OGC Nice | O projeto para regressar ao topo

- Advertisement -

Após o Lille OSC ter quebrado a hegemonia do Paris Saint-Germain FC, surge para esta nova temporada um projeto renovado, que promete intrometer-se no topo do futebol francês. Falo de um emblema histórico, sediado na Riviera francesa, ao qual a falta de títulos tem retirado o brilho de outrora. O OGC Nice, fundado em 1904, tem no seu palmarés quatro títulos de campeão francês, sagrando-se pela última vez em 1958/59, e três taças de França, não vencendo mais nenhum troféu desde a temporada 1996/97.

O passado recente do OGC Nice tem sido marcado pelo antagonismo das suas prestações, realizando épocas de qualidade no seguimento de um mau campeonato, sendo que o contrário também se registou. Desde o começo do presente século, a melhor classificação do OGC Nice ocorreu na temporada 2016/17, terminado no terceiro posto, ao comando de Lucien Favre.

Analisando estes últimos 20 anos, o emblema francês conseguiu por duas ocasiões terminar o campeonato na quarta posição. A primeira foi em 2012/13, apesar de no ano desportivo seguinte ficar apenas um lugar acima da linha de água, e a segunda vez ocorreu em 2015/2016. Na última temporada, terminaram no nono lugar da tabela classificativa.

O novo projeto do OGC Nice aparenta ter um futuro risonho, com bases sólidas, que poderá conquistar o futebol gaulês nos próximos anos. Um dos grandes pilares são os patrocinadores, como a Allianz, que dá nome ao estádio do emblema francês, e a INEOS, que adquiriu o clube em 2019. A multinacional de produtos químicos, com sede em Inglaterra, comprou o OGC Nice por cerca de 100 milhões de euros, ampliando o seu campo de ação no mundo desportivo.

Anteriormente, a INEOS já havia adquirido outro clube de futebol, o Lausanne FC, na Suíça, mas é no ciclismo e na Formula 1 que esta empresa se destaca com maior protagonismo. Também em 2019, esta multinacional alcançou um acordo para a aquisição da antiga Team Sky, no ciclismo; já nos desportos motorizados, concretizou uma parceria com a Mercedes, campeã em título pelo sétimo ano consecutivo, no campeonato de pilotos e de construtores.

Numa primeira análise a este projeto futebolístico, e centrando o foco no plantel, observa-se uma equipa jovem, com muita qualidade, e que poderá estabelecer bases sólidas para o sucesso no futuro. A média de idades entre os jogadores ronda os 23 anos, sendo que, até ao momento, apenas dois futebolistas já estão na casa dos 30 anos. Dante, com 37, e Morgan Schneiderlin, que tem 31 primaveras, são dois atletas experientes, que inclusivamente venceram provas europeias, e podem ser fundamentais no balneário, canalizando o seu conhecimento para ajudar no crescimento da juventude.

Para a nova temporada, foram contratados reforços com grande potencial de crescimento, como Melvin Bard, proveniente do Olympique Lyonnais, o defesa Jean-Clair Todibo contratado ao FC Barcelona por 8,5 milhões de euros, o extremo Justin Kluivert, emprestado pela AS Roma, e ainda o prodígio holandês Calvin Stengs, que chega do AZ Alkmaar por uma quantia a rondar os 15 milhões de euros. Destaque para o facto de que Stengs, com apenas 22 anos, ser o reforço mais velho dos quatro atletas previamente mencionados.

A escolha do técnico principal para a época que se avizinha também deverá refletir-se nos resultados e pode mesmo ser um fator determinante. Após se ter sagrado campeão francês na época transata, ao serviço do Lille OSC, Christophe Galtier foi o escolhido para liderar o OGC Nice. O palmarés do treinador de 54 anos é curto, acrescentado apenas uma Taça da Liga francesa, conquistada ao serviço do AS Saint-Étienne, ao campeonato francês vencida na temporada passada.

É justo considerar que a grande conquista de Galtier foi consagrar o projeto do Lille OSC, destronando o Paris Saint-Germain FC com um plantel jovem, a rondar os 25 anos relativamente a média de idades. Foram quatro anos ao serviço do Lille OSC, sendo que no primeiro ficou na 17ª posição do campeonato, mas posteriormente os resultados melhoraram significativamente, e inclusivamente em 2018/19 alcançou a segunda posição na tabela classificativa. Esta campanha foi essencial no regresso do Lille OSC ao topo do futebol gaulês, alcançando a presença na Liga dos Campeões e assegurando uma maior segurança financeira para o clube.

O projeto do OGC Nice aparenta ser bem equacionado e tem uma grande potencialidade de singrar. Na minha opinião, apesar da grande qualidade individual do plantel, este é constituído por jogadores bastante jovens, o que pode significar sucesso futuro, mas deixa algumas reservas relativamente ao presente. Outro fator a ter em conta é a dificuldade em vencer o Paris Saint-Germain FC, como o Lille OSC demonstrou ter capacidade para o fazer. Há que ter em conta a constante contratação de novos reforços sonantes para o emblema parisiense, com um investimento com o qual é difícil de competir no universo do futebol francês. Ainda assim, este projeto do OGC Nice tem bases sólidas para suceder.

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.