Paris Saint-Germain FC x Olympique de Marselha | “Le Classique” com os olhos no título

    Liga Francesa, Jornada 32: domingo, 19h45, 18 de abril de 2022

    ANTEVISÃO: RIVALIDADE HISTÓRICA NO TOPO DA TABELA

    Não é a mais antiga rivalidade na França, nem a mais tradicional, porém o Le Classique, a cada jogo, nutre a competitividade entre a capital, Paris, e a província, Marselha, que no momento acabam por ser os dois primeiros colocados da Liga Francesa. Desta forma, as duas equipas com mais adeptos no país francês enfrentam-se nas últimas emoções deste campeonato, que já parece decidido para o Paris Saint-Germain FC.

    Numa frustrante época, o PSG parece lentamente sair da ressaca moral e futebolística após a eliminação na Liga dos Campeões. Prova disso? As últimas exibições do trio mágico que, apenas no final da época, começam a constituir uma química entre os craques. Somente na 30ª jornada da Liga Francesa, os três elementos, Messi, Neymar e Mbappé, marcaram golos no mesmo jogo. Sorte da equipa parisiense que, enquanto o trio não engrenava, Mbappé certificou-se de manter o alto rendimento da equipa milionária.

    Assim, ao mesmo tempo em que ocorre a indefinição do futuro do melhor marcador e melhor assistente do campeonato, Kylian Mbappé, e cresce a desconfiança sob o trabalho do treinador Pochettino, o PSG, com facilidade, permanece como líder isolado no campeonato, com 71 pontos, doze a mais do que o segundo colocado Marselha. A contar a preparação tática para o Le Classique, após perder um dos seus principais pilares do meio-campo, o argentino Leandro Paredes, Pochettino mudou a configuração tática de um 4-1-4-1 para o 4-3-3, com o trio de ataque mais potente de França.

    COM O TÍTULO BEM PERTO, CONSEGUIRÁ O PSG APROXIMAR-SE AINDA MAIS DA GLÓRIA? APOSTA NA BWIN.PT!

    Por outro lado, o segundo colocado vem embalado depois do apuramento na Liga Conferência, frente ao PAOK, após dois confrontos em que Payet foi o destaque e principal responsável de levar o Marselha para as meias-finais da nova competição.

    Porém, quando o assunto é o campeonato francês, a inconsistência e o fraco início da jornada de Jorge Sampaoli fez com que o Marselha não figurasse nas primeiras posições do campeonato. E isto explica, em parte, a diferença de mais de 12 pontos com apenas sete jogos a faltar para o fim do campeonato.

    Desta forma, ao passo que o PSG retorna ao posto de campeão de França, o Marselha pretende atrasar as comemorações no confronto entre as duas melhores equipas do país nesta época.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Será o 99° Le Classique, com 44 vitórias do Paris Saint-Germain, 22 empates e 33 vitórias do Olympique de Marseille.
    2. O PSG possui invencibilidade de três jogos contra o Marselha.
    3. Última vitória do Olympique de Marselha ocorreu na época passada e foi justamente no Parc de Princes, casa do PSG.
    4. O PSG tem a maior série invicta no Le Classique, com total de 20 jogos sem perder contra o Olympique de Marselha
    5. Antes de o PSG ser adquirido pelo grupo de investimento do Catar, o Marselha tinha vantagem de seis vitórias de vantagem em confrontos no Le Classique.
    6. Após a injeção de dinheiro do grupo de investidores, o PSG ganhou 19 dos 25 jogos e perdeu apenas dois confrontos.
    7. PSG e OM são as únicas equipas francesas a ganharem títulos europeus: Copa dos Campeões 1996 e Champions League 1993, respetivamente.
    8. Os recordes de maior vitória em casa do PSG e maior vitória fora do Marselha são: 5-1 (na época de 1977/78) e 0-3 (na época de 2009/10).
    9. O resultado mais frequente deste duelo é o Paris Saint-Germain 2-1 (10 jogos).
    10. O primeiro Le Classique realizou-se a 11 de dezembro de 1971: Olympique 4-2 Paris SG.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) – Sem precisar de qualquer introdução, o craque francês empilha números e atuações que o elevam para os melhores jogadores do mundo, principalmente nesta formatação tática. As assistências de Messi e a movimentação dos meio campistas acentuam as qualidades individuais de Mbappé.

     

    Gérson (Olympique de Marselha) – O pedido de Sampaoli por um jogador mais cerebral e controlador foi atendido quando Gérson desembarcou em Marselha. A qualidade no passe curto e inteligência de movimentação geram frutos para a criação de jogo dos Les Olympians.

     

    XI´S PROVÁVEIS

    Paris Saint-Germain FC: Donnarumma, Hakimi, Sergio Ramos, Kimpembe, Nuno Mendes, Verratti, Danilo Pereira, Gueye, Messi, Neymar, Mbappe. (4-3-3)

    Treinador: Mauricio Pochettino

    “É um jogo especial. Tive a oportunidade de jogar e ser capitão, agora quero aproveitar como treinador”.

     

    Olympique Marseille: Mandanda, Pol Lirola, Saliba, Cáleta-Car, Kolasinac, P. Gueye, Guendouzi, Gerson, C. Under, Payet, Bakambu. (4-3-3)

    Treinador: Jorge Sampaoli

    “É importante virmos de oito vitórias seguidas, significa que continuamos nas competições europeias e na luta interna pelo apuramento para a Liga dos Campeões”.

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: PARIS SAINT-GERMAIN FC 3-1 OLYMPIQUE DE MARSELHA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Kayalu Castro da Silva
    Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.