O fantástico Levante que travou o sonho do Barcelona

- Advertisement -

Terminada a época em quase todos os campeonatos dos países europeus, chegou a hora de dar o merecido destaque aos principais protagonistas da Europa do futebol. Na liga espanhola, há um clube que salta logo à vista: não se trata do Barcelona; o momento é, para surpresa de muitos, dos homens do Levante, que bateram a formação de Ernesto Valverde no passado domingo, dia 13 de maio. Mas já la vamos.

O Levante Unión Deportiva, oriundo da cidade de Valência, terminou a Liga Adelante 2016/2017 no primeiro lugar da tabela. Após a descida ao segundo escalão do futebol espanhol na época transata, os granotas, pelas mãos do técnico Juan Muñiz, conseguiram recompor-se e formar um elenco bastante interessante e competitivo.

Com nomes como o médio José Campaña (ex-FC Porto) e o avançado Roger Martí, a equipa valenciana somou 25 vitórias, nove empates e oito derrotas, números que permitiram o regresso à La Liga. Dos 57 golos marcados, 22 tiveram o selo de Roger.

Em 2017/2018, o presidente do Levante, Francisco Catalán, considerou que era fundamental atacar bem o mercado, e reforçou o conjunto espanhol com algumas caras importantes: Coke (por empréstimo do Schalke 04), Emmanuel Boateng (ex-Moreirense), Doukouré (ex-Metz), Bardhi (ex-Újpest FC), Ivi (ex-Sevilha Atlético), Olazábal (ex-Granada), Pazzini (por empréstimo do Verona), Lukic (por empréstimo do Torino), Rober (por empréstimo do Deportivo) e Luna (ex-Eibar) foram as principais contratações.

Após um bom começo na liga, com duas vitórias (Villarreal e Real Sociedad em casa) e três empates (Valência e Deportivo em casa, e Real Madrid no Bernabéu), os azulgranas entraram numa fase desastrosa a 25 de setembro, num jogo em que saíram goleados de Sevilha, pelo Bétis, por 4-0. Nos 21 jogos seguintes, o Levante somou apenas uma vitória (frente ao Las Palmas), registando 11 derrotas e nove empates nesse período.

A direção do emblema valenciano, após o empate caseiro com o Espanhol (1-1) a 4 de março, numa altura em que a equipa se encontrava em 17.º lugar no campeonato e na luta pela manutenção, decidiu destituir Juan Muñiz do cargo. O escolhido para ocupar a vaga deixada pelo treinador espanhol foi Paco López, que até ao momento orientava a equipa B.

Paco López foi o principal responsável pelo bom final de época do conjunto valenciano
Fonte: Levante UD

E a escolha não podia ter sido melhor. O treinador natural de Valência levou a equipa a uma série impressionante: nos 11 jogos restantes, venceu oito, empatou um e perdeu apenas dois. Mas há um jogo que faz com este feito do Levante não possa passar despercebido: a vitória frente ao Barcelona.

Os catalães foram a Valência já com o título espanhol garantido, mas ainda com um objetivo em mente: a invencibilidade na La Liga, algo inédito. Só que o dia 13 de maio não é de boas recordações para a equipa de Leo Messi. Num cenário completamente imprevisível, o Levante vencia o Barcelona aos 56 minutos de jogo por 5-1 (hat-trick de Boateng e bis de Bardhi).

O conjunto catalão ainda conseguiu reduzir para 5-4, numa boa exibição de Philippe Coutinho, mas não foi o suficiente para evitar a derrota frente à equipa da casa.

Emmanuel Boateng (ex-Moreirense) foi o autor de três dos cinco golos do Levante frente ao Barcelona
Fonte: Levante UD

O Levante alcançava assim um triunfo fantástico e inesperado, que punha fim às ambições dos culés de terminarem a liga sem qualquer derrota. Paco López, para além de ter sido o obreiro de um final de época extraordinário, foi ainda capaz de pôr em prática um futebol atrativo, principalmente no momento de transição ofensiva.

Esta é a história do fantástico Levante que travou o sonho do Barcelona, e que, apesar do 15º lugar na La Liga, tem razões para almejar algo mais. A entrada nas competições europeias pode (e deve) ser encarada como objetivo para 2018/2019. Que os Leicesters, Caldas, etc. desta vida nunca deixem de sonhar. O futebol e os adeptos agradecem.

Foto de Capa: Levante UD

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Fulham deslumbrado com Marco Silva: «Ensinou-me muitas coisas e alcançou alguns dos melhores resultados da história do clube»

Joachim Andersen recordou o impacto de Marco Silva na sua carreira. Defesa central elogiou o antigo treinador do Fulham, a caminho do Benfica.

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.