Falta pontaria, falta raça, falta o Liverpool!

cab premier league liga inglesaA época passada foi de sonho. Há muitos anos que não víamos o Liverpool a lutar pelo título até à última jornada. Era uma equipa que dava prazer ver jogar: futebol ofensivo, golos para dar e vender e uma união que arrepiava. Lá na frente, Suaréz e Sturridge eram os matadores de serviço. No meio campo, o lendário Gerrard comandava as tropas. No banco, Brendan Rodgers via uma grande equipa a praticar bom futebol, o que no fim da época lhe valeu o troféu de melhor treinador da Premier League. O título acabou por lhes escapar, mas conseguiram voltar a qualificar-se para a Liga dos Campeões, muitos anos depois da última vez. Esperava-se que 2014/2015 fosse a consolidação de um sonho. Esperava-se…

A principal saída foi a do Bota de Ouro Luis Suaréz, que rumou para Camp Nou e deixou o ataque dos reds despido. A juntar a esta saída temos a lesão prolongada de Sturridge, ou seja, o ataque que marcara uma época de sonho tinha agora desaparecido. O Liverpool não se deixou ficar e, querendo voltar aos velhos tempos de glória, investiu no mercado. As chegadas para o ataque foram promissoras: Markovic, Lambert e Balotelli.

A equipa sofreu uma renovação e Brendan Rodgers ficou com uma equipa recheada de talento, mas talvez demasiado jovem para perceber a responsabilidade de jogar com uma camisola com tanta história. Foquemo-nos no ataque:

Markovic– o sérvio tanto pode jogar nas alas como na frente do ataque. É rápido, sabe fazer golos e contornar vários adversários com a facilidade de poucos. O que lhe falta então? Maturidade. A meu ver, a sua saída do Benfica foi muito prematura. Deveria ter ficado na Liga Portuguesa mais uma ou duas épocas, num clube em que tivesse mais espaço e onde pudesse progredir. Com esta transferência precoce, Markovic tem ficado muito aquém do que se esperava dele.

Lambert– o inglês já não é propriamente novo. Brilhou na última época no Southampton e esperava-se que fosse a voz da razão no último terço do campo. No entanto, parece que se esqueceu de como se fazem golos. Saiu da sua zona de conforto e não me parece que seja jogador para um clube grande. Ganhava mais em estar agora na equipa de Koeman.

Balotelli– o ponta-de-lança italiano teve a oportunidade da vida dele. Depois da saída do Manchester City teve a oportunidade de brilhar no Milan, mas tal não aconteceu. Nem com ele, nem com nenhum outro membro de uma equipa histórica bastante apagada. Apesar disso esta era a oportunidade de Balo de voltar a um campeonato onde já deu provas de ser um goleador e em que já conquistou títulos. Como retribuiu o italiano? Com pouco. Dois golos e quatro assistências em catorze jogos são muito pouco para o dinheiro que custou e para o rótulo de estrela que desde muito novo o acompanha e que em muito poucas ocasiões tem vindo a justificar. Talvez seja uma questão de tempo, talvez não.

Balotelli prometia, e promete. E é esse o problema, ele não para de prometer… Fonte: senior agen (Flickr)
Balotelli prometia, e promete. E é esse o problema, ele não para de prometer…
Fonte: senior agen (Flickr)

Quanto às opções que já existiam no plantel, temos Sterling e o regresso de Borini, que esteve emprestado ao Sunderland na época transata.

Sterling – tem sido o único a correr, num Liverpool apagado e desmotivado. É uma clara estrela em ascensão e não é por acaso que os tubarões da Europa não o largam. É o futuro da seleção inglesa e do Liverpool. Tem raça, técnica e uma velocidade que deixa qualquer defesa colado à linha lateral.

Borini– após uma época no Sunderland, o italiano regressa a Anfield. Na época passada marcou doze golos em mais de quarenta jogos, um registo muito aquém do expectável. Já há muitos anos que o avançado carrega às costas o rótulo de promessa, mas nunca tem passado disso e o rótulo começa a desaparecer. Esperava-se mais deste miúdo.

A somar a um ataque desgastado e despido, junta-se um meio-campo sem ideias e uma defesa frágil e sem confiança num guarda-redes que tem cometido demasiados erros. É importante que Brendan Rodgers aja. Ir ao mercado é obrigatório neste inverno! Esperaremos para ver se os reds conseguem dar a volta e salvar a época e entrar no próximo ano com o pé direito, ou então a época passada não terá passado de uma miragem…

Foto de Capa: René C.Nielsen (Flickr)

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic fala da adaptação ao Benfica e realça satisfação com jogo pela Croácia: «Estou muito feliz»

Franjo Ivanovic falou aos jornalistas após o triunfo da Croácia frente a Montenegro. O avançado croata falou também da adaptação ao Benfica.

Benfica toma decisão quanto ao futuro de João Rego

O Benfica vai despromover João Rego à equipa B. Avançado vai passar a trabalhar às ordens de Nélson Veríssimo e jogar na Segunda Liga.

Jeremiah St. Juste pode continuar no Sporting até ao final de contrato: eis as novidades no plano do central

Jeremiah St. Juste quer continuar no Sporting até janeiro e tentar uma saída para a Bundesliga. Ainda assim, continuidade em Alvalade mais tempo não está descartada.

Lionel Scaloni rendido a Nicolás Otamendi: «Jogou lesionado contra a decisão do seu próprio clube»

Lionel Scaloni confessou que Nicolás Otamendi só jogou contra a Venezuela para se despedir dos adeptos. Central estava com pequena lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo despedido do Nottingham Forest: eis os números da passagem de sucesso pelo clube

O Nottingham Forest despediu Nuno Espírito Santo. Passagem do treinador pelo clube permitiu regresso às competições europeias e teve mais vitórias que derrotas.

FC Porto descontente com Galatasaray por palavras sobre Diogo Costa: já foi enviada uma carta para a Turquia

O FC Porto não gostou das palavras de Okan Buruk sobre Diogo Costa. Treinador do Galatasaray revelou preço pedido pelo FC Porto.

Andreia Faria tem impacto imediato no Al Nassr e marca na conquista da Supertaça Saudita Feminina

Andreia Faria não demorou muito tempo a ter destaque no Al Nassr. Média portuguesa marcou na estreia pelo clube e já conquistou troféus.