O fabuloso destino de Cristiano Ronaldo

O que perde Cristiano Ronaldo ao sair da Madrid?

Adeptos merengues e analistas ligados a jornais associados ao Real (como a Marca) têm abordado as vantagens de CR7 em permanecer no Santiago Bernabéu. Entre as mais citadas, fala-se na capacidade competitiva e mediática do Real Madrid e na estabilidade familiar e profissional. Como vimos na segunda página, a última “vantagem” não existe. Quanto às outras duas – a máquina mediática do Real Madrid (2ª maior, segundo estimativa da Forbes) fez crescer Cristiano Ronaldo  tal como a máquina mediática associada à marca Cristiano Ronaldo (6ª, segundo a mesma publicação) fez crescer o Real Madrid e o mesmo vale para o aspecto competitivo… ou não.

No que toca ao aspecto competitivo, pode-se perfeitamente alegar que tem sido Cristiano Ronaldo a carregar o Real Madrid às costas. Foi assim na Liga dos Campeões deste, por exemplo, onde o português fez nada mais nada menos que 10 (!) golos desde os quartos-de-final até à final, onde assinou um bis importantíssimo para a vitória merengue, e foi assim na Liga Espanhola, onde se foi revelando particularmente decisivo nos jogos mais importantes. Ou seja, Cristiano é um jogador capaz de conquistar títulos, e o mérito de alguns dos conquistados pelo Real Madrid, especialmente os deste ano, a ele se pode atribuir.

Cristiano Ronaldo chegou miúdo e saiu homem de Old Trafford Fonte: Youtube
Cristiano Ronaldo chegou miúdo e saiu homem de Old Trafford
Fonte: Youtube

Estas são razões, portanto, rebatíveis. Mas há outras, que não têm sido tão faladas e podem ter um impacto maior na performance futebolístico-mediática de Cristiano Ronaldo. A maior  é… Zidane. O técnico francês foi capaz de ganhar uma discussão a CR7, fazendo-o ver a importância de gerir o seu esforço ao longo da temporada. O astro português ficou chateado ao ser substituído em Las Palmas, por exemplo, Zidane veio a público dizer que ele teria de entender… e entendeu. Tão bem que o mostrou em golos. É sabido que ambos têm boa relação, que Zidane abre o caminho para que Cristiano Ronaldo seja Cristiano Ronaldo. E essa tal relação jamais poderia ser replicada, pelo menos de forma tão instantânea, noutro clube.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.