A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

LIGA ESPANHOLA

Fonte: FC Barcelona

Saímos de terras de sua majestade, e vamos para uma realidade diferente. Realidades diferentes, pedem-nos análises diferentes, mas mais uma vez, os factos não nos mentem.

A La Liga na última década tem vivido muito à sombra do que os extraterrestres Ronaldo e Messi faziam, e fazem, nas suas épocas. Fomos brindados com a era Guardiola, com a vitória de José Mourinho, com um milagre de Diego Simeone e inúmeros dérbis e “El Clasicos” que nos fizeram suar no sofá.

Os campeonatos de 2009/10 e 2010/11 foram marcados pela quase perfeição dos catalães e do Real Madrid, ficando separados por três e quatro pontos, respetivamente.

Já 2013/2014 ficou marcado pela surpresa: El Cholo foi capaz de tornar os colchoneros competitivos o campeonato inteiro e Diego Godín protagonizou mais um momento daqueles que escreve a história do futebol e, em pleno Camp Nou, guardou no bolso um troféu merecido pela equipa de Madrid.

As épocas de 2014/15 e 2015/16 trouxeram-nos mais duas corridas épicas ao título da Liga Espanhola, é verdade, os culés mostraram sempre conseguir ser mais regulares que os merengues, mas a diferença pontual começava a mostrar que algo estava prestes a mudar.

Em 2016/2017, o regresso de Zizou trouxe um Real Madrid mais estável e com capacidade de, ano após ano, lutar pelo campeonato. Podemos afirmar que pouco resta da super era de Guardiola, e que os Catalães de momento estão à procura do caminho para se voltarem a afirmar na Europa, mas os sinais que nos dão é de que serão sempre competitivos e estarão prontos para lutar pelo troféu interno até ao final.

Já os merengues estarão sempre dispostos a investir para alcançar um título que têm deixado fugir. Os Colchoneros são uma incógnita, o ADN de Diego Simeone parece desgastado e será preciso ver algo a mudar na segunda melhor equipa da capital espanhola para conseguirem o destaque.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.