A jornada do Arsenal FC desde os «Invencíveis»: para quando o título?

Parecia que este ano era certo para os gunners, mas um Manchester City à boleia de Erling Haaland, colocou um travão nas ambições londrinas, ainda assim, parece apenas uma questão de tempo até que Mikel Arteta volte a ser feliz no Arsenal

Depois de uma temporada praticamente imaculada na Liga Inglesa, o Arsenal FC foi ultrapassado pelo Manchester City FC, após uma sucessão de maus resultados que atrapalharam a turma de Mikel Arteta. Os gunners coraram a sequência de perdas de pontos com uma derrota por 4-1, frente aos cityzens, que aparece como o carrasco de uma época onde todos os presentes no Emirates Stadium voltaram a acreditar. 

A conquista do título parece agora uma miragem no futuro dos londrinos, estando dependentes de um mau resultado do Manchester City, para ter alguma hipótese de voltar a reclamar o lugar do trono, que lhe escapa desde a temporada 2003/2004, no mítico ano dos invencíveis. 

Atualmente, não há muito para explicar sobre o esquadrão treinado por Arsène Wenger e capitaneado por Patrick Vieira, os números falam por si. Em 38 jogos na melhor liga do mundo, os gunners venceram 28 e empataram 12, não consentindo qualquer derrota e eternizando até aos dias de hoje, a única equipa a fazer uma temporada invencível na Premier League. Destacam-se Thierry HenryRobert PirèsLehmannLjungbergBergkamp e muitos mais, num dos melhores planteis da História do desporto rei.

Mas, após esta lendária era, que ainda viu a conquista de uma FA Community Shield, uma FA Cup e uma final perdida da UEFA Champions League, frente ao Barcelona FC em 2005/2006, a equipa nunca mais foi a mesma. 

Foi contruído o Emirates Stadium, que necessitou de um grande investimento financeiro, numa altura em que o futebol se transformava cada vez mais no jogo dos milionários, o Arsenal perdeu a capacidade de garantir grandes estrelas e foi obrigado a ter de as formar. Seguiu-se um período de nove anos sem qualquer conquista para Arsène Wenger, onde os seus melhores jogadores foram várias vezes adquiridos pelos rivais: Samir NasriGaël ClichyAshley ColeKolo TouréAdebayor e Robin Van Persie, são todos exemplos.

Os nove anos que tornaram o Museu do Arsenal num deserto, culminaram numa das mais emocionantes vitórias do clube, na conquista da FA Cup em 2013/2014, onde depois de estar a perder por duas bolas a zero, frente ao Hull City AFC, a equipa deu a volta, marcando o terceiro golo, que garantiu a vitória, aos 108 minutos, por Aaron Ramsey. Nessa equipa alinha Mikel Arteta.

O regresso às conquistas viu o Arsenal a tornar-se numa equipa ‘das taças’. Sem capacidade de fazer uma temporada regular, que lhe garantisse a conquista da Premier League, mas com um plantel e treinador capazes de vencer qualquer jogo. Seguiram-se a Taça de Inglaterra de 2014/2015 e 2016/2017, bem como a Supertaça em 2014/2015, 2015/2016 e 2017/2018, que foi o último troféu de Wenger enquanto treinador.

O mítico técnico francês, deixou a equipa de Londres perto do fim da temporada 2017/2018, sendo Unai Emery o eleito para o cargo, com o objetivo de fechar um ciclo e começar outro. Apesar de não ter resultado assim tão bem. O treinador durou pouco mais de um ano no comando técnico e foi despedido sem vencer qualquer conquista. Foi Substituído por Lumjberg, temporariamente, e em dezembro de 2019 Mikel Arteta finalmente chega, enquanto treinador, aos gunners.

O regresso do espanhol à equipa de Londres veio como um raio de luz de esperança, depois de ter sido adjunto dePep Guardiola no Manchester City. Na sua primeira temporada conquistou a FA Cup e na seguinte venceu a Supertaça da Inglaterra, montando pelo caminho os alicerces para o futuro dos londrinos. 

Olhando atualmente aos nomes que se encontram no plantel dos gunners apenas Rob HoldingTierney e Xhaka se encontravam no plantel principal quando o espanhol ingressou como comandante do Arsenal. Os restantes nomes ou são apostas de Arteta (da formação ou regressos de emprestados, como Saliba ou Elneny) ou são atletas especificamente comprados para o desenho a longo tempo de uma mentalidade e ideia de jogo fixa nos gunners

Sobressai o facto de que, mesmo que não consigam garantir a conquista do campeonato esta época, mais tarde ou mais cedo, Mikel Arteta vai devolver a equipa aos grandes palcos e às grandes conquistas, uma vez que às grandes performances e craques já regressou. 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era: Son confirma saída do Tottenham e explica motivos

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham neste mercado de verão. Avançado sul-coreano explica motivos para a decisão.

Sporting define alvo para atacar caso Diomande saia neste verão

O Sporting está interessado em Koni De Winter. É a principal alternativa dos leões caso Ousmane Diomande saia neste mercado de verão.

Kika Nazareth regressa aos treinos no Barcelona após grave lesão

Kika Nazareth já regressou aos treinos do Barcelona. Internacional portuguesa sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo.

Paulinho marca de bicicleta para dar vitória ao Toluca na Leagues Cup 2025

O Toluca venceu esta madrugada o Montréal por 2-1 na jornada 2 da Leagues Cup 2025. Paulinho em destaque com golo de bicicleta.

PUB

Mais Artigos Populares

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.