Juan Esnáider – Um novo despertar para o Gardel de la Romareda

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

“...el toque de cabeza, va a dejar abajo para Esnáider…gol,gol,gol,gol,gol… – Foi desta forma que, em 1995, os repórteres da TVE2 gritaram o golo de Juan Esnáider na final da Taça dos Clubes Vencedores das Taças, diante do todo poderoso Arsenal FC, e que ajudou o Real Zaragoza a levantar o segundo troféu internacional da sua história.

Corria o mês de Maio de 1995 quando o nome Juan Esnáider entrou para sempre para a história do futebol europeu. Num Parc des Princes muito perto da sua capacidade máxima, o modesto Real Zaragoza chocava a Europa do futebol ao bater o gigante inglês Arsenal FC por 2-1, numa partida extremamente bem jogada e com uma intensidade fantástica, vivida em completo sobressalto até ao último minuto do prolongamento, quando o antigo internacional jovem espanhol Nayim disparou do meio da rua, apanhando de surpresa David Seaman, que se manteve deitado dentro da sua baliza por algum tempo tentando digerir aquilo que lhe acabava de acontecer.

Juan Esnáider e seus pares, orientados com grande mestria pelo inconfundível Víctor Fernández, escreviam o seu nome na história e catapultavam o nome do Real Zaragoza por essa Europa fora, depois de já terem deixado para trás o também poderoso Chelsea FC nas meias-finais da competição.

De Buenos Aires para Madrid

Juan Esnáider começou a dar nas vistas assim que começou a jogar futebol e, curiosamente, o outrora goleador do Real Zaragoza começou a sua carreira como médio direito, mas a falta de soluções levou a que o seu treinador no Club Ferro Carril Oeste o colocasse como avançado centro, sendo precisamente nessa posição que se deu a conhecer no Sudamericano Sub-20 em 1991.

Sem surpresas, o jovem Juan Esnáider tinha AC Milan e Real Madrid CF a baterem-lhe à porta e, quando aparentemente estava tudo definido para se juntar ao emblema italiano, o avançado de 18 anos seguiu viagem para a capital espanhola. Em Abril de 1991, Esnáider chega a Madrid e é recebido com enorme expectativa pela comunicação social, que sussurrava maravilhas daquele desconhecido jovem argentino.

O seu carácter forte e a sua forma de estar altamente desinibida permitiu a Juan Esnáider uma integração fácil num balneário carregado de estrelas como era o do Real Madrid. O limite de extra-comunitários na Liga Espanhola fez com que o jovem argentino fosse colocado junto da equipa B do Real Madrid, mas mesmo isso não fez esmorecer o entusiasmo de Juan Esnáider, que continuou a dar cartas na filial do gigante europeu. Em 1993, a falta de oportunidades na primeira equipa da formação madrilena fez com  surgisse no horizonte a possibilidade de rumar ao Real Zaragoza, a título de empréstimo, e, apesar das reservas que manifestou inicialmente, Esnáider acabou por aceitar a mudança  quando lhe garantiram que iria trabalhar com um treinador que dava oportunidades aos mais jovens e que estava a forjar uma excelente equipa ao leme do conjunto aragonês.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli fala sobre 2 reforços do FC Porto: «Precisam de tempo para estar ao mesmo nível dos outros»

Francesco Farioli projeta o FC Porto x Sporting. Dragões recebem esta segunda-feira leões na jornada 21 da Primeira Liga.

Francesco Farioli aborda palavras de André Villas-Boas e ainda diz: «Estamos a trabalhar forte para levar o FC Porto ao seu lugar»

Francesco Farioli projeta o FC Porto x Sporting. Dragões recebem esta segunda-feira leões na jornada 21 da Primeira Liga.

Rui Borges na antevisão ao Clássico: «É um jogo importante mas não decisivo»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico diante do FC Porto, que será disputado no próximo domingo.

Histórico: Bruno Fernandes precisou de menos jogos que Cristiano Ronaldo para atingir as 200 contribuições para golo

Bruno Fernandes tornou-se o segundo jogador mais rápido de sempre a atingir as 200 contribuições para golo com a camisola do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiquinho Soares passa o testemunho a Terem Moffi: «Que a camisola 29 possa abençoá-lo»

Tiquinho Soares refletiu sobre a sua memorável estreia frente ao Sporting e desejou boa sorte ao novo camisola 29 do FC Porto, Terem Moffi.

Oficial: Rui Vitória tem novo clube

O Al Wasl oficializou este domingo a contratação de Rui Vitória. Técnico português vai orientar na Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.