📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Xavi que ainda não é desta, Barcelona…

- Advertisement -

Xavi regressou ao Barcelona a pedido de muitas famílias, que viam no antigo camisola “6” dos blaugrana a terceira versão de Cruyff, depois da original e da de Guardiola. Importava, ouvia-se, recuperar o ADN barcelonista. Era hora, dizia-se, de devolver a grandeza ao Barcelona e o Barcelona à grandeza. Não queriam passar mais vergonhas os adeptos culés. Liverpool e Bayern haviam deixado mossa e não havia dentro do clube quem a soubesse reparar.

Mas, no futebol catariano, havia um homem que tinha nele o sangue dos deuses que haviam tocado tantos e tantos barcelonistas. Era ele. Só podia ser ele. E ele chegou, numa segunda vinda permeada por um entusiasmo e uma ilusão como não se via há demasiado tempo na Catalunha, naquele Distrito de Les Corts que há 30 anos albergava a edificação gradual e sustentada e a cimentação de um dos maiores clubes do mundo.

A hora era chegada. Havia de novo ao leme da equipa um homem de Barcelona, do Barcelona, à Barcelona. Havia de novo um projeto. Havia de novo esperança. A reedificação do grandioso Barcelona estava prestes a começar. Eram os seis de novembro de 2021. Caíram 813 folhas do calendário, ergueram-se duas taças. Era 28 de janeiro de 2024, o Barcelona perdia na receção ao Villarreal e, findo o encontro, Xavi Hernández anunciava que o que restava da temporada era quanto restava do seu tempo na cadeira que fora de sonho, agora de pesadelo.

Xavi Hernández a treinar o Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Foi o princípio do fim daquilo que não chegou a começar. Afinal, não havia de novo projeto. Afinal, não se reedificou o grandioso Barcelona. Afinal, não era ele a terceira versão de Cruyff. Afinal, a esperança também morre. Felizmente, também ressuscita e não tardará até surgir em Barcelona um novo Messias. Não importará. Podem vir Messias e Messis a molhes fartos. Não importará. Pode renascer a esperança com a força dos crentes mais fervorosos. Não importará.

Não importará enquanto não cair sobre Barcelona a chuva da noção, que se infiltre nos campos e inunde Las Ramblas, que faça perceber aos culés que o Barcelona não se pode reerguer sem se reconstruir quase de raiz. Venha Xavi, venha Xabi. Não importará. Não se reconstrói uma casa, com alicerces sólidos, sobre destroços. É preciso limpar as ruínas, desobstruir o chão e depois – e só depois – iniciar a reconstrução.

O primeiro passo é simples, mas muito difícil de encarar: este que vemos não é o Barcelona, são algumas das suas ruínas. Quando este facto – que o é – se impregnar na pele dos blaugrana, a reação natural de quem viu o seu clube do coração alcançar o Olimpo do futebol será querer expeli-lo, libertar-se dele. Nem que para isso seja preciso escamar e renovar a pele toda. E talvez seja. Talvez seja.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras chega a acordo com River Plate e Abel Ferreira vai perder médio por 6 milhões de euros

O Palmeiras chegou a acordo com o River Plate para a venda de Aníbal Moreno. Médio argentino prepara-se para regressar ao seu país.

Viktor Gyokeres regressou aos golos na vitória do Arsenal: «Precisas de conhecer o sistema, como jogas e tentar adaptar-te a esse papel»

Viktor Gyokeres marcou o único golo na vitória do Arsenal. No final do jogo, o avançado sueco destacou regresso aos golos.

Mikel Arteta rendido a jogador do Arsenal: «Tem sido novamente inacreditável, é um jogador absolutamente fundamental para nós»

No final do triunfo do Arsenal frente ao Everton, Mikel Arteta não poupou nos elogios a Declan Rice, médio dos gunners.

Thiago Silva justifica saída do Fluminense e responde às críticas: «Algumas coisas foram ditas e tiradas do contexto por algumas mentes maldosas»

Thiago Silva recorreu às redes sociais para falar da saída do Fluminense. Defesa respondeu às críticas e explicou decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi é o favorito na lista de 7 candidatos a assumir o Botafogo

Martín Anselmi está na lista do Botafogo para render Davide Ancelotti. Antigo treinador do FC Porto mais próximo de regressar ao trabalho.

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

Luís Suárez pode atingir objetivo antes do Natal e obrigar o Sporting a desembolsar mais 500 mil euros

Luis Suárez pode cumprir o primeiro objetivo no contrato com o Sporting esta semana. Basta ao colombiano ser titular contra o Vitória SC.