📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AS Monaco: O perfume das flores de Jardim

- Advertisement -

Quando o jogo circula pelas alas, Fabinho, normalmente descaído sob o lado direito, “vigia” Bernardo Silva, Bakayoko, no lado esquerdo do centro do terreno, é o “encarregado” de Lemar. Quando a bola passa pela zona central, a dupla responsável tanto pode assumir tarefas de construção, como “guardar” as acções de Mbappé, um pêndulo ofensivo que gosta mais de circular sobre a esquerda, mas que também arranca desde a direita, daí convocar a atenção dos dois.

Esta vigia, porém, não é estanque. As subidas dos laterais Sidibé (direita) e Mendy (esquerda) são capazes de a reforçar, porém são mais as vezes em que dão trabalho redobrado a Fabinho e Bakayoko do que aquelas em que o facilitam.

Pode-se dizer que, ao juntar Fabinho e Bakayoko no meio-campo, focando-os para as prováveis perdas de bola da sua equipa, Jardim libertou os melhor dos aromas das flores que tem à sua disposição.

Permitiu que Bernardo Silva desse duas voltas sobre um adversário antes de sair a jogar, deixou que Mbappé (caso sério!) fizesse diagonais no sentido da baliza ou que Lemar partisse para o 1×1 para tentar uma linha de passe mais objectiva.

 

Mbappe, 18 anos, liberto do erro, tem conseguido mostrar tudo o que vale Fonte: Goal.com
Mbappe, 18 anos, liberto do erro, tem conseguido mostrar tudo o que vale
Fonte: Goal.com

Eles sabem que podem expressar todo o talento sem medo das consequências que isso pode trazer, e o resultado está à vista: o Mónaco, para além de ser o líder da Liga Francesa com 87 (!) golos em 30 jornadas (agradece Falcao, renascido, Guido Carrillo, Germain ou outro que ocupe o lugar de referência de área), à frente de um PSG que se julgava imbatível, está na final da Taça da Liga de França, nos quartos-de-final da Taça de França e, claro, da Champions (nunca mais chegam os jogos com o Dortmund!).

Perante calendário tão vasto e jogadores que, pela sua natureza repentista, são propensos a lesões, será possível ao Mónaco aguentar esta intensidade? É difícil, até porque Boschilia e Carrillo, apesar de excelentes soluções, têm tido problemas com lesões, restando apenas Dirar para ajudar à fantasia dos miúdos da frente.

Caso Boschillia e Carrillo consigam fazer uma reta final sem défice físico e desde que não se perca o tal duo do meio-campo, ou as dinâmicas dele (Moutinho tem a inteligência tática necessária para as manter), o facto de o plantel monegasco ser pouco vasto pode ser disfarçado e caminhar-se para uma época lendária.

Foto de capa: Daily Mail

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos e a situação da arbitragem: «Essas peripécias têm causado alguns dissabores em termos de pontos»

Vasco Matos referiu que as «peripécias» da arbitragem custaram pontos ao Santa Clara e que a recente pausa ajudou a recuperar fôlego.

Martín Anselmi promete futebol ofensivo no Botafogo: «Tal como disse na minha equipa anterior, a nossa equipa vai atacar»

Martín Anselmi prestou as primeiras declarações aos meios de comunicação social, após ser confirmado como novo treinador do Botafogo.

Vasco Matos reconhece dificuldade da receção ao FC Porto: «Das melhores defesas da Europa»

Em antevisão ao embate com o FC Porto, o técnico do Santa Clara referiu que a sua equipa tentará jogar o seu jogo apesar da qualidade do adversário.

Sotiris Silaidopoulos volta a comentar alegado interesse do Benfica em André Luiz e garante: «É sempre um desafio para os jogadores»

Sotiris Silaidopoulos voltou a abordar as notícias que dão conta do interesse do Benfica em André Luiz, avançado do Rio Ave.

PUB

Mais Artigos Populares

Aston Villa volta às vitórias com bis de John McGinn frente ao Nottingham Forest

Na 20.ª jornada da Premier League, o Aston Villa recebeu e bateu o Nottingham Forest por 3-1, com um bis do escocês John McGinn.

Francesco Farioli aborda mercado de janeiro e confirma saída do plantel do FC Porto: «Vai regressar ao Wolverhampton, porque foi chamado de volta»

Francesco Farioli fez a conferência de imprensa de antevisão do Santa Clara x FC Porto, neste domingo, às 18h, para a jornada 17 da Primeira Liga.

Bis de Youssef Chermiti no dérbi Old Firm garante vitória do Rangers

O Rangers bateu o Celtic por três bolas a uma no dérbi de Glasgow, com a ajuda do bis de Youssef Chermiti. Igualaram em pontos na Liga Escocesa.