Falta pontaria, falta raça, falta o Liverpool!

cab premier league liga inglesaA época passada foi de sonho. Há muitos anos que não víamos o Liverpool a lutar pelo título até à última jornada. Era uma equipa que dava prazer ver jogar: futebol ofensivo, golos para dar e vender e uma união que arrepiava. Lá na frente, Suaréz e Sturridge eram os matadores de serviço. No meio campo, o lendário Gerrard comandava as tropas. No banco, Brendan Rodgers via uma grande equipa a praticar bom futebol, o que no fim da época lhe valeu o troféu de melhor treinador da Premier League. O título acabou por lhes escapar, mas conseguiram voltar a qualificar-se para a Liga dos Campeões, muitos anos depois da última vez. Esperava-se que 2014/2015 fosse a consolidação de um sonho. Esperava-se…

A principal saída foi a do Bota de Ouro Luis Suaréz, que rumou para Camp Nou e deixou o ataque dos reds despido. A juntar a esta saída temos a lesão prolongada de Sturridge, ou seja, o ataque que marcara uma época de sonho tinha agora desaparecido. O Liverpool não se deixou ficar e, querendo voltar aos velhos tempos de glória, investiu no mercado. As chegadas para o ataque foram promissoras: Markovic, Lambert e Balotelli.

A equipa sofreu uma renovação e Brendan Rodgers ficou com uma equipa recheada de talento, mas talvez demasiado jovem para perceber a responsabilidade de jogar com uma camisola com tanta história. Foquemo-nos no ataque:

Markovic– o sérvio tanto pode jogar nas alas como na frente do ataque. É rápido, sabe fazer golos e contornar vários adversários com a facilidade de poucos. O que lhe falta então? Maturidade. A meu ver, a sua saída do Benfica foi muito prematura. Deveria ter ficado na Liga Portuguesa mais uma ou duas épocas, num clube em que tivesse mais espaço e onde pudesse progredir. Com esta transferência precoce, Markovic tem ficado muito aquém do que se esperava dele.

Lambert– o inglês já não é propriamente novo. Brilhou na última época no Southampton e esperava-se que fosse a voz da razão no último terço do campo. No entanto, parece que se esqueceu de como se fazem golos. Saiu da sua zona de conforto e não me parece que seja jogador para um clube grande. Ganhava mais em estar agora na equipa de Koeman.

Balotelli– o ponta-de-lança italiano teve a oportunidade da vida dele. Depois da saída do Manchester City teve a oportunidade de brilhar no Milan, mas tal não aconteceu. Nem com ele, nem com nenhum outro membro de uma equipa histórica bastante apagada. Apesar disso esta era a oportunidade de Balo de voltar a um campeonato onde já deu provas de ser um goleador e em que já conquistou títulos. Como retribuiu o italiano? Com pouco. Dois golos e quatro assistências em catorze jogos são muito pouco para o dinheiro que custou e para o rótulo de estrela que desde muito novo o acompanha e que em muito poucas ocasiões tem vindo a justificar. Talvez seja uma questão de tempo, talvez não.

Balotelli prometia, e promete. E é esse o problema, ele não para de prometer… Fonte: senior agen (Flickr)
Balotelli prometia, e promete. E é esse o problema, ele não para de prometer…
Fonte: senior agen (Flickr)

Quanto às opções que já existiam no plantel, temos Sterling e o regresso de Borini, que esteve emprestado ao Sunderland na época transata.

Sterling – tem sido o único a correr, num Liverpool apagado e desmotivado. É uma clara estrela em ascensão e não é por acaso que os tubarões da Europa não o largam. É o futuro da seleção inglesa e do Liverpool. Tem raça, técnica e uma velocidade que deixa qualquer defesa colado à linha lateral.

Borini– após uma época no Sunderland, o italiano regressa a Anfield. Na época passada marcou doze golos em mais de quarenta jogos, um registo muito aquém do expectável. Já há muitos anos que o avançado carrega às costas o rótulo de promessa, mas nunca tem passado disso e o rótulo começa a desaparecer. Esperava-se mais deste miúdo.

A somar a um ataque desgastado e despido, junta-se um meio-campo sem ideias e uma defesa frágil e sem confiança num guarda-redes que tem cometido demasiados erros. É importante que Brendan Rodgers aja. Ir ao mercado é obrigatório neste inverno! Esperaremos para ver se os reds conseguem dar a volta e salvar a época e entrar no próximo ano com o pé direito, ou então a época passada não terá passado de uma miragem…

Foto de Capa: René C.Nielsen (Flickr)

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PAOK contrata jovem avançado do Benfica

O PAOK já oficializou a contratação de Karel Mustmaa. Jovem avançado deixa Benfica ao fim de quatro temporadas.

FC Porto treinou neste sábado com 4 ausências na sessão orientada por Francesco Farioli

O FC Porto voltou a treinar na manhã deste sábado. Os dragões vão jogar neste domingo, frente ao Atlético de Madrid.

Atenção, Ruben Amorim: Benjamin Sesko falha jogo do Leipzig e está de saída

O Manchester United e o Newcastle estão na luta pela contratação de Benjamin Sesko. Avançado falha jogo particular do Leipzig.

Atalanta rejeita proposta de 42 milhões de euros do Inter Milão

A Atalanta rejeitou uma oferta do Inter Milão por Ademola Lookman. Os nerazzurri ofereceram 42 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus empata com o Regianna em dia de estreia de João Mário: Há golo de Francisco Conceição

A Juventus empatou 2-2 com o Regianna num jogo particular. João Mário, que deixou este verão o FC Porto, estreou-se.

Pedro Proença e o fim de Cristiano Ronaldo na Seleção: «Gostaria que pudesse ser eterno»

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença confirma renovação de Francisco Neto na Seleção Feminina

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.