AS Monaco: O perfume das flores de Jardim

- Advertisement -

Quando o jogo circula pelas alas, Fabinho, normalmente descaído sob o lado direito, “vigia” Bernardo Silva, Bakayoko, no lado esquerdo do centro do terreno, é o “encarregado” de Lemar. Quando a bola passa pela zona central, a dupla responsável tanto pode assumir tarefas de construção, como “guardar” as acções de Mbappé, um pêndulo ofensivo que gosta mais de circular sobre a esquerda, mas que também arranca desde a direita, daí convocar a atenção dos dois.

Esta vigia, porém, não é estanque. As subidas dos laterais Sidibé (direita) e Mendy (esquerda) são capazes de a reforçar, porém são mais as vezes em que dão trabalho redobrado a Fabinho e Bakayoko do que aquelas em que o facilitam.

Pode-se dizer que, ao juntar Fabinho e Bakayoko no meio-campo, focando-os para as prováveis perdas de bola da sua equipa, Jardim libertou os melhor dos aromas das flores que tem à sua disposição.

Permitiu que Bernardo Silva desse duas voltas sobre um adversário antes de sair a jogar, deixou que Mbappé (caso sério!) fizesse diagonais no sentido da baliza ou que Lemar partisse para o 1×1 para tentar uma linha de passe mais objectiva.

 

Mbappe, 18 anos, liberto do erro, tem conseguido mostrar tudo o que vale Fonte: Goal.com
Mbappe, 18 anos, liberto do erro, tem conseguido mostrar tudo o que vale
Fonte: Goal.com

Eles sabem que podem expressar todo o talento sem medo das consequências que isso pode trazer, e o resultado está à vista: o Mónaco, para além de ser o líder da Liga Francesa com 87 (!) golos em 30 jornadas (agradece Falcao, renascido, Guido Carrillo, Germain ou outro que ocupe o lugar de referência de área), à frente de um PSG que se julgava imbatível, está na final da Taça da Liga de França, nos quartos-de-final da Taça de França e, claro, da Champions (nunca mais chegam os jogos com o Dortmund!).

Perante calendário tão vasto e jogadores que, pela sua natureza repentista, são propensos a lesões, será possível ao Mónaco aguentar esta intensidade? É difícil, até porque Boschilia e Carrillo, apesar de excelentes soluções, têm tido problemas com lesões, restando apenas Dirar para ajudar à fantasia dos miúdos da frente.

Caso Boschillia e Carrillo consigam fazer uma reta final sem défice físico e desde que não se perca o tal duo do meio-campo, ou as dinâmicas dele (Moutinho tem a inteligência tática necessária para as manter), o facto de o plantel monegasco ser pouco vasto pode ser disfarçado e caminhar-se para uma época lendária.

Foto de capa: Daily Mail

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.