Real Madrid: habemus crise?

    cab la liga espanha

    Não fui, decerto, a única a ficar desagradada com a contratação de Rafa Benítez pelo Real Madrid. Era – tenho de o assumir – grande defensora de Carlo Ancelotti, e, depois da saída do Italiano, creio que um clube destes merecia um treinador com mais elasticidade táctica, inteligência futebolística e títulos na bagagem.

    O Real perdeu esta semana, nos penáltis, com a Roma, na International Champions Cup. Ainda que este tenha sido um jogo de preparação, em que a equipa está ainda embrionária e sem fundações, já se pode fazer uma breve análise: o Real Madrid está frágil, sem bases, com um meio-campo pouco fluido e que pouco ajuda os homens da frente. A dupla Ronaldo-Bale continua a não funcionar (dois egos demasiado grandes que não coexistem), Odegaard é demasiado inexperiente para a posição que procurou ocupar e Benítez ainda não tem controlo nos seus rapazes.

    Por muito que Iker Casillas tenha perdido a preponderância no colosso espanhol nos últimos anos, era uma voz activa no balneário. Era o mais antigo, o mais experiente, o que tinha o maior amor à camisola. Como Nélson no Sporting. Moreira no Benfica. E quando um jogador no espectro de Casillas decide sair – não para acabar a carreira, mas para outro clube – o restante plantel ressente-se. Rafa Benítez é uma cara nova que não transmite conforto, o eterno capitão saiu, e os merengues ficaram “órfãos”. Resta-nos esperar para ver se alguém se assume como líder, se os blancos se enchem de força, e se o próximo campeonato espanhol vai ser a grande batalha a dois a que já nos habituou.

    Quanto ao mercado de transferências, o Real Madrid ainda não fez grandes manchetes de jornais. Saiu Khedira, regressou Casemiro. Danilo já era aquisição confirmada e Casillas reforçou o Porto. As últimas notícias dão conta da possível saída de Benzema para Inglaterra. Se tal boato se confirmar, seja qual for o valor exorbitante a que este mercado de 2015 já nos habituou, fica a pergunta: que jogador, de qualquer liga, de qualquer país, pode substituir Benzema neste Real? O francês passou os últimos anos a formar uma dupla mortífera com Cristiano Ronaldo, a servi-lo, a desmarcá-lo, a jogar como o segundo avançado que não é. E depois disso, ainda havia tempo para ser o típico ponta-de-lança infalível.

    O Real Madrid ensaia uma nova equipa para esta época com Rafa Benítez Fonte: Real Madrid
    O Real Madrid ensaia uma nova equipa para esta época com Rafa Benítez
    Fonte: Real Madrid

    O último grande rombo foi feito por Santos Márquez, empresário de Casillas. Segundo este, a cedência dos direitos de imagem de Ronaldo a Peter Lim foi o primeiro passo para a saída do Português do clube espanhol. O empresário desfere também duras críticas a Florentino Pérez ao dizer que “Isto não normal. O Real Madrid parece que não existe. Há um presidente e abaixo disso está o clube. O Florentino está acima do bem e do mal. É o mais honesto em relação a contratos, mas está a carregar contra a galinha dos ovos de ouro, que é a equipa”.

    Não acredito em Benítez, não acredito neste Real; ainda assim, não acredito que Ronaldo saia e não acredito que esta equipa não dê suor e lágrimas para atingir os seus objectivos.

    Não sei se haverá motivos suficientes para dizer que o Real Madrid está em crise. Não sei também se podemos dizer que a próxima época irá ser parca em resultados e concretizações. Tudo isto ao destino, e a Benítez, pertence.

    Foto de Capa: Camilo Rueda López

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    FPF instaura processos ao Boavista e ao Lank Vilaverdense

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol...

    Bayern Munique interessa-se por defesa central do Bayer Leverkusen

    O Bayern Munique pode apresentar uma proposta em Jonathan...

    Revelado clube interessado em Orkun Kokçu

    Orkun Kokçu pode deixar o Benfica no final da...
    Mariana Fernandes
    Mariana Fernandes
    O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.