Valerón: o filho pródigo a casa volta

O Unión Deportiva de Las Palmas, clube da ilha de Gran Canaria que milita na Liga Adelante, está a um passo de conseguir a qualificação para disputar o play-off de acesso à subida a Liga BBVA.

O clube, fundado em Agosto de 1949 como resultado da fusão de cinco clubes locais, é um dos históricos da primeira divisão, com trinta e uma presenças (tendo terminado no top 5 por quatro ocasiões), já finalista da Taça do Rei uma vez e semi-finalista da prova em duas ocasiões. Até 1990, ano em que até contou nas suas fileiras com o actual treinador do FC Porto, Julen Lopetegui (na altura emprestado pelo Real Madrid), o clube apenas havia passado uma dezena de vezes pela segunda divisão. De resto, viveu a sua época dourada na década que correspondeu ao período de 1968-1978, onde alcançou os maiores feitos. Depois dos anos 90, o clube desceu à divisisão secundária e entrou numa espiral negativa que o levou inclusivé à segunda divião B por onde andou vários anos, com um pequeno interregno entre 2000-2002 em que voltou fugazmente à primeira divisão. 

Durante a última década o Las Palmas tem tentado conseguir impôr-se na segunda divisão para tentar o aceso, directamente ou via play-off, à primeira divisão, mas a falta de orçamento e de um plantel consequentemente forte e experiente têm dificultado bastante a tarefa. No último ano, o clube, que até contava com bons valores, como Vitolo (hoje no Sevilha) ou Thievy (emprestado pelo Espanhol e hoje no West Bromwich), conseguiu a 6ª posição, o que lhe possibilitou o acesso ao play-off, mas foi eliminado imediatamente.

Aos 38 anos, Valerón pode levar o Las Palmas ao topo do futebol espanhol  Fonte: defensacentral.com
Aos 38 anos, Valerón pode levar o Las Palmas ao topo do futebol espanhol
Fonte: defensacentral.com

Porém, este ano o clube conta com um trunfo importante. Um trunfo de categoria e experiência: Juan Carlos Valerón. Valerón foi formado nas camadas jovens do clube canário, onde começou naturalmente a dar nas vistas pela sua enorme qualidade de passe e organização. Em 1996 estreou-se na segunda divisão com o Las Palmas, depois de ter ajudado o clube a subir da segunda divisão B, e dividiu o balneário com Turu Flores e Manuel Pablo, que posteriormente viria a ser seu companheiro no Deportivo. Aos 21 anos chegou à primeira divisão defendendo as cores do Mallorca e no ano seguinte, depois de uma assombrosa temporada, transferiu-se para o Atlético de Madrid, onde passou duas temporadas. A partir daí jogou treze épocas no Deportivo, vencendo uma Copa do Rey e duas Supercopas de España e chegando a uma meia-final da Champions League. Pelo meio, 46 presenças e 5 golos na seleção espanhola.

Dezasseis anos depois, o filho pródigo voltou a casa. Actualmente com 38 anos, tem sido com ele que o clube tem conseguido alcançar os resultados esperados. Em 40 jornadas jogou em 39 jogos, tendo sido titular em 35 deles. Todo o futebol do Las Palmas é pensado, pautado e distribuído por Valerón, que, embora não contando com a velocidade de outros tempos, continua a ter a sua visão de jogo, a qualidade de último passe e a frieza bem vincadas. Depois de anos de juventude talentosa, será com a experiência de Juan Carlos Valerón que voltaremos a ver o clube insular na primeira divisão?

Nelson Nunes
Nelson Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Nasceu há 28 anos e é um apaixonado pelo "fenómeno futebol" nas suas várias vertentes. Cresceu com o Dragão tatuado no coração, respira Porto e vive-o intensamente. Reside em Espanha, acompanhando de perto o futebol de nuestros hermanos.                                                                                                                                                 O Nelson não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica goleia no clássico com o Belenenses (4-1): eis os resultados do dia na Liga 3

A Académica venceu o Belenenses por 4-1 num jogo grande da Liga 3. Fica com todos os resultados do dia na competição.

Pedro Gonçalves restabelece a igualdade para o Sporting frente ao Famalicão

Pedro Gonçalves restabeleceu a igualdade no encontro. Famalicão e Sporting defrontam-se em jogo da 5ª. jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli confirma lesão grave de Nehuén Pérez e destaca: «Não fomos muito limpos no controlo e nos passes»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo entre dragões e insulares da Primeira Liga. O FC Porto x CD Nacional jogou-se no Estádio do Dragão.

Tiago Margarido: «A par do Sporting fomos a equipa que melhor dividiu o jogo com o FC Porto»

Tiago Margarido analisou o desfecho do duelo entre dragões e insulares da Primeira Liga. O FC Porto x CD Nacional jogou-se no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior chegou, foi titular e venceu: «Um prazer jogar neste estádio»

Jakub Kiwior analisou o desfecho do duelo entre dragões e insulares da Primeira Liga. O FC Porto x CD Nacional jogou-se no Estádio do Dragão.

Samu Aghehowa elogia CD Nacional e garante: «O mister deu-nos confiança e a mentalidade»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do duelo entre dragões e insulares da Primeira Liga. O FC Porto x CD Nacional jogou-se no Estádio do Dragão.

Matheus Dias: «Deixámos uma grande imagem do CD Nacional»

Matheus Dias analisou o desfecho do duelo entre dragões e insulares da Primeira Liga. O FC Porto x CD Nacional jogou-se no Estádio do Dragão.