Paris Saint-Germain FC x Olympique de Marselha | “Le Classique” com os olhos no título

- Advertisement -

Liga Francesa, Jornada 32: domingo, 19h45, 18 de abril de 2022

ANTEVISÃO: RIVALIDADE HISTÓRICA NO TOPO DA TABELA

Não é a mais antiga rivalidade na França, nem a mais tradicional, porém o Le Classique, a cada jogo, nutre a competitividade entre a capital, Paris, e a província, Marselha, que no momento acabam por ser os dois primeiros colocados da Liga Francesa. Desta forma, as duas equipas com mais adeptos no país francês enfrentam-se nas últimas emoções deste campeonato, que já parece decidido para o Paris Saint-Germain FC.

Numa frustrante época, o PSG parece lentamente sair da ressaca moral e futebolística após a eliminação na Liga dos Campeões. Prova disso? As últimas exibições do trio mágico que, apenas no final da época, começam a constituir uma química entre os craques. Somente na 30ª jornada da Liga Francesa, os três elementos, Messi, Neymar e Mbappé, marcaram golos no mesmo jogo. Sorte da equipa parisiense que, enquanto o trio não engrenava, Mbappé certificou-se de manter o alto rendimento da equipa milionária.

Assim, ao mesmo tempo em que ocorre a indefinição do futuro do melhor marcador e melhor assistente do campeonato, Kylian Mbappé, e cresce a desconfiança sob o trabalho do treinador Pochettino, o PSG, com facilidade, permanece como líder isolado no campeonato, com 71 pontos, doze a mais do que o segundo colocado Marselha. A contar a preparação tática para o Le Classique, após perder um dos seus principais pilares do meio-campo, o argentino Leandro Paredes, Pochettino mudou a configuração tática de um 4-1-4-1 para o 4-3-3, com o trio de ataque mais potente de França.

COM O TÍTULO BEM PERTO, CONSEGUIRÁ O PSG APROXIMAR-SE AINDA MAIS DA GLÓRIA? APOSTA NA BWIN.PT!

Por outro lado, o segundo colocado vem embalado depois do apuramento na Liga Conferência, frente ao PAOK, após dois confrontos em que Payet foi o destaque e principal responsável de levar o Marselha para as meias-finais da nova competição.

Porém, quando o assunto é o campeonato francês, a inconsistência e o fraco início da jornada de Jorge Sampaoli fez com que o Marselha não figurasse nas primeiras posições do campeonato. E isto explica, em parte, a diferença de mais de 12 pontos com apenas sete jogos a faltar para o fim do campeonato.

Desta forma, ao passo que o PSG retorna ao posto de campeão de França, o Marselha pretende atrasar as comemorações no confronto entre as duas melhores equipas do país nesta época.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Será o 99° Le Classique, com 44 vitórias do Paris Saint-Germain, 22 empates e 33 vitórias do Olympique de Marseille.
  2. O PSG possui invencibilidade de três jogos contra o Marselha.
  3. Última vitória do Olympique de Marselha ocorreu na época passada e foi justamente no Parc de Princes, casa do PSG.
  4. O PSG tem a maior série invicta no Le Classique, com total de 20 jogos sem perder contra o Olympique de Marselha
  5. Antes de o PSG ser adquirido pelo grupo de investimento do Catar, o Marselha tinha vantagem de seis vitórias de vantagem em confrontos no Le Classique.
  6. Após a injeção de dinheiro do grupo de investidores, o PSG ganhou 19 dos 25 jogos e perdeu apenas dois confrontos.
  7. PSG e OM são as únicas equipas francesas a ganharem títulos europeus: Copa dos Campeões 1996 e Champions League 1993, respetivamente.
  8. Os recordes de maior vitória em casa do PSG e maior vitória fora do Marselha são: 5-1 (na época de 1977/78) e 0-3 (na época de 2009/10).
  9. O resultado mais frequente deste duelo é o Paris Saint-Germain 2-1 (10 jogos).
  10. O primeiro Le Classique realizou-se a 11 de dezembro de 1971: Olympique 4-2 Paris SG.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) – Sem precisar de qualquer introdução, o craque francês empilha números e atuações que o elevam para os melhores jogadores do mundo, principalmente nesta formatação tática. As assistências de Messi e a movimentação dos meio campistas acentuam as qualidades individuais de Mbappé.

 

Gérson (Olympique de Marselha) – O pedido de Sampaoli por um jogador mais cerebral e controlador foi atendido quando Gérson desembarcou em Marselha. A qualidade no passe curto e inteligência de movimentação geram frutos para a criação de jogo dos Les Olympians.

 

XI´S PROVÁVEIS

Paris Saint-Germain FC: Donnarumma, Hakimi, Sergio Ramos, Kimpembe, Nuno Mendes, Verratti, Danilo Pereira, Gueye, Messi, Neymar, Mbappe. (4-3-3)

Treinador: Mauricio Pochettino

“É um jogo especial. Tive a oportunidade de jogar e ser capitão, agora quero aproveitar como treinador”.

 

Olympique Marseille: Mandanda, Pol Lirola, Saliba, Cáleta-Car, Kolasinac, P. Gueye, Guendouzi, Gerson, C. Under, Payet, Bakambu. (4-3-3)

Treinador: Jorge Sampaoli

“É importante virmos de oito vitórias seguidas, significa que continuamos nas competições europeias e na luta interna pelo apuramento para a Liga dos Campeões”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: PARIS SAINT-GERMAIN FC 3-1 OLYMPIQUE DE MARSELHA

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez multado por partir uma porta de vidro após o empate no Gil Vicente x Sporting

O Conselho de Disciplina da FPF anunciou que Luis Suárez foi multado em 1530 euros pelos acontecimentos após o Gil Vicente x Sporting.

Os 3 erros de Ruben Amorim no Manchester United

Ruben Amorim deixa o Manchester United com o pior registo de um teinador na era pós-Alex Ferguson.

Real Madrid bate Atlético Madrid e está na final da Supertaça de Espanha

O Real Madrid bateu na noite desta quinta-feira o Atlético Madrid e garantiu a qualificação para a final da Supertaça de Espanha.

Análise às equipas #5: Racing Bulls, crescer sem sair do lugar

A temporada de 2025 da Racing Bulls foi, à primeira vista, positiva. Mais pontos, maior consistência e menos fins de semana perdidos por erros básicos.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Alberto Costa podia ter assinado pelo Manchester City

Alberto Costa podia ter sido confirmado como reforço do Manchester City em janeiro de 2025, mas acabou por assinar pela Juventus.

FC Porto apresenta queixa Frederico Varandas depois de palavras fortes em Guimarães

O FC Porto decidiu apresentar uma queixa contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, depois de declarações proferidas em dezembro.

PSG conquista mais um título com o triunfo frente ao Marselha na Supertaça de França

O PSG conquistou a Supertaça de França com o triunfo frente ao Marselha na decisão por penáltis, após um empate a duas bolas no tempo regulamentar.