Quem salva uma época desastrosa com a Europa League? | Tottenham x Manchester United

Europa League, Final: quarta-feira, 21 de maio de 2025, 20h.

A ANTEVISÃO: 16.º [Manchester United] e 17.º [Tottenham] classificados da Premier League enfrentam-se numa final europeia atípica

Duas formações que já “desistiram” da Premier League há algumas jornadas, colocando em campo onzes bastante alternativos, vão ter em Bilbau uma oportunidade dourada para fazer a temporada contar. Espera-se que mais de 50000 adeptos ingleses invadam a cidade Basca para acompanhar o derradeiro encontro da segunda maior competição europeia de clubes.

O jogo de cariz fortemente ofensivo dos Spurs, implementado por Postecoglou, tem-se traduzido em resultados inconsistentes, bem como numa estatística fora do normal: a equipa está na posição mais baixa da tabela que alguma vez foi ocupada com uma diferença de golos positiva.

O sistema tático flexível dos londrinos, que passa de um 4-3-3 para um 2-3-5 em momento ofensivo, cria soluções e imprevisibilidade. Tirando Solanke, que acaba por ser um ponto de referência mais fixo, todos os membros do quinteto ofensivo têm um posicionamento muito livre no terreno, criando dificuldades ao posicionamento defensivo do adversário. As ausências por lesão dos criativos Maddison e Kulusevski poderão ser uma das maiores dores de cabeça para o técnico greco-australiano.

No United, Rúben Amorim importou de Alvalade muitas das ideias que aplicava no Sporting. Um 3-4-3 que aposta muito na subida dos laterais, na solidez providenciada pelos médios defensivos (Casemiro e Ugarte) e na criatividade de Bruno Fernandes para servir os homens mais avançados.

Seja qual for o ponta-de-lança escolhido pelo técnico português, a sua mobilidade poderá ser crucial para arrastar marcações e potenciar as investidas de Garnacho ou Diallo, que constituem uma das armas mais perigosas da equipa de Manchester.

A equipa de arbitragem será liderada pelo alemão Felix Zwayer.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o confronto oficial número 205 entre os dois emblemas.
  2. A vantagem histórica está do lado dos red devils, com 95 vitórias, 52 empates e 57 derrotas.
  3. Em competições internacionais, apenas se encontraram na Taça das Taças de 62/63, com o Manchester United a levar a melhor no agregado das duas mãos (4-3).
  4. Já em terreno neutro, existiram quatro duelos, com uma vitória para cada lado e dois empates.
  5. Na época 24/25, os três encontros acabaram com o mesmo desfecho: vitória dos Spurs.
  6. Bruno Fernandes é um dos melhores marcadores da competição, com sete golos, e é o único que vai estar presente na final.
  7. O Manchester United pode tornar-se a nona equipa a vencer a competição sem qualquer derrota.
  8. Ambas as equipas já venceram a competição, United em 2017 e Tottenham em 1972 (primeira edição da Taça UEFA) e 1984.
  9. Ambas as equipas perderam a última final europeia que disputaram, Champions League 2018/19 para o Tottenham e Europa League 2020/21 para o Manchester United.
  10. O último troféu conquistado pelo Tottenham foi a Taça da Liga de 2007/08.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Porro a celebrar
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Pedro Porro – O lateral espanhol tem evoluído muito em termos de jogo defensivo, colmatando as lacunas que lhe eram apontadas quando jogava de leão ao peito. Apesar do seu posicionamento mais controlado, continua a ter enorme impacto no ataque da equipa londrina. A sua velocidade será fundamental para as saídas em contra-ataque e os seus cruzamentos serão uma arma perigosa ao serviço do homem alvo, Dominic Solanke, bem como dos centrais, no caso das bolas paradas.

Bruno Fernandes Manchester United
Fonte: Manchester United FC

Bruno Fernandes – Num plantel recheado de jogadores que pecam pela irregularidade, o internacional português é como um farol no meio do terreno de jogo. Há poucos que apliquem a mesma intensidade que o capitão dos Red Devils e são também poucas as jogadas que não passam pelos seus pés. Com avançados com alguma falta de maturidade, Bruno assume uma boa parte das despesas ofensivas da turma de Manchester. Será o maior responsável pela distribuição de jogo e conta-se que não hesite em atirar a contar, se lhe concederem espaço para isso.

XI´s PROVÁVEIS

Tottenham: Vicario; Udogie, van de Ven, Romero e Porro; Sarr, Betancur e Bissouma; Son, Johnson e Solanke.

Treinador: Ange Postecoglou

«É uma final, por isso termos vencido três vezes esta época é irrelevante. O que importa é como os jogadores vão reagir a um encontro desta dimensão. O meu papel é prepará-los para que estejam no seu melhor».

Manchester United: Onana; Yoro, Maguire e Lindelöf; Mazraoui, Ugarte, Casemiro e Dorgu; Bruno Fernandes, Diallo e Hojlund.

Treinador: Ruben Amorim

«As pessoas vão olhar para a nossa equipa de uma forma diferente se vencermos um título europeu. Isso vai ajudar-nos a construir o futuro, mas não muda o que foi esta época».

PREVISÃO DE RESULTADO: Tottenham 2-3 (a.p.) Manchester United

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.