AFC Ajax 0-2 Manchester United: Pragmatismo vale Taça ao United

Cabeçalho Futebol Internacional

Eis que, finalmente, após tantas jornadas de fase de qualificação, de grupos e a eliminar, a Liga Europa viu ser disputada a sua final, em Estocolmo, na Friends Arena, entre o Manchester United de Mourinho, habituado a finais da Liga dos Campeões, mas a depender desta para, na próxima época, estar presente na liga milionária, e o Ajax, já com um título na prova, conquistada em 1992. Desta final sairia um novo campeão da Liga Europa, após três anos consecutivos nos quais a Taça foi para o Sevilla FC, clube cuja casa, curiosamente, foi o palco da última conquista de José Mourinho nesta competição, em 2003, pelo FC Porto.

A primeira parte foi marcada por um enorme equilíbrio entre as duas equipas, que encaixaram perfeitamente uma na outra, o que resultou no escasso número de oportunidades de golo para ambas. No entanto, aos 18 minutos, quase do nada, surgiu uma chance para Pogba rematar, que o francês aproveitou para colocar, com alguma sorte, a sua equipa em vantagem. Remate de pé esquerdo, desvio em Sánchez e a bola a trair o guardião Onana. A bola só parou no fundo das redes e os red devils estavam mais perto do objetivo.

O golo praticamente nada de novo trouxe ao jogo, excetuando a acentuação da diferença da percentagem de posse de bola das equipas. O Ajax viu-se obrigado a procurar o golo, mas esbarrou sempre no poderio defensivo do Manchester, que, por sua vez, ia apostando na velocidade de Valencia, Pogba e Rashford para criar perigo e avisar os holandeses para um eventual aumento da sua desvantagem.

O jogo foi mantendo este ritmo até ao intervalo, e parecia importante, durante estes quinze minutos, o Ajax pensar a sua forma de atacar e penetrar a defesa adversária e o United pensar em manter a postura que apresentara até à pausa na partida.

Mkhitaryan espreita atrapalhação da defesa do Ajax Fonte: Ian MacNicol\Getty Images
Mkhitaryan espreita atrapalhação da defesa do Ajax
Fonte: Ian MacNicol\Getty Images

Reiniciado o jogo, e passados apenas três minutos, a equipa de Mourinho chegou ao seu segundo golo, por intermédio de Mkhitaryan. Após um cruzamento para a área, na sequência de um canto, Smalling cabeceia e faz a bola encontrar o arménio que finaliza acrobaticamente e deixa cada vez mais perto a vitória para o clube inglês.

Os devils estavam agora mais descansados no jogo e faziam nele o que queriam. O Ajax continuava a não causar problemas de maior, com os seus ataques a ficarem sempre retidos nos defesas do Manchester, que iam fechando com sucesso todos os espaços do terreno por onde podiam atacar os jogadores do clube holandês, o final do jogo chegou com naturalidade, com a vitória dos ingleses por 2-0.

A verdade é que, nos últimos anos, já vimos finais muito mais interessantes do que a desta época. Com poucas oportunidades de golo para ambas as equipas, valeu o pragmatismo dos jogadores do United e a Taça foi, pela primeira vez, para o clube de Old Trafford. De salientar que a equipa de Amsterdão fez mais que o dobro dos passes do Manchester (!).

Mourinho conseguiu assim alcançar o seu segundo título da Liga Europa e igualar Rafa Benítez no sentido em que são os únicos técnicos e vencer competições europeias por três clubes diferentes. O português não se cansa de vencer e de fazer história, assim como o clube que representa, que conta agora com 68 títulos no seu palmarés.

Chega assim ao fim mais uma edição da Liga Europa, que finalmente viu ser coroado um novo clube que não o Sevilla. É disto que gostamos – competitividade e novos campeões todos os anos -, pelo bem da competição, do futebol e do nosso entretenimento. Venha 2017/2018!

 Foto de Capa: UEFA 

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.