FC Barcelona 1-0 Atlético de Madrid: Golo do Génio sentenciou o campeonato

- Advertisement -

O jogo grande da jornada e, com alguma surpresa, o jogo da época, sorriu aos catalães, que foram muito superiores na primeira parte e conseguiram aguentar a tímida reação dos de Madrid no segundo tempo.

O empate dos culés a meio da semana nas Canárias alimentou a crença dos madrilenos em alcançar o Barcelona e conseguir conquistar o título que já vencera em 2014. Tendo conseguido reduzir a diferença de onze para cinco pontos de desvantagem, o Atlético procurava ficar a apenas dois pontos do Barcelona e com supremacia moral para o que resta da época.

As figuras já estavam escolhidas: Messi de um lado, Griezmann do outro. O astro argentino tem sido maestro da orquestra catalã, espalhando magia por qualquer relvado que pisa; já o francês, depois de um início de época bastante apagado, estava numa forma incrível, tendo marcado sete golos nos últimos dois jogos (um poker e um hat-trick)!

Valverde surpreendeu ao deixar Paulinho de fora, lançando o reforço Coutinho no seu lugar. Já Simeone apostou em reforçar o miolo do terreno, colocando nas alas dois médios mais interiores como Saúl e Koke, para fechar espaços nas alas e apoiar o duplo-pivot defensivo Gabi-Thomas.

A primeira parte foi dominada pelos líderes do campeonato, não tendo o Atlético de Madrid conseguido aproximar-se perigosamente da baliza de Ter Stegen. Os primeiros vinte e cinco minutos foram escritos em catalão, mas sem oportunidades claras. Até que apareceu o génio de Messi. Livre à entrada da área, mesmo a jeito do seu pé esquerdo. Já se gritava golo em Camp Nou e ainda o argentino estava a correr para a bola. Oblak bem se esticou, ainda tocou na bola, mas não evitou o inevitável. Bola no fundo das redes e 1-0 para o Barcelona.

 

Golo de Messi fez toda a diferença
Fonte: FC Barcelona

Mais soltos e fiéis à sua identidade de jogo, os blaugrana conseguiam aproximações mais perigosas à baliza adversária através de um jogo posicional quase perfeito. O Atletico apresentava-se com as linhas muito baixas e, estranhamente, estava com um défice de agressividade na pressão. Os centrais do Barcelona não eram pressionados e conseguiam arranjar soluções na frente para sair a jogar, não sentindo a falta do marcado Busquets. Nem em contra-ataque o Atlético conseguia incomodar a baliza adversária.

Ainda na primeira parte, o futebol ficou mais triste: lesão de Iniesta que o impossibilitava de continuar a dar o seu contributo à equipa. Foi aplaudido por 90 000 adeptos, sem exceção. Reza a lenda que alguns adeptos se levantaram e foram embora, pedindo reembolso do valor do bilhete.

Ao intervalo suspeito que os pupilos de Simeone devem ter ouvido das boas do técnico argentino. E a verdade é que o Atlético apareceu muito mais pressionante e mais afoito na segunda parte, em busca de um resultado positivo. O jogo estava mais aberto, com a equipa da capital mais avançada no campo, o que também abria espaços para o Barcelona responder. Simeone não tardou em mexer na equipa, tirando um lateral e um dos pivots para colocar gente na frente. O sangue fresco de Correa dinamizou a equipa e Gameiro ainda viria a colocar a bola no fundo das redes adversárias, mas assistido por Diego Costa em posição irregular.

Também o Barcelona viu um golo ser anulado: Luís Suaréz foi apanhado na armadilha do fora-de-jogo. Apesar da maior iniciativa neste segundo tempo, o Atletico não conseguia criar situações de perigo, nem sequer através de lances de bola parada, e o Barcelona ia conseguindo gerir o jogo e o resultado.

Quando o árbitro apitou pela última vez, cheirava a campeão na Catalunha. O Barcelona foi melhor durante todo o jogo, pese embora a tentativa de reação dos de Madrid no segundo tempo, alargando, assim, a sua vantagem para oito pontos. Muito pode agradecer a Messi, já que só mesmo num lance de génio parecia ser capaz desfeitear Oblak. Já o Atlético pode queixar-se de si próprio e da abordagem falhada ao primeiro tempo, que deitou tudo a perder. Pode agora focar-se na Liga Europa, onde me parece que é o principal candidato ao título.

Foto de capa: FC Barcelona

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.

Victor Osimhen explica saída do Nápoles: «Fui vítima de ofensas racistas e trataram-me como um cão»

Victor Osimhen confessou ter sido alvo de insultos racistas e de um mau tratamento, motivo pelo qual deixou o Nápoles no início da época 2024/25.

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting confirma e identifica as candidaturas de Frederico Varandas e Bruno Sorreluz para as eleições 2026

O Sporting anunciou a admisão das duas candidaturas, encabeçadas por Bruno Sá e Frederico Varandas, para as eleições de 2026.

Taça de Portugal em Futsal: definidos os oitavos de final

Realizou-se durante esta quarta-feira o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal em Futsal. Há 16 equipas ainda na prova.

Eis o Ranking UEFA depois dos jogos desta quarta-feira da Champions League

Já é conhecida a mais recente atualização do Ranking UEFA, depois dos jogos da Champions League desta quarta-feira.