📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

- Advertisement -

LIGA INGLESA

Fonte: Premier League

Comecei este artigo com a referência ao arrepio que ainda hoje me causa o golo do Kun Aguero, por isso começarei esta análise com a Premier League. E como os dados são tão fiéis como o algodão, a Premier League tem-nos dado as melhores corridas ao título na última década em conjunto com a La Liga. Este ano não é claramente exemplo, estando um Liverpool, provavelmente, nem ao alcance dos Deuses. Mas vejamos:

Em 2009/10, os 29 golos de Didier Drogba levaram o Chelsea à conquista do título, mas foi preciso uma vitória categórica por 8-0 aos já despromovidos Portsmouth na última jornada para levarem o troféu para Londres.

Não vou falar outra vez da minha pele de galinha, mas em 2011/12 foi preciso ver o minuto 90+4 da trigésima oitava jornada para sabermos para que museu de Manchester é que o título inglês ia.

Em 2013/14, o enorme capitão dos reds escorregou e a duas jornadas do fim encontrávamos Manchester City e Liverpool empatados. Os pupilos de, na altura, Manuel Pellegrini não tremeram e levaram de novo o título para a cidade de Manchester.

A média de semanas em falta, após um título ficar decidido
Fonte: Runrepeat.com

Já em 2015/16 a Premier League trouxe-nos o impensável. Ao olharmos para a diferença pontual constatamos uma separação pontual relevante, mas é também preciso olhar para os nomes. Foi o “furacão” Vardy e os seus colegas que deixaram o mundo incrédulo ao levarem o troféu mais desejado para a cidade de Leicester.

Na temporada transata, os azuis de Manchester e os reds levaram-nos outra vez até a última, e foi por um ponto apenas que se decidiu o Campeonato. É difícil encontrar outro sítio do planeta Terra que nos presenteie constantemente com entretenimento deste género.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cemitério de treinadores: Ruben Amorim junta-se a uma longa lista de técnicos despedidos do Manchester United no pós Alex Ferguson

Ruben Amorim foi despedido nas últimas horas do comando técnico do Manchester United, depois de um ano e dois meses no cargo.

Estes foram os números de Ruben Amorim ao comando do Manchester United

Esta segunda-feira, Ruben Amorim foi despedido pelo Manchester United, terminando uma ligação de mais de um ano com o clube.

Clube dividido e ambiente tenso: eis os motivos do despedimento de Ruben Amorim do comando do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United durante esta segunda-feira. A informação já foi oficializada.

O golo que caiu do céu e a equipa que não caiu nunca | Santa Clara 0-1 FC Porto

O FC Porto venceu o Santa Clara, num daqueles jogos que não se explicam pelo brilho, mas pelo peso que pode ter na conquista de um campeonato

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim sai do Manchester United: eis a sua comparação com Erik ten Hag

O Manchester United vai confirmar nas próximas horas a saída de Ruben Amorim do comando técnico do emblema do Old Trafford.

Manchester United já tem definido o sucessor de Ruben Amorim

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United. O técnico português deve ser rendido por Darren Fletcher no comando da equipa.

Análise às equipas #4: Aston Martin, quando a promessa caiu mais rápido do que o projeto

A temporada de 2025 da Aston Martin foi, acima de tudo, uma desilusão proporcional à ambição que a própria equipa criou.