Juan Esnáider – Um novo despertar para o Gardel de la Romareda

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

“...el toque de cabeza, va a dejar abajo para Esnáider…gol,gol,gol,gol,gol… – Foi desta forma que, em 1995, os repórteres da TVE2 gritaram o golo de Juan Esnáider na final da Taça dos Clubes Vencedores das Taças, diante do todo poderoso Arsenal FC, e que ajudou o Real Zaragoza a levantar o segundo troféu internacional da sua história.

Corria o mês de Maio de 1995 quando o nome Juan Esnáider entrou para sempre para a história do futebol europeu. Num Parc des Princes muito perto da sua capacidade máxima, o modesto Real Zaragoza chocava a Europa do futebol ao bater o gigante inglês Arsenal FC por 2-1, numa partida extremamente bem jogada e com uma intensidade fantástica, vivida em completo sobressalto até ao último minuto do prolongamento, quando o antigo internacional jovem espanhol Nayim disparou do meio da rua, apanhando de surpresa David Seaman, que se manteve deitado dentro da sua baliza por algum tempo tentando digerir aquilo que lhe acabava de acontecer.

Juan Esnáider e seus pares, orientados com grande mestria pelo inconfundível Víctor Fernández, escreviam o seu nome na história e catapultavam o nome do Real Zaragoza por essa Europa fora, depois de já terem deixado para trás o também poderoso Chelsea FC nas meias-finais da competição.

De Buenos Aires para Madrid

Juan Esnáider começou a dar nas vistas assim que começou a jogar futebol e, curiosamente, o outrora goleador do Real Zaragoza começou a sua carreira como médio direito, mas a falta de soluções levou a que o seu treinador no Club Ferro Carril Oeste o colocasse como avançado centro, sendo precisamente nessa posição que se deu a conhecer no Sudamericano Sub-20 em 1991.

Sem surpresas, o jovem Juan Esnáider tinha AC Milan e Real Madrid CF a baterem-lhe à porta e, quando aparentemente estava tudo definido para se juntar ao emblema italiano, o avançado de 18 anos seguiu viagem para a capital espanhola. Em Abril de 1991, Esnáider chega a Madrid e é recebido com enorme expectativa pela comunicação social, que sussurrava maravilhas daquele desconhecido jovem argentino.

O seu carácter forte e a sua forma de estar altamente desinibida permitiu a Juan Esnáider uma integração fácil num balneário carregado de estrelas como era o do Real Madrid. O limite de extra-comunitários na Liga Espanhola fez com que o jovem argentino fosse colocado junto da equipa B do Real Madrid, mas mesmo isso não fez esmorecer o entusiasmo de Juan Esnáider, que continuou a dar cartas na filial do gigante europeu. Em 1993, a falta de oportunidades na primeira equipa da formação madrilena fez com  surgisse no horizonte a possibilidade de rumar ao Real Zaragoza, a título de empréstimo, e, apesar das reservas que manifestou inicialmente, Esnáider acabou por aceitar a mudança  quando lhe garantiram que iria trabalhar com um treinador que dava oportunidades aos mais jovens e que estava a forjar uma excelente equipa ao leme do conjunto aragonês.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O fabuloso mundo dos 4 pontos – Diário do Mundial 2026 #15

Todos os terceiros lugares garantiram quatro pontos e só o Paraguai tem de esperar. Foi dia de decisão nos Grupos D, E e F do Mundial 2026.

EUA e Austrália seguem para os 16 avos de final e Paraguai fica no limbo à espera de boas notícias no Mundial 2026

Só empates no Grupo D do Mundial 2026. EUA e Austrália seguem em frente e o Paraguai espera por mais um resultado.

Lista atualizada: já há 8 seleções eliminadas do Mundial 2026

O Curaçau está eliminado do Mundial 2026. Seleção das Caraíbas viu confirmado o afastamento da competição.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta sexta-feira, 26 de junho?

Continuam os dias da decisão no Mundial 2026 com seis embates diários. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira, 26 de junho.

PUB

Mais Artigos Populares

Países Baixos confirmam liderança do Grupo F e Japão e Suécia empatam para seguir em frente no Mundial 2026

Os Países Baixos seguem em frente como líderes do Grupo F. Também Japão e Suécia continuam no Mundial 2026.

Nuno Dias responde ao Bola na Rede após o Sporting x Benfica: «Principalmente esses aspetos, foram os que mais melhorámos»

Nuno Dias respondeu a uma pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa após o Sporting x Benfica.

Cassiano Klein responde ao Bola na Rede após Sporting x Benfica: «Não conseguimos ser tão contundentes na segunda parte»

Cassiano Klein respondeu a uma pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa após o Sporting x Benfica.