FC Barcelona | Passado, presente e futuro interligados num misto de desgraça e brilho

- Advertisement -

O ano era 2011. Mais uma vez, o FC Barcelona de Pep Guardiola tinha arrasado e dominado a Europa, ao vencerem cinco em seis troféus possíveis. Eram os senhores do mundo.

Viviam tempos dourados e tudo corria às mil maravilhas. O que aconteceu? Da glória, só ficou a poeira, as estrelas saíram e, ao tormento, juntou-se a corrupção e a incompetência. Dez anos depois, o sonho é agora um pesadelo real.

 

O estado atual do FC Barcelona é uma anedota. Entre a situação financeira do clube (chegou a 1,35 mil milhões de dívida) e o futebol coletivo que apresentam, não sei qual está pior.

Más performances são o novo “normal” e ganhar é quase um milagre. Falta garra, entusiasmo e, mais importante que tudo, falta esperança. O tempo passa e o barco catalão vai-se afundando gradualmente.

As sementes de um FC Barcelona incolor e enfraquecido foram cultivadas, sobretudo, por Josep Maria Bartomeu, a raiz de todos os males e um dos piores presidentes da história do futebol.

No seu quintal, não escondia cadáveres. Escondia (sim) seis anos de incompetência, hipocrisia e corrupção que acabariam por ser revelados com o recente escândalo “Barçagate”. Cavou a sua própria sepultura e levou consigo o Barcelona atrás. É o que dá quando o dinheiro fala mais alto.

 

Por outras palavras, o FC Barcelona atual é um reflexo do mandato de Bartomeu: catastrófico. E é aqui que o plano entra em ação, estilo Casa de Papel. Como diriam a maioria dos professores, os jovens são o futuro. Bem, aqui a história não é diferente, muito pelo contrário até.

As escolinhas de La Masia continuam a ser uma fábrica de talentos puros: Ansu Fati, Álex Collado, Riqui Puig, Gavi, Nico González, Eric García, Óscar Mingueza e Alejandro Baldé. Calma e respira, que vêm mais. Faltam os “forasteiros” que passaram a ser família: Frenkie De Jong, Ousmane Dembélé, Pedri, Ronald Araujo, Francisco Trincão, Yusuf Demir e Dest. Com tanta estrela, quase parece uma constelação.

 

Uma coisa é certa: o futuro do FC Barcelona está em boas mãos. No entanto, não basta ter jovens estrelas. Uma gestão de sucesso é de igual importância. Somando a limpeza administrativa, o regresso de Joan Laporta  e a abundância de talentos, o resultado pode ser majestoso. Conseguirão finalmente despertar o gigante adormecido? Eventualmente, é possível.

Falámos do passado glorioso, do lamentável presente e especulámos sobre o futuro. Não é fácil pôr por palavras o quão bons foram e o quão maus são. Em tempos, Barcelona foi a capital do futebol. Puro como a água, feroz como um leão. Eram os reis da selva. Contudo, isso é coisa do passado e assistir à sua queda é (no mínimo) triste. Uma pena.

Ainda assim, acredito num comeback histórico, maior que a remontada frente ao Paris Saint-Germain FC (2017). Acredito na eventual escalada de um Evereste de adversidades e numa vista imperial adiante. Acredito no regresso da magia, dos gritos loucos de felicidade e do velho sabor da vitória. A cambalhota à miséria e o grande final feliz. Porque não? Sempre ouvi dizer que depois da tempestade, vem a bonança. Eu acredito.

FC Barcelona

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição sem saudades da Arábia Saudita: «Jogadores ricos que já tinham bastante dinheiro e levavam aquilo como um hobby»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Técnico falou da experiência na Arábia Saudita em 2014/15.

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição foi despedido por Samuel Eto’o: «Vim para Portugal passar 15 dias de férias. Passados uns dias, recebi um e-mail a dizer que...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou de Samuel Eto'o e do despedimento dos Camarões.

António Conceição destaca Vincent Aboubakar: «Nem estava muito feliz no FC Porto. Disse-lhe que, independentemente de jogar muito ou pouco no FC Porto, contava...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Vincent Aboubakar foi tema de conversa.

António Conceição cheio de elogios para Andre Onana: «Foi um dos jogadores que nos ajudou na integração com os colegas. Já tinha a filosofia...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O técnico elogiou Andre Onana, que treinou nos Camarões.