Pichichis & Taconazos #3: Sevilla, mi puto club!

«Uma equipa é como uma pequena vila»

A frase que aqui destaco ouvi-a certo dia da boca de Manuel Cajuda. Numa ação de formação para treinadores, o experiente técnico português comparou a construção de uma equipa a uma pequena vila e explicou porquê: primeiro constrói-se a estrada principal e depois vai-se compondo o resto. O Sevilla é um excelente exemplo do que Cajuda partilhou: tem uma rua principal de grande qualidade (Bono, Koundé, Fernando, Jordán, Rakitic, En-Nesyri) e junta isso “artérias” laterais que se afirmam como excelentes vias para ajudar à circulação (Navas, Acuña, Suso, Ocampos e tantas outras boas opções).

O mérito da construção deste plantel é de Monchi e de Lopetegui. As duas caras de um projeto que promete continuar a dar cartas e que já está de olho também no futuro. A perspetiva de poder contratar Javi Galán, lateral esquerdo do Huesca, encaixa na perfeição na ideia de Monchi de contratar jogadores que mostram qualidade para se poderem afirmar no nível competitivo a que o Sevilla já nos habituou.

«Mi club… mi puto club»

Em suma, o Sevilla é a prova de que a ideia da Superliga, na minha opinião, não olha para o futebol como um desporto que sempre foi, é e sempre será um desporto do Povo. Sendo verdade que cada vez é mais difícil aos clubes menos poderosos competir com quem tem mais capacidade financeira, também é verdade que o Sevilla está a mostrar que há outras formas de construir equipas financeiras sem ter as armas dos concorrentes diretos. E é esse mérito que deve ser premiado com a presença nas principais provas europeias. Que a maior prova de clubes a nível mundial nunca seja jogada num sistema de casamentos e batizados: por convite.

E termino com a frase com que Monchi se manifestou contra a Superliga Europeia nas redes sociais: “”Mi club… mi puto club. Si no existieras, habría que crearte. Orgulloso es poco. No a la Superliga europea”.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto é o maior devedor do Barcelona: catalães estão a dever ao Sporting

A imprensa espanhola deu a conhecer alguns detalhes das finanças do Barcelona. O FC Porto é um dos devedores dos catalães.

Real Oviedo despede Veljko Paunovic do comando da equipa

Veljko Paunovic já não é treinador do Real Oviedo. O técnico sérvio de 48 anos durou oito partidas nesta temporada.

Óscar Rivas destaca jogador do Benfica e fala da época do Vitória SC: «Vimos muita gente nova a chegar, de várias partes, a tentar...

Óscar Rivas falou da temporada no Vitória SC. O defesa-central espanhol de 25 anos revelou que Vangelis Pavlidis foi o avançado mais difícil de travar.

Selecionador da Noruega volta a responder a José Mourinho devido a Andreas Schjelderup

Stale Solbakken voltou a falar sobre Andreas Schjelderup. O selecionador da Noruega reagiu às palavras de José Mourinho, que não gostou de ser abordado devido à utilização do jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão é para renovar: Sporting pretende colocar o internacional português no topo salarial

Francisco Trincão é o próximo nome com quem o Sporting quer renovar contrato. O jogador termina contrato em 2027.

Aleksander Ceferin elogia Cristiano Ronaldo e aponta português como o melhor jogador do mundo: «É fantástico»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Aleksander Ceferin falou na abertura do evento e elogiou Nuno Mendes.

Bola na Rede presente no Portugal Football Summit

O Bola na Rede está a marcar presença no Portugal Football Summit, evento que se realiza na Cidade do Futebol, que finaliza apenas sábado.