Que jogos devo rever nesta quarentena? Liverpool FC 5-4 Deportivo Alavés

Quais os ingredientes para uma final europeia emocionante? A história tem-nos mostrado que, quando um dos ingredientes é Liverpool FC e os seus adeptos fanáticos, o espetáculo é garantido. Junte-se uma surpreendente equipa espanhola com muito boas individualidades e uma “afición” fervorosa, e temos uma final da Taça UEFA com nove golos, duas expulsões, ambiente eletrizante e a decisão a surgir apenas com um golo de ouro. Aliás, um autogolo de ouro.

Faz daqui a poucos dias 19 anos daquela que é uma das mais épicas finais da história da Taça UEFA (agora denominada Liga Europa). A 16 de maio de 2001, Liverpool FC e Deportivo Alavés sobem ao relvado do Westfalenstadion, em Dortmund, carregando o entusiasmo e ambição dos quase 50 mil adeptos presentes. Os reds chegam à sua primeira final europeia desde que foram banidos das competições europeias em 1985, na sequência do desastre de Heysel. Para o Alavés, é a primeira vez na sua história que pisa o palco de uma final europeia.

O jogo começa e é o Liverpool que entra a todo o gás, mais habituado a estas andanças do futebol europeu e das finais. Ainda alguns adeptos se estão a sentar e já Babbel faz a rede balançar para os reds. Aos 4’, o alemão responde de cabeça a um livre de Gary McAllister e, pouco depois do quarto de hora, é a vez do jovem Steven Gerrard marcar, após assistência de Michael Owen. É caso para dizer que é um golo made in Melwood, onde ambos os jogadores fizeram a formação ao serviço do Liverpool.

A perder por 2-0 ainda antes dos primeiros 20 minutos se cumprirem, Mané faz entrar Iván Alonso para o lugar do defesa Dan Eggen e os resultados são quase imediatos. Recém-entrado no jogo, Alonso reduz para o Alavés aos 27’, mas o Liverpool não se deixa afetar e aumenta para 3-1 ainda antes do intervalo, numa grande penalidade cobrada por Gary McAllister.

Para a segunda parte está destinada outra chuva de golos e em três minutos é uma autêntica carga de água que cai sobre o Liverpool: Javi Moreno bisa entre os 48’ e os 51’, colocando o placar em 3-3. O jogo não ata nem desata e Gérard Houllier faz entrar Robbie Fowler, que não demora a deixar a sua marca no jogo. O avançado inglês entra aos 65’ e, oito minutos depois, coloca os reds novamente na frente, após boa jogada individual.

Com o final do jogo a aproximar-se rapidamente, começa a abrir-se o champanhe em Liverpool. Só que aos 89’ assiste-se a um golpe de teatro, porque quem sai aos seus não degenera: Jordi Cruyff, filho do lendário Johan Cruyff, surge ao primeiro poste a cabecear após canto de Téllez e empata o jogo num improvável 4-4, levando a decisão para o prolongamento.

Nesta altura ainda vigora a (injusta) regra do golo de ouro. Segue-se então o tempo extra e a resistência do Alavés acaba por ficar fragilizada com as expulsões de Magno (99’) e do capitão Karmona (116’). Na sequência da falta que origina a expulsão de Karmona, o Liverpool tem uma oportunidade soberana num livre lateral. Gary McAllister encarrega-se da cobrança e bate tenso para a pequena área. O guarda-redes e os defesas do Alavés não se ouvem e é Geli o desafortunado que cabeceia para a própria baliza, entregando de bandeja a Taça UEFA para o Liverpool.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Liverpool FC: Westerveld, Henchoz (Smicer, 55’), Markus Babbel, Jamie Carragher, Sami Hyypia, Dietmar Hamann, Gary McAllister, Danny Murphy, Steven Gerrard, Emile Heskey (Robbie Fowler, 65’) e Michael Owen (Patrick Berger, 79’).

Deportivo Alavés: Martin Herrera, Geli, Cosmin Contra, Dan Eggen (Iván Alonso, 23’), Antonio Karmona, Óscar Téllez, Ivan Tomic, Jordi Cruyff, Hermes Desio, Martín Astudillo (Magno, 46’) e Javi Moreno (Pablo Gómez, 65’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.