📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FK Shakhtar 2-0 SC Braga: Olha um avião!

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa 2016/2017, os bracarenses averbaram a primeira derrota nesta competição. A margem começa a ser reduzida e a obrigatoriedade de vencer é cada vez mais real. Os ucranianos foram superiores e conseguiram finalizar as duas oportunidades que obtiveram durante o encontro. Quanto ao Braga, se tivesse tido alguma oportunidade era bom que soubesse finalizar… Com ou sem elas jogámos muito pouco. As muitas lesões condicionaram a partida para os bracarenses, mas a falta de ideias durante o encontro é visível, não se justificando só com o lote de lesionados. Hoje, houve jogo europeu para o Braga, mas muitos ficaram com a cabeça em casa.

Ao quinto encontro entre Braga e Shakhtar, os minhotos somam mais uma derrota, elevando para cinco as várias pancadas sem resposta… Não é maldição, nem azar. Noutros tempos, na Champions, foi azar. Agora não é. Que é verdade que os ucranianos têm mais milhões, um bom grupo e um bom treinador (os bracarenses bem o sabem), é; que são superiores relativamente às individualidades, também, agora jogando contra dez desde o início da segunda parte, com dois avançados e um meio-campo que no ano anterior foi fundamental, entristece-me ver que nem uma oportunidade de golo conseguimos criar durante noventa minutos. Ate criámos. Mas eu falo de uma coisa a sério.

Fiquei um pouco desiludido com o que o Braga fez hoje. A ausência de jogadas, a falta de eficácia a trocar a bola e a não existência de uma oportunidade passível de golo fizeram-me estar à beira de um ataque de nervos. Sem que haja muito para falar, os ucranianos cedo marcaram num lance com alguma sorte à mistura. Livre para o Shakhtar, a bola ressaltou na defesa do Braga (Olha um avião! Olha a bola!) e de frente para a baliza foi só fuzilar. Um zero e novamente o Braga atrás do prejuízo, como tem sido costume nos últimos jogos… Sem que nada fizéssemos durante quarenta minutos, a parte final ditou algum movimento por parte dos arsenalistas. Jogadas simples e algo imprevisíveis criaram uma comichão ao Shakhtar. Quase, quase a terminar o primeiro tempo, Ricardo Horta caiu na grande área e podia ter sido penálti. Não foi e sinceramente também não era… Valeu pela tentativa de furar e saber cair. Ao intervalo os da casa venciam e Paulo Fonseca já nem sabia com quem estava a jogar. Se seria a equipa que orientou com vários jogadores do ano passado, ou uma outra onde não conhecia ninguém. Provavelmente a segunda parte da ideia parece ser a mais verdadeira. Pois é, Paulo, também foi um Shakhtar atípico, mas pelos vistos um Shakhtar atípico sabe ganhar…

Os segundos quarenta cinco minutos em Lviv chegaram com o resultado ainda por disputar e com onze para cada lado. Mas desde logo passariam a ser onze contra dez. Fred fintou um, dois, (olha um avião!), três e caiu. Baiano intrometeu-se mas não me pareceu ser penálti. Tanto um como outro lance são casos passíveis de grande penalidade. Mas na verdade, não terem sido trouxe mais justiça ao encontro. A meu ver, ambos foram bem ajuizados. Posto isto, esperava-se um Braga pressionante e a carregar o adversário. Pois, mas nem tudo o que parece é e num outro lance de bola parada (Olha um avião! Olha a bola!) Golo para o Shakhtar. Dois zero e o jogo estava complicado para o Braga. A jogar contra dez mas com pouca crença no resultado não vamos lá. Não fosse a grande exibição de Artur Jorge que se estreou na Europa e também de Rosic, o resultado poderia ter sido pior. Até final, o Braga tentou segurar a bola e construir a partir de trás. Não conseguiu e o Shakhtar em contra-ataque criava algum perigo. Só faltava mesmo Marafona tremer. (Olha um avião!) e quase era o terceiro do Shakhtar.

Terminou o jogo na Ucrânia com uma derrota para o Braga. Temos muito trabalho pela frente! Vamos lá correr e começar a disputar os jogos, que esta época parece ser jogo sim jogo não… Não pode ser. Vamos lá Braga!

Da próxima vez, gostava de dizer ao Paulo Fonseca porque é que ele não deveria ter saído. (Olha nós no avião!) Xii… o Paulo Fonseca ficou em terra…

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brennan Johnson oficializado no Crystal Palace por valor recorde

O Crystal Palace anunciou, esta sexta-feira, a contratação do extremo galês do Tottenham, Brennan Johnson, a troco de 39 milhões de euros.

Para Souleymane Faye repetir sucesso? Há 2 craques do Sporting que já passaram pelo Granada

Souleymane Faye representa o Granada e foi recentemente associado ao Sporting. Luis Suárez já atuou nos andaluzes.

Sporting: Rui Borges com regresso importante para a partida contra o Gil Vicente

Iván Fresneda pode fazer parte do onze titular do Sporting para a partida contra o Gil Vicente, jogo da 17.ª jornada da Primeira Liga.

Aston Villa anuncia contratação de jovem extremo do Grémio

Alysson Edward, extremo brasileiro de 19 anos formado no Grémio, assinou pelo Aston Villa. Na época passada apontou 2 golos e 3 assistências.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro quer os três pontos frente ao Benfica: «Empate não é um bom resultado»

Em antevisão ao encontro do próximo sábado frente ao Benfica, Ian Cathro mostrou-se confiante que o Estoril pode sair vitorioso.

Ruben Amorim preparado para o embate de rivais contra o Leeds: «Quando se joga pelo Manchester United, é preciso estar pronto para tudo»

Ruben Amorim falou sobre o ambiente nos jogos de rivalidade e também sobre a preparação para o jogo dia 20.ª jornada da Premier League.

Ruben Amorim aborda o mercado de transferências de inverno: «Não tivemos nenhuma conversa para fazer qualquer alteração no plantel»

Ruben Amorim declarou que o Manchester United não tem intenção de fazer alterações ao plantel durante o mercado de transferências.