A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

LIGA INGLESA

Fonte: Premier League

Comecei este artigo com a referência ao arrepio que ainda hoje me causa o golo do Kun Aguero, por isso começarei esta análise com a Premier League. E como os dados são tão fiéis como o algodão, a Premier League tem-nos dado as melhores corridas ao título na última década em conjunto com a La Liga. Este ano não é claramente exemplo, estando um Liverpool, provavelmente, nem ao alcance dos Deuses. Mas vejamos:

Em 2009/10, os 29 golos de Didier Drogba levaram o Chelsea à conquista do título, mas foi preciso uma vitória categórica por 8-0 aos já despromovidos Portsmouth na última jornada para levarem o troféu para Londres.

Não vou falar outra vez da minha pele de galinha, mas em 2011/12 foi preciso ver o minuto 90+4 da trigésima oitava jornada para sabermos para que museu de Manchester é que o título inglês ia.

Em 2013/14, o enorme capitão dos reds escorregou e a duas jornadas do fim encontrávamos Manchester City e Liverpool empatados. Os pupilos de, na altura, Manuel Pellegrini não tremeram e levaram de novo o título para a cidade de Manchester.

A média de semanas em falta, após um título ficar decidido
Fonte: Runrepeat.com

Já em 2015/16 a Premier League trouxe-nos o impensável. Ao olharmos para a diferença pontual constatamos uma separação pontual relevante, mas é também preciso olhar para os nomes. Foi o “furacão” Vardy e os seus colegas que deixaram o mundo incrédulo ao levarem o troféu mais desejado para a cidade de Leicester.

Na temporada transata, os azuis de Manchester e os reds levaram-nos outra vez até a última, e foi por um ponto apenas que se decidiu o Campeonato. É difícil encontrar outro sítio do planeta Terra que nos presenteie constantemente com entretenimento deste género.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.