Europa League, fase de liga, ronda 2: Quinta-feira, 2 de outubro de 2025, 17h45.
A ANTEVISÃO: ARSENALISTAS À CONQUISTA DE ESCOCESES
Quinta-feira, dia 2 de outubro, o Celtic recebe o Sporting de Braga em Glasgow, num dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. Num Celtic Park que promete estar em ebulição, escoceses e portugueses entram em campo com expectativas distintas, mas ambos conscientes da importância de somar pontos nesta altura precoce da competição.
O Celtic chega a este encontro com a pressão de vencer diante do seu público, depois de um início de exibição europeia que ainda não LHE deu vitórias, somando apenas um empate no primeiro jogo.
No campeonato escocês, a equipa de Brendan Rodgers tem mostrado domínio territorial e um futebol ofensivo, mas a irregularidade na finalização e algumas ausências importantes, como são os casos de Alistair Johnston, Auston Trusty e Jota, levantam dúvidas quanto à consistência defensiva e às opções ofensivas
Ainda assim, a fortaleza do Celtic em Glasgow e o apoio fervoroso da sua massa associativa são argumentos de peso que jogam a favor dos escoceses.
Do outro lado estará o Braga, habituado a afirmar-se como outsider nas provas europeias. Os minhotos têm alternado resultados na Liga Portuguesa, mas apresentam-se competitivos e com ambição na Europa, como demonstraram recentemente ao vencer o Feyenoord por 1-0.
A equipa de Carlos Vicens privilegia uma organização defensiva sólida e procura explorar as transições rápidas e as bolas paradas para causar danos ao adversário. O reencontro de Gustaf Lagerbielke com o Celtic, agora com a camisola do Braga, poderá adicionar uma dose extra de motivação ao lado português.
Em termos táticos, prevê-se um duelo entre o domínio de posse e pressão alta do Celtic e a disciplina defensiva e verticalidade ofensiva do Braga. Os escoceses deverão assumir as rédeas do jogo, enquanto os portugueses tentarão explorar os espaços deixados nas costas da defesa adversária.
O ambiente em Glasgow promete ser determinante, colocando pressão adicional sobre o Celtic, que sabe que não vencer em casa poderá complicar o objetivo de seguir em frente na competição.
Já para o Braga, qualquer ponto conquistado fora será encarado como um resultado positivo, embora a equipa portuguesa acredite poder surpreender.
A expectativa geral é de um encontro equilibrado, com poucos golos e muita intensidade. Tendo em conta o fator casa e a necessidade de resposta europeia dos escoceses, o prognóstico mais plausível é um triunfo apertado do Celtic.
10 DADOS RÁPIDOS
- O jogo realiza-se no Celtic Park, Glasgow, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa.
- O Celtic empatou no seu primeiro jogo europeu desta fase de grupos.O Braga venceu o Feyenoord por 1-0 na estreia na competição.
- O Celtic ainda não perdeu nenhum jogo oficial nos 90 minutos esta temporada.
- O Braga tem alternado resultados na Liga Portuguesa, sem grande regularidade.
- O Celtic soma baixas importantes: Alistair Johnston, Auston Trusty e Jota estão fora.
- Gustaf Lagerbielke, ex-Celtic, pode defrontar o seu antigo clube já com a camisola do Braga.
- Brendan Rodgers aposta num Celtic ofensivo, mas tem acusado falta de eficácia.
- Ricardo Horta é a principal referência ofensiva do Braga.
- As casas de apostas e especialistas apontam para um jogo equilibrado, com ligeira vantagem para o Celtic.
JOGADORES A TER EM CONTA

Ricardo Horta – Pela sua qualidade no último terço, será uma das principais armas bracarenses. O avançado tem sido “muleta” em quase todos os jogos do Braga nesta época e não tem falhado quando é necessário. Um verdadeiro arsenalista.

Maeda – No Celtic a responsabilidade ofensiva poderá recair sobre Maeda e Iheanacho. Os avançados são determinantes em frente à baliza e têm a precisão afinada, o que se vai refletir ainda mais numa noite europeia de grande pressão.
XI´s PROVÁVEIS
Celtic: Kasper Schmeichel, Anthony Ralston, Cameron Carter-Vickers, Liam Scales, Daizen Maeda, Callum McGregor, Arne Engels, Kelechi Iheanacho, Sebastian Tounekti, Marcelo Saracchi e Luke McCowan.
Treinador: Brendan Rodgers
«Se queremos ir longe nesta competição, então precisamos de ter bons resultados em casa».
Braga: Lukas Hornícek, Victor Gómez, Sikou Niakaté, Gustaf Lagerbielke, Vítor Carvalho, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, João Marques, Ricardo Horta, Pau Víctor e Fran Navarro.
Treinador: Carlos Vicens
«Nós trabalhámos para que a equipa mostre a versão que tem de mostrar, que não oferecemos no último jogo. Não podemos repetir essa última versão»
PREVISÃO DE RESULTADO: Celtic 2-1 Braga