📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Sevilha de Sampaoli

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Vivem-se tempos excitantes para quem gosta de futebol. Na próxima época, teremos Guardiola no Manchester City, Mourinho no Manchester United, Conte no Chelsea e Klopp no Liverpool (começando a época de início). Mas também na Liga Espanhola há motivos de interesse: Sampaoli chegou, finalmente, a uma grande liga europeia! Para já, vamos tendo alguns vislumbres do novo Sevilha, a horas tardias, algures nos Estados Unidos, onde a equipa vai preparando a época, mas já há a certeza de que este será o “Sevilha de Sampaoli”. É que o argentino é um desses treinadores cuja passagem deixa marca e cujo dedo se nota nas equipas que treina.

Admirador confesso de Marcelo Bielsa e de Pep Guardiola, Sampaoli é um dos treinadores que mais expectativas gera para a próxima temporada na Liga Espanhola. Não é que tenha um grande currículo como treinador, já que, aos 56 anos (mais três que Mourinho, por exemplo), a sua experiência a nível de clubes foi conseguida apenas nos modestos campeonatos de Perú, Chile e Equador. O sucesso que teve no Universidad de Chile levou-o ao cargo de selecionador do país, onde ganhou fama internacional. Primeiro, impressionou no Mundial do Brasil, em que eliminou Espanha na fase de grupos, só perdendo para a equipa da casa no desempate por grandes penalidades; depois, na Copa América 2015, conseguiu o primeiro título da história do país. Mas, mais do que devido aos seus resultados, a expectativa em torno da sua ida para Sevilha deve-se às suas ideias e à forma como coloca a jogar as suas equipas.

Na época de Sampaoli, houve quem chegasse a apelidar o Universidad do Chile de “Barcelona da América” e, durante os quatro anos em que foi selecionador, viu-se sempre a seleção chilena com muita posse de bola, pressão alta e futebol de ataque. Há alguns pormenores ilustrativos da forma diferente de Sampaoli pensar o futebol. Por exemplo, no Mundial do Brasil, o seu onze-tipo tinha três centrais… todos com menos de 1,80 m. Francisco Silva e Gonzalo Jara com 1,78 m e Gary Medel com apenas 1,71 m. De resto, uma das curiosidades sobre o Sevilha desta época está na tática que será utilizada: três defesas como se viu na maior parte dos jogos do Chile (mas não sempre) ou uma defesa a quatro, como é habitual na maior parte da Europa?

Ganso é uma das grandes atrações do novo Sevilha Fonte: Facebook de Ganso
Ganso é uma das grandes atrações do novo Sevilha
Fonte: Facebook de Ganso

Outra curiosidade que ilustra bem a forma de Sampaoli ver o jogo está nas contratações já feitas pelo Sevilha para esta temporada. Dos seis jogadores já contratados, quatro usavam a camisola número 10 no seu anterior clube. São eles Paulo Henrique Ganso (São Paulo), Hiroshi Kiyotake (Hannover), Pablo Sarabia (Getafe) e Joaquín Correa (Sampdoria), o que demonstra a importância que Sampaoli atribui aos médios criativos e ao futebol de ataque. Ganso suscita particular curiosidade, já que foi um pedido expresso do novo treinador e é um nome de que se ouve falar desde os tempos do Santos, em que estabeleceu uma proveitosa parceria com Neymar. A sua visão de jogo e qualidade de passe são reconhecidas por todos, mas não é garantido que Ganso se consiga adaptar ao ritmo do futebol europeu. Sampaoli provavelmente verá nele o seu novo Valdivia, para servir a dupla de avançados que será composta por Gameiro e outro jogador igualmente móvel na frente de ataque, como acontecia com a dupla Vargas-Alexis. (Llorente parece ter os dias contados no clube andaluz). De qualquer forma, é certo que vai haver espetáculo no Sánchez Pizjuán esta temporada.

Dito tudo isto, a tarefa não será fácil. Emery deixou a fasquia bastante alta ao vencer a Liga Europa por três vezes consecutivas e é importante lembrar que Krychowiak e Banega abandonaram o clube e não serão nada fáceis de substitutir (ainda que essa seja uma realidade que Monchi, o diretor desportivo, já esteja habituado a enfrentar época após época). Ainda assim, o Sevilha vai bater o Real Madrid e levar a Supertaça Europeia dia 9 de agosto. Pode tomar nota. (Ah! E vai ter mais posse de bola).

Foto de Capa: Sevilha FC

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.