Europa League, Jornada 4. Quinta-feira, 6 de novembro de 2025, 20h.
A ANTEVISÃO: BRACARENSES QUEREM CONTINUAR PLENO DE VITÓRIAS NA PEDREIRA
Na ressaca da derrota frente ao Porto, por 2-1, o Braga recebe o Genk na segunda posição da tabela classificativa da prova europeia. Antes de perderem com os dragões, os guerreiros vinham de quatro vitórias consecutivas, para a Taça de Portugal, Liga Europa, campeonato e Taça da Liga.
Apesar de um início de temporada algo complicado, com apenas duas vitórias em sete jogos de campeonato, que em muito ditam o sétimo lugar na tabela classificativa a nível interno, a formação capitaneada por Ricardo Horta tem estado sublime na presente edição da Liga Europa: três vitórias em três jogos, ao que se lhes juntam cinco golos marcados e nenhum sofrido, frente a Feyenoord, Celtic e Estrela Vermelha.
Carlos Vicens, técnico da formação minhota, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado amargurado obtido com o FC Porto. Ainda assim, haverá alguma gestão física refletida no 11 inicial, onde são esperadas algumas mexidas. Vítor Carvalho deverá continuar fora dos convocados, por estar a recuperar de lesão.
O Genk, depois de três empates, chega ao Municipal de Braga com duas vitórias consecutivas, para a Taça da Bélgica, por 3-0, e para o campeonato, por 1-0.
A temporada não tem sido fácil para os belgas comandados por Thorsten Fink, que ocupam a 19ª posição no campeonato nacional e o sétimo lugar na fase de liga da Europa League. Nesta competição europeia, o Genk tem apenas quatro pontos conquistados em três partidas, bem como um golo marcado e um sofrido, após embates com Rangers, Feréncvaros e Bétis.
Hyun-Gyu Oh tem sido o principal destaque da equipa. Soma seis golos em toda a temporada, tendo sido o único, até agora, a marcar qualquer golo pelos belgas na presente edição da Liga Europa.
Zakaria El Ouahdi, uma das principais figuras do clube, parece ser baixa confirmada para a visita a Braga, tendo sofrido uma lesão no ombro há mais de um mês. Junya Ito continua em dúvida para o encontro.
10 DADOS RÁPIDOS
- O jogo será arbitrado pelo húngaro Balázs Berke.
- Os dois clubes nunca se defrontaram.
- O histórico do Braga contra equipas belgas é de uma vitória, cinco empates e três derrotas.
- O registo do Genk contra equipas portuguesas é de uma vitória, dois empates e três derrotas.
- Esta é a 18ª presença do Braga na Liga Europa.
- O Genk está apenas pela nona vez nesta competição.
- Os guerreiros do Minho já foram finalistas da Liga Europa, na época 2010/2011, perdendo a final para o FC Porto.
- A melhor prestação do emblema belga foi atingir os quartos-de-final da competição, na temporada 201672017.
- Na presente temporada, o Braga tem 42 golos marcados e apenas 12 sofridos, num total de 21 jogos para todas as competições.
- Esta época, o Genk tem 28 golos marcados e 21 sofridos em 19 jogos.
JOGADORES A TER EM CONTA


Ricardo Horta – Na sua décima época enquanto Guerreiro, Horta continua a ser, ano após ano, uma das principais figuras dos minhotos. Desde a chegada a Braga, proveniente do Málaga, o internacional português conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Desde a época 2017/2018, nunca esteve uma temporada desportiva inteira sem marcar, pelo menos, 10 golos. O camisola 21 é o jogador com mais golos (141) e mais jogos (440) da história do clube.


Konstantino Karetsas – Prestes a fazer 18 anos, Karetsas é uma de muitas joias do próximo adversário do Braga. Tendo feito parte da formação no Genk e no Anderlecht, o extremo-direito/médio-ofensivo é já internacional pela seleção principal da Grécia, levando dois golos em sete encontros ao serviço dos helvéticos. Apontado a Arsenal, Liverpool, Newcastle, Manchester City e Manchester United, espera-se que o camisola 20 venha a rechear os cofres do emblema belga, naquela que deverá ser a venda mais cara do clube, num negócio que poderá custar mais de 35 milhões de euros à entidade compradora. O jovem jogador estreou-se pela equipa principal do Genk quando tinha ainda 15 anos.
XI´s PROVÁVEIS
SC Braga:Hornicek; Victor Gomez, Paulo Oliveira, Niakaté, Arrey-Mbi e Leonardo Lelo; Grillitsch e João Moutinho; Gabri Martinez, Ricardo Horta e El Ouazzani
Treinador: Carlos Vicens
«Em momentos diferentes, já demonstrámos que todos são utilizados e importantes. Isto permite que contemos com todos e essas alterações que vamos fazendo não alteram a forma de jogar».
Genk: Hendrik van Crombrugge; Nkuba, Mujaid Sadick, Matte Smets e Joris Kayembe; Hrosovsky e Bryan Heynen; Karetsas, Daan Heymans e Yaimar Medina; Oh Hyun-Gyu
Treinador: Thorsten Fink
«Somos suficientemente forte para vencer, também somos uma equipa que gosta de ter a bola, temos jogadores rápidos na frente».
PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 1-0 Genk

