O caminho ainda é longo | Ipswich Town 1-1 Manchester United

- Advertisement -

Na estreia de Ruben Amorim no Manchester United, o conjunto não foi além de um empate a uma bola no campo do 18.º classificado da Liga Inglesa, o Ipswich Town que vinha de uma vitória histórica na casa do Tottenham.

Existia a curiosidade sobre qual seria o esquema utilizado pelo treinador português, mas ficou dissipada quando o onze foi divulgado. Foi chegar e mudar tudo. Promoveu o 3x4x3, como no Sporting, alterou o posicionamento de jogadores como Mazraoui, Amad Diallo, Diogo Dalot e Bruno Fernandes, algo que para muitos não faz sentido, mas há que estabelecer padrões desde o início.

E foi preciso apenas dois minutos para ficar patente a sinergia de Ruben Amorim. Diallo na progressão, deixa alguns adversários desamparados – lembrando Geny Catamo ou Quenda – e Rashford finaliza como um autêntico nove, dando a vantagem ao Man United.

Apesar do início prometedor, as lacunas vistas durante os últimos anos com Erik Ten Hag foram visíveis. Pouco intensidade defensiva, principalmente na primeira linha de pressão e rapidez a perder a bola, algo que Amorim já tinha detetado como características a melhorar.

Onana salvou em várias ocasiões até que Hutchinson abriu o livro, aos 43 minutos, e com um remate em arco igualou o resultado. Recebe entrelinhas e vira-se com facilidade. O internacional sub-21 pela seleção inglesa foi quem gerou mais perigo para a baliza dos visitantes. Rápido e forte tecnicamente, ganhou vantagem, por diversos momentos, ao meio-campo e defesa do United.

Na primeira parte as dificuldades de adaptação estiveram à vista. Os extremos não sabiam que zonas ocupar e o meio-campo, por consequência e incapacidade física, sofreu para vascular. A transição defensiva é o ponto mais débil e está longe do que Ruben Amorim deseja. O Ipswich Town entrava como queria e as estatísticas demonstravam isso mesmo. Mais remates, posse de bola e recuperações no último terço.

Sem alterações, o Manchester United voltou do balneário mais imponente, tendo mais bola e com objetividade na procura do golo, com o Ipswich a baixar a guarda dando espaço para que os red devils jogassem.

Contudo, a vontade existia, mas as imprecisões técnicas e táticas foram constantes. A par de Bruno Fernandes, o mais esclarecido da equipa, houve diversas exibições que levantam questões, Matthijs de Ligt à cabeça.

Fica como “imagem de marca” no antigo treinador do Sporting, na chegada a Manchester, a sua ousadia. Sabendo que é um esquema difícil de colocar em prática, o treinador não deixa de acreditar na sua ideia e, com certeza, terá sucesso.

O empate não é um bom resultado, lógico, mas há espaço para melhorias, num plantel com qualidade, porém está sem confiança. Além das questões táticas, Ruben Amorim tem que gerir as pessoas que estão “por trás” dos jogadores.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool confirma saída de Konaté: «Todos no clube lhe desejam o melhor para o futuro»

Ibrahima Konaté diz mesmo adeus ao Liverpool. Reds confirmaram este domingo a saída do defesa-central, que está em final de contrato.

Avançam em Espanha: Bernardo Silva já tem acordo total com o Barcelona

Bernardo Silva e o Barcelona alcançaram acordo total. Negócio está bem encaminhado, porém ainda não está fechado.

Vitinha e Nuno Mendes escolhidos para o Onze do Ano da Champions League

Este domingo, a UEFA anunciou o Onze do Ano da edição 2025/26 da Champions League, contando com a presença de dois internacionais portugueses.

Liverpool recebe proposta de 20 milhões de euros por médio e aponta mais alto

O Inter Milão quer contratar Curtis Jones e ofereceu 20 milhões de euros. Liverpool pretende receber cerca de 30 milhões de euros pelo médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Leça e Vitória Sernache garantem bilhete para a final do Apuramento de Campeão do Campeonato de Portugal

Já são conhecidas as equipas que marcarão presença na final do Apuramento de Campeão do Campeonato de Portugal, marcado para o dia 10 de junho.

Já esteve muito associado ao Benfica e é desejado pelo River Plate

O River Plate mostrou interesse em Thiago Almada. Médio ofensivo de 24 anos foi colocado pelo Atlético Madrid no mercado.

Nandinho abandona o comando técnico do Al Muharraq após conquistar a dobradinha

Por opção própia, Nandinho anunciou a saída do Al Muharraq, após 16 meses no comando do clube, durante os quais conquistou dois campeonatos e uma taça.