Novo duelo entre Mestre e Aprendiz | Atalanta BC x Sporting CP

- Advertisement -
Liga Europa, fase de grupos: quinta-feira, 30 de novembro de 2023, 17:45

A ANTEVISÃO: CORRIGIR OS ERROS DO PASSADO PARA UM FUTURO EUROPEU RISONHO

O Sporting CP reencontra a Atalanta BC na Liga Europa. Depois de um jogo com duas partes distintas, a missão de Rúben Amorim é recriar a segunda-parte com que o Sporting se superiorizou à Atalanta na partida de Alvalade.

Rever o encontro da segunda jornada da Liga Europa deve ter sido um dos pontos-chaves da preparação de Rúben Amorim. O técnico português já admitiu que tem em Gian Piero Gasperini uma das referências no percurso como treinador, mas deixou-se levar por vencido pelo Mestre. Em Alvalade, Rúben Amorim preparou o Sporting para não ter de lidar com a pressão alta e individualizada da Atalanta e os leões jogaram de forma direta e insuficiente. Procurar de forma tão rápida os elementos da frente e abdicar de sair a jogar levaram a Atalanta para uma avalanche ofensiva, vencendo duelos, recuperando bolas com facilidade e chegando ao último terço.

Rúben Amorim mudou a abordagem na segunda parte, conseguiu competir com Gonçalo Inácio a demonstrar argumentos na construção e nas abordagens defensivas, antecipando cenários e ganhando duelos, Hidemasa Morita a superar a pressão individualizada da turma de Bergamo e com Viktor Gyokeres a marcar diferenças na área. Foi insuficiente para recuperar da diferença na primeira parte, mas deu pistas para a segunda batalha numa interessante guerra tática.

O modelo de jogo de Gasperini é claro como a água, mas após tantos anos e com as modificações necessárias continua a ser eficiente. A Atalanta joga num 3-4-1-2 e procura criar superioridades numéricas no meio-campo para vencer duelos. Pressiona a todo o campo com marcações agressivas homem a homem e sai rapidamente para o ataque. Consegue sair a jogar desde trás de forma vertical e pressionante. Entre os padrões ofensivos, destaca-se a capacidade de envolver os alas no processo ofensivo e os cruzamentos ao segundo poste procurando, precisamente, acionar o ala do lado oposto em zonas de finalização.

Há influência da Atalanta de Gasperini no Sporting de Rúben Amorim. Os leões também jogam com influência, ofensivamente, têm padrões semelhantes a um nível muito menos desenvolvido. O ataque a zonas de finalização, por exemplo, tem semelhanças. Mas a própria ocupação dos espaços no ataque e a abordagem defensiva é diferente. Rúben Amorim não é fã do caos organizado que Gasperini proporciona a todo o campo e faz da fiabilidade da linha defensiva a sua marca distintiva. Num duelo onde as equipas podem ser facilmente espelhadas – o sonho de qualquer marcação homem a homem – Rúben Amorim pode voltar a apostar num ala mais recuado (foi Fresneda no primeiro confronto, pode ser St. Juste ou Ricardo Esgaio neste) para obrigar o ala da Atalanta a tomar uma decisão: saltar na pressão e abrir uma cratera atrás, ou manter posição e permitir a um jogador do Sporting ver o jogo de frente com tempo e espaço.

Individualmente o setor defensivo da Atalanta tem várias dúvidas. Rafael Tolói e Palomino ainda recuperam de lesão e no último confronto da Serie A Gasperini teve de retirar de campo Davide Zappacosta e Sead Kolasinac, que foi o único a recuperar a tempo. O bósnio é muito importante na dinâmica da Atalanta como central pela esquerda que se projeta no momento ofensivo, mas defensivamente Giorgio Scalvini é o esteio defensivo. No meio-campo, Éderson é uma das revelações da temporada na Serie A e Teun Koopmeiners reinventou-se e, em zonas mais adiantadas, é cada vez mais importante. Atenção à capacidade de atacar o espaço em velocidade de Ademola Lookman e à presença de Gianluca Scamacca como referência na área e como alternativa para um jogo mais direto, no ataque. Face às lesões de El Bilal Touré e à principal ausência da convocatória – o jovem De Ketalaere que tem sido um dos destaques da temporada sofreu uma lesão muscular – deverão constituir a dupla titular da Atalanta, muito complementar.

Menos interrogações do lado do Sporting que sabe que não vai poder utilizar Iván Fresneda e Daniel Bragança por lesão. Os problemas físicos de Ricardo Esgaio no início da semana, apesar de já resolvidos, podem abrir espaço à entrada de St. Juste no onze como ala direito, possibilidade deixada em aberto por Rúben Amorim. O acidente de viação de Marcus Edwards é mesmo a principal dúvida a ser respondida à hora de jogo. Depois de uma experiência em 4-4-2 (praticamente um 4-2-4 pelo tempo constante no meio-campo adversário), há espaço de manobra para Rúben Amorim tentar surpreender, mas o treinador do Sporting deve apostar num regresso à base. Individualmente, ter Ousmane Diomande (ou St. Juste) e Gonçalo Inácio na linha defensiva permite ao Sporting desequilibrar a partir de trás no passe com os centrais exteriores muito ativos. Hidemasa Morita gosta de se destacar nos grandes jogos onde transpira inteligência e capacidade não só para fugir, como para jogar sob pressão. Na frente Marcus Edwards – ou Trincão que está numa sequência positiva e que pode aproveitar o acidente do inglês para ganhar uma boleia para a titularidade – e Pote são pirilampos decisivos quando dão à luz e há Viktor Gyokeres de volta (cumpriu suspensão na última ronda da Liga Europa).

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta é a segunda vez que Atalanta e Sporting CP se defrontam nesta temporada. Na 2ª jornada da fase de grupos da Liga Europa sorriu a Atalanta vencendo por 2-1 em Alvalade.
  2. Marcaram nesse jogo três jogadores diferentes: Giorgio Scalvini e Matteo Ruggeri para a Atalanta, Viktor Gyokeres para o Sporting.
  3. A duas jornadas do final da fase de grupos, a Atalanta lidera o Grupo D da Liga Europa com 10 pontos, mais sete que o Sporting.
  4. Ambas as equipas podem selar neste jogo a qualificação.
  5. Ao longo da história realizaram-se seis jogos entre Atalanta e Sporting: três vitórias para os italianos, duas para os portugueses e um empate.
  6. O Sporting não só nunca conseguiu vencer a Atalanta em Itália, como perdeu sempre: dois jogos, duas derrotas.
  7. O Sporting nunca marcou à Atalanta em Itália. Perdeu por 2-0 em 1963 e repetiu o resultado em 1988.
  8. Há três jogos entre os dois clubes que o Sporting não vence a Atalanta. Registaram-se nestes um empate e duas derrotas.
  9. A Atalanta chega a este jogo na pior fase da temporada. O clube de Gasperini perdeu os últimos dois jogos.
  10. O Sporting marcou pelo menos um golo em todos os jogos desta época.

JOGADORES A TER EM CONTA

Éderson (Atalanta BC) – Joga em todo o terreno. Destaca-se essencialmente pela capacidade física que consegue imprimir no jogo de Gasperini, usando o corpo com mestria para ganhar duelos e imprimindo agressividade nas marcações individuais. Tem pulmão para subir e descer e com bola tem atributos em construção e chegada à área para definir ou finalizar.

Gonçalo Inácio (Sporting CP) – Desta vez Rúben Amorim não deve abdicar tão facilmente de sair a jogar e, nestes cenários, Gonçalo Inácio é primordial. Quebra linhas no passe e consegue fazer a bola entrar no bloco adversário com mestria.  Tem ganho segurança nas abordagens defensivas pela boa leitura de jogo que demonstra.

XI´s PROVÁVEIS

Atalanta BC: Juan Musso; Hans Hateboer, Berat Djimsiti, Giorgio Scalvini, Sead Kolasinac, Mitchel Bakker; Éderson, Marten De Roon, Teun Koopmeiners; Ademola Lookman, Gianluca Scamacca.

Treinador: Gian Piero Gasperini

Amanhã estarão frente a frente duas boas equipas. Esperamos criar alguma confusão tática, mas acho que o Rúben Amorim sabe muito bem como a Atalanta joga

Sporting CP: António Ádan; Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Pedro Gonçalves, Viktor Gyokeres, Francisco Trincão.

Treinador: Rúben Amorim

Acima de tudo temos de ser mais maduros, não o fomos em Alvalade. Tivemos oportunidades, queríamos dominar e fomos precipitados, andámos uma parte inteira a correr atrás da bola. Temos de ser mais italianos e controlar melhor o jogo

PREVISÃO DE RESULTADO: Atalanta BC 1-1 Sporting CP

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting alvo de atenção: olheiros de equipas de topo estiveram no Dragão

Vários olheiros de emblemas europeus marcaram presença na partida entre o FC Porto e o Sporting, para acompanharem certos jogadores.

Sporting: jogador tem que ser reavaliado depois do embate frente ao FC Porto

Geny Catamo terá que ser reavaliado na Academia de Alcochete, depois de ter saído com queixas da partida frente ao FC Porto.

Francisco Moura atacado após FC Porto x Sporting: «Isto não é o Famalicão»

Francisco Moura foi atacado nas redes sociais depois da partida entre o FC Porto e o Sporting, na qual o defesa cometeu uma grande penalidade.

Diogo Costa atingiu marca durante o FC Porto x Sporting

Diogo Costa defendeu pela primeira vez em Clássicos uma grande penalidade. O guarda-redes travou inicialmente o remate de Luis Suárez.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz revelação sobre Thiago Silva: «Fez um discurso no balneário que nos deixou quase de lágrimas nos olhos»

Francesco Farioli revelou durante a conferência de imprensa do FC Porto x Sporting que Thiago Silva discursou antes da partida.

Francesco Farioli reage à estreia de Seko Fofana e elogia médio: «Será um jogador-chave para nós»

Francesco Farioli falou sobre a estreia de Seko Fofana pelo FC Porto. Médio marcou o primeiro golo do Clássico.

Francesco Farioli e as lesões no FC Porto: «Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não...

Francesco Farioli falou as saídas de Samu Aghehowa, Kiwior e Martim Fernandes por lesão durante o FC Porto x Sporting.