugrana. De ser o “próximo Messi”. Neymar, ambicioso, após um percurso brilhante no Barcelona, deixou bem claro que não quer ser o próximo Messi, mas sim o primeiro Neymar Jr.

E para substituir alguém tão bom, ou se gasta uma pipa de massa num main role player aí de um tubarão europeu qualquer, ou se aposta numa grande promessa mundial. O Barça fez as duas coisas , e já que o Liverpool não liberou Coutinho de jeito nenhum, já que era para gastar, o alvo mudou, mas o montante envolvido não. 145 milhões de euros. Ainda há pouco tenho tínhamos a discussão do valor pago pelo Real Madrid por Bale, depois, nada disso interessava, pois o United desembolsou cento e pouco por Pogba, e, de repente, a parada sobe dos cento e tal para os 222 milhões de euros! E isto não vai parar por aqui, pois agora não se espera até o jogador estar “feito”, mas corre-se pela sua aquisição antes de se ter ainda afirmado por completo!

 

Entendia-se muito bem com Aubameyang, uma excelente parceria Footmercato.net
Entendia-se muito bem com Aubameyang, uma excelente parceria
Footmercato.net

Dembélé é um excelente jogador, com uma invejável margem de progressão, gosto muito da sua forma de jogar, tem um timing perfeito, executa passes, dribles, fintas de corpo com tremenda pertinência, e só tem 20 anos de idade. Mas, como é natural, falta-lhe maturidade. Essa lacuna ganha realce sobretudo quando a sua equipa está a perder. Por exemplo, recordo-me perfeitamente do Borussia Dortmund x Monaco, em que, embora tenha marcado, quis ser a chave, quis fazer tudo sozinho em muitas ocasiões, quis desembaraçar-se, ultrapassar todos os oponentes e só depois passar ou finalizar. Se não fosse tão bom no drible, teria perdido a bola muitas mais vezes do que as que perdeu, mas mesmo assim poderia, e deveria, ter decidido melhor em alguns lances, e não arriscar levar a bola sozinho, pelo menos todas as vezes que a tem à entrada da área adversária…

Como é sabido, maturidade ganha-se com a experiência, e deverão haver poucas experiências como jogar no Barcelona. Um Barcelona que se quer renovado. Agora sim, chegou o momento de dizer que o Barcelona bicho papão se foi, agora é uma equipa não tão temível como há bem pouco tempo… Ainda me lembro de ver jogos para a Liga dos Campeões, logo no início desta década, e pensar enquanto assistia: “Fo%$-se, estes gajos mandam nisto tudo, ninguém lhes tira a bola, e se tirar não fazem nada com ela, têm o Messi que se for preciso finta tudo e marca; têm o Xavi, Iniesta e Busquets que limpam tudo naquele meio campo; Jordi Alba e Dani Alves, basicamente, sempre no meio campo contrário; Piqué e Puyol, o último que foi um dos melhores centrais que vi jogar, sem dúvida mesmo; e por fim, Victor Valdés, um guarda redes ímpar, para mim era o guarda redes ideal para aquela equipa, e por isso fiquei um pouco atrofiado quando veio o Claudio Bravo (não está em causa, de forma alguma, a sua qualidade futebolística), apenas pelo facto de o nome “Victor Valdés” já não aparecer no sistema tático do Barça.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.