📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Barcelona | É agora ou nunca, Ansu Fati

- Advertisement -

Não há muitos jovens com potencial de Bola de Ouro. Em tempos, Ansu Fati esteve na conversa. Empilhava recordes no FC Barcelona sem parar: mais jovem a marcar no Camp Nou, na Liga, na Champions, na Seleção, etc. Conquistou o coração dos adeptos culés e vivia o sonho. Era feliz, até acontecer algo chamado vida.

Em novembro de 2020, lesionou-se gravemente no joelho (menisco), foi operado quatro vezes em seis meses e tornou-se um ciclo. Voltou. Lesionou-se. Voltou. Lesionou-se. E assim sucessivamente até finais de abril de 2022. Desde então não é a mesma pessoa. Quebrou o rendimento no clube e seleção, faltando o atrevimento e faísca ofensiva que nos tinha habituado. 

Há duas possíveis explicações: o aspeto físico e o mental. Segundo a jornalista Laia Tudel, os analistas físicos da equipa catalã apontam que o jovem não está a 100% fisicamente e que sente problemas na força e elasticidade nos duelos 1v1. E isso repercute-se no mental. Fati é uma criança que teve de ser adulto cedo demais. Não deve ser fácil, tão novo, suportar mentalmente o corte do sonho, com uma lesão grave durante mais de um ano, herdando a camisola 10 de Messi, pressão e expectativa de milhões de adeptos mesmo com dificuldades físicas. Parece-me estar sem confiança e, pior, preso num labirinto psicológico. O talento continua lá, só está à espera que Fati encontre a saída.

Iniciou-se assim um debate sobre se deveria ser mantido, emprestado ou vendido. Creio que, sem querer, Boris Fati (pai) decidiu o futuro do filho por ele. Criticou Xavi pela pouca utilização do filho, ameaçou tirá-lo do clube (não descarta Real Madrid e segue Bayern Munique) e ainda reprovou a direção catalã por forçarem o filho a voltar rápido de lesão e não trata-lo bem. 

Fati quer ficar e não se revê nos comentários do pai, mas vejamos bem as coisas: tem poucos minutos e rendimento, é jovem, é valorizado economicamente, o Barcelona precisa de dinheiro e agora a sua família abriu guerra com o clube. Ser vendido é uma opção real caso apareça uma boa proposta. 

Até ao fim da época, não há nada a fazer. O que necessita agora é de maior apoio e acompanhamento e eventualmente pode muito bem encontrar-se de novo. É dar tempo e se não houver mudança, aí toma-se uma decisão. Contudo, o curso desta história depende de uma só pessoa: Ansu Fati. É o ponto de viragem dos filmes: é agora ou nunca. 

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.