AS Monaco: O perfume das flores de Jardim

Cabeçalho Liga Francesa

Depois de conquistar, com mérito, o título de equipa mais divertida do futebol europeu pelo fluidez do seu jogo, responsável pelas muitas oportunidades de golo que cria e concretiza, o Mónaco mostrou que pode ir muito além de uma equipa que joga para o espectáculo (algo que, na verdade, não será objectivo primordial para Jardim), na passada quarta-feira, ao virar uma eliminatória desfavorável frente ao Manchester City de Guardiola.

Depois de trazer um 5-3 de Manchester, impôs a sua força no Stade Louis II, e à meia hora de jogo já estava, virtualmente, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões graças aos golos de Fabinho e Mbappé, que coroaram um início de jogo que só conheceu duas equipas, a do Mónaco e a de arbitragem.

O City estava ausente. Não por vontade própria, claro, nem por demérito seu. O Mónaco, simplesmente, fê-lo desaparecer, com um aspecto fundamental do seu jogo e que tem sido o principal patrocinador da excelente época monegasca: reacção à perda da bola.

Bakayoko e Fabinho são autênticos 'reacionários' à perda de bola Fonte: Goal.com
Bakayoko e Fabinho são autênticos ‘reacionários’ à causa da perda de bola
Fonte: Goal.com

Um conceito que Leonardo Jardim teve a coragem de assumir como prioritário. Não teve medo de ser feliz nem de proporcionar felicidade a jogadores que a emanam quando pegam na bola e assumem o drible.

Montou um modelo de jogo que permitisse diversão aos miúdos, sem que houvesse “acidentes”. Ciente dos erros que a irreverência, inevitavelmente, traz, designou dois miúdos mais crescidos e responsáveis para os corrigir – Bakayoko e Fabinho.

Esta dupla do meio-campo monegasco está, a todo o momento, a contar com uma bola perdida de um drible ou um toque a mais, para a recuperar e voltar a devolver à miudagem. Fazem uma espécie de marcação cerrada… aos colegas de equipa.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Onana já tomou uma decisão: Continuar no Manchester United ou Turquia?

André Onana aceita mudança para o Trabzonspor. Manchester United já tem acordo com o clube da Turquia para uma cedência.

Mais um golo de Portugal: João Cancelo também marca e dedica a Diogo Jota

Portugal está a vencer a Arménia por 3-0 no arranque da qualificação europeia para o Mundial 2026. João Cancelo também marca.

Ex-Manchester United elogia e pede tempo para Ruben Amorim: «Não sejamos precipitados»

Phil Jones deixa elogios a Ruben Amorim. Antigo defesa do Manchester United pede tempo para o técnico português.

Cristiano Ronaldo marca e chega aos 139 golos por Portugal

Portugal está a vencer a Arménia por 2-0 na qualificação europeia para o Mundial 2026. Mais um golo para Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença enaltece geração de Portugal: «Se não a melhor, das melhores do futebol português»

Portugal vai enfrentar este sábado a Arménia na qualificação europeia para o Mundial 2026. Pedro Proença falou antes do jogo.

Roberto Martínez revela titular de Portugal para o jogo com a Hungria

Roberto Martínez explica decisão de deixar Bernardo Silva no banco. Médio português será titular contra a Hungria.

Roberto Martínez explica titularidade de João Félix no Arménia x Portugal

João Félix será titular no Arménia x Portugal. Roberto Martínez explicou decisão de apostar no jogador desde o início.