Força dos Números: Finais da Liga Europa

GOLOS

19 golos marcados

DAniel Sturridge festeja, à sua maneira, o golo apontado ao Sevilha na final do ano passado Fonte: AFP
Sturridge festeja, à sua maneira, o golo apontado ao Sevilha na final do ano passado
Fonte: AFP

Em 7 finais da Liga Europa foram apontados 19 golos. Uma média que se aproxima dos 3 tentos por partida, tornando a competição numa das mais “produtivas” no jogo derradeiro.

 

golos com o pé direito

Coke bisou de pé direito na final de 2015 Fonte: Goal.com
Coke bisou de pé direito na final de 2016
Fonte: Goal.com

Mais de metade dos golos foram apontados de pé direito. Forlán e Coke, com um bis por Atlético de Madrid (frente ao Fulham) e Sevilha (contra o Liverpool), respectivamente, foram quem mais marcou por esta via.

Os outros foram apontados por Simon Davies (Fulham), Fernando Torres (Chelsea), Krychowiak (Sevilha), Bacca (Sevilha) e Rotan (Dnipro).

 

golos com o pé esquerdo

Bacca marcou um golo com cada pé nas duas finais que disputou
Bacca marcou um golo com cada pé nas duas finais que disputou

Falcao foi quem mais usou o pé canhoto para fazer estragos – foi assim que assinou o tal bis pelo Atlético de Madrid ao Athletic.

Diego (Atlético), Cardozo (SL Benfica), Bacca (o único a marcar com os dois pés, ambas pelo Sevilha), Sturridge (de trivela, pelo Liverpool) e Gameiro (Sevilha) marcaram 1 golo com o pé esquerdo

 

golos de cabeça

Golo de Kalinic revelou-se inglório para as pretensões do Dnipro na final de 2015 Fonte: DailyMail
Golo de Kalinic revelou-se inglório para as pretensões do Dnipro na final de 2015
Fonte: DailyMail

Falcao, ao serviço do FC Porto, contra o SC Braga foi o primeiro a resolver uma final à cabeçada. Seguiu-se Ivanovic, pelo Chelsea, a decidir, sob o último minuto, a final contra  o SL Benfica.

Kalinic foi o outro jogador a marcar de cabeça numa final da Liga Europa, mas não de forma decisiva, pois o golo que apontou não foi suficiente para que o “seu” Dnipro vencesse o Sevilha.

 

golos marcados entre os 30 e os 45 minutos

Falcao apontou o único golo da final de 2011 aos 44 minutos Fonte: Zimbio
Falcao apontou o único golo da final de 2011 aos 44 minutos
Fonte: Zimbio

O último quarto de hora da primeira parte é aquele em que mais se marca em finais da Liga Europa.

Foi neste período que Falcao (44′) decidiu o encontro decisivo de 2010/11, pelo FC Porto, frente ao SC Braga.

No primeiro quarto de hora, foram apontados 2 golos, enquanto que no segundo, apenas se marcou 1, tornando a primeira parte nos 45 minutos mais concretizadores (10 golos) nesta fase da prova.

Na segunda metade foram apontados 8 golos – apenas 1 foi apontado entre os 45 e os 60 minutos; 5 foram marcados entre os 60′ e os 75′ e 2 entre os 75′ e os 90′.

Apenas por uma vez se marcou um golo no prolongamento – Forlan setenciou o 2-1 final a favor do Atlético, contra o Fulham.

 

assistências

Aguero fez duas assistências na final de 2010 Fonte: Newsligabola
Aguero fez duas assistências na final de 2010
Fonte: Newsligabola

É o máximo de assistências feitas por um jogador em finais da Liga Europa. Ou melhor, por três.

Aguero (na final de 2009/10, ao serviço do Atlético), Mata (pelo Chelsea, em 2011/12) e Vitolo (uma em 2014/15 e outra em 2015/16, ambas pelo Sevilha) detém este recorde.

O segundo, agora ao serviço do Manchester United, pode distanciar-se na próxima quarta-feira.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.