Real Madrid: habemus crise?

- Advertisement -

cab la liga espanha

Não fui, decerto, a única a ficar desagradada com a contratação de Rafa Benítez pelo Real Madrid. Era – tenho de o assumir – grande defensora de Carlo Ancelotti, e, depois da saída do Italiano, creio que um clube destes merecia um treinador com mais elasticidade táctica, inteligência futebolística e títulos na bagagem.

O Real perdeu esta semana, nos penáltis, com a Roma, na International Champions Cup. Ainda que este tenha sido um jogo de preparação, em que a equipa está ainda embrionária e sem fundações, já se pode fazer uma breve análise: o Real Madrid está frágil, sem bases, com um meio-campo pouco fluido e que pouco ajuda os homens da frente. A dupla Ronaldo-Bale continua a não funcionar (dois egos demasiado grandes que não coexistem), Odegaard é demasiado inexperiente para a posição que procurou ocupar e Benítez ainda não tem controlo nos seus rapazes.

Por muito que Iker Casillas tenha perdido a preponderância no colosso espanhol nos últimos anos, era uma voz activa no balneário. Era o mais antigo, o mais experiente, o que tinha o maior amor à camisola. Como Nélson no Sporting. Moreira no Benfica. E quando um jogador no espectro de Casillas decide sair – não para acabar a carreira, mas para outro clube – o restante plantel ressente-se. Rafa Benítez é uma cara nova que não transmite conforto, o eterno capitão saiu, e os merengues ficaram “órfãos”. Resta-nos esperar para ver se alguém se assume como líder, se os blancos se enchem de força, e se o próximo campeonato espanhol vai ser a grande batalha a dois a que já nos habituou.

Quanto ao mercado de transferências, o Real Madrid ainda não fez grandes manchetes de jornais. Saiu Khedira, regressou Casemiro. Danilo já era aquisição confirmada e Casillas reforçou o Porto. As últimas notícias dão conta da possível saída de Benzema para Inglaterra. Se tal boato se confirmar, seja qual for o valor exorbitante a que este mercado de 2015 já nos habituou, fica a pergunta: que jogador, de qualquer liga, de qualquer país, pode substituir Benzema neste Real? O francês passou os últimos anos a formar uma dupla mortífera com Cristiano Ronaldo, a servi-lo, a desmarcá-lo, a jogar como o segundo avançado que não é. E depois disso, ainda havia tempo para ser o típico ponta-de-lança infalível.

O Real Madrid ensaia uma nova equipa para esta época com Rafa Benítez Fonte: Real Madrid
O Real Madrid ensaia uma nova equipa para esta época com Rafa Benítez
Fonte: Real Madrid

O último grande rombo foi feito por Santos Márquez, empresário de Casillas. Segundo este, a cedência dos direitos de imagem de Ronaldo a Peter Lim foi o primeiro passo para a saída do Português do clube espanhol. O empresário desfere também duras críticas a Florentino Pérez ao dizer que “Isto não normal. O Real Madrid parece que não existe. Há um presidente e abaixo disso está o clube. O Florentino está acima do bem e do mal. É o mais honesto em relação a contratos, mas está a carregar contra a galinha dos ovos de ouro, que é a equipa”.

Não acredito em Benítez, não acredito neste Real; ainda assim, não acredito que Ronaldo saia e não acredito que esta equipa não dê suor e lágrimas para atingir os seus objectivos.

Não sei se haverá motivos suficientes para dizer que o Real Madrid está em crise. Não sei também se podemos dizer que a próxima época irá ser parca em resultados e concretizações. Tudo isto ao destino, e a Benítez, pertence.

Foto de Capa: Camilo Rueda López

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Maradona elogia McTominay: «Se o meu pai foi Deus, McTominay é Jesus»

Scott McTominay, estrela do Nápoles, voltou a receber elogios marcantes, desta vez comparado a Jesus por Diego Maradona Jr.

Ex-Bola de Ouro dá a sua opinião sobre Rafael Leão: «Ele não é um avançado»

A lenda do AC Milan, Andriy Shevchenko, falou sobre a adaptação de Rafael Leão a uma nova posição no ataque da equipa, destacando as dificuldades do processo.

Memphis Depay explica polémica no Corinthians

Memphis Depay, substituído ainda na primeira parte do empate entre Corinthians e Flamengo (1-1), esteve envolvido numa polémica ao ser apanhado no banco de suplentes a utilizar o telemóvel durante a segunda metade do jogo.

Ben White regressa aos convocados da Seleção Inglesa

Ben White, do Arsenal, regressa à seleção inglesa. O defesa foi convocado pela primeira vez desde que abandonou a concentração do Mundial 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal cai em Wembley e prolonga jejum de títulos

Este domingo, o Manchester City venceu o Arsenal por 2-0 pela final da Taça da Liga Inglesa. Os gunners já não vencem títulos hà mais de seis anos.

Imprensa internacional avança Zinédine Zidane como sucessor de Didier Deschamps na seleção francesa

Zinédine Zidane tem um acordo verbal com a Federação Francesa de Futebol para suceder a Didier Deschamps no comando da seleção francesa. O jornal 'Le Parisien' avança que a troca deverá acontecer logo após o final do Mundial 2026.

Luis Suárez elogiado: «Está em momento espetacular e oxalá desfrute»

Luis Suárez, avançado do Sporting, foi alvo de elogios de Néstor Lorenzo, atual selecionador da Colômbia.