Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

A saída a jogar da equipa do Chelsea FC, com a sua defesa a três, encontra-se igualmente bem trabalhada e garante qualidade na fase inicial de construção. O facto de a primeira fase de construção ser marcada, habitualmente, por superioridade numérica relativamente aos avançados da equipa adversária faz com que Cahill ou, mais frequentemente, Azpilicueta, possam progredir com bola até ao meio-campo. Assim sendo, a qualidade técnica e a capacidade de tomada de decisão destes dois futebolistas dita em muito a qualidade da equipa na manutenção da posse de bola na construção.

Uma das imagens de marca deste Chelsea FC é a ausência de verdadeiros extremos. Assim sendo, Hazard e Pedro Rodríguez tendem a receber a bola numa posição  mais central como forma de atrair os laterais da equipa contrária. Ao faze-lo abrem espaço para a progressão em velocidade dos alas Alonso ou Moses a quem, pela qualidade técnica dos interiores ofensivos da equipa londrina, a bola acaba por ser endossada com relativa facilidade criando-se situações de desequilíbrio. Outra combinação frequente, sobretudo quando é dado espaço no corredor central, é a entrega da bola em Diego Costa e subsequente movimento de rutura de um dos interiores ofensivos; este, ao arrastar o lateral adversário, abre espaço para a progressão dos alas levando, igualmente, à potencial criação de situações de desequilíbrio.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

Eden Hazard e Pedro Rodríguez são, igualmente, dois futebolistas muito importantes no momento ofensivo do Chelsea FC. Se ao espanhol é pedido rigor tático e, como tal, este baseia o seu jogo sobretudo no ataque à profundidade através de movimentos diagonais por entre os defesas adversários, o belga tem carta branca para explanar a sua criatividade em campo. Assim sendo, a somar às diagonais que também realiza (seja para se desmarcar e receber a bola ou simplesmente para arrastar os defesas contrários), Hazard conduz também muitas vezes a bola, com a sua qualidade técnica, até ao flanco oposto criando situações de superioridade numérica que, por via de combinações, podem resultar em desequilíbrio para a defesa adversária.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

TAD aceita providência cautelar do Sporting e Geovany Quenda e Zeno Debast estão disponíveis para a Supertaça

O Tribunal Arbitral do Desporto aceitou a providência cautelar do Sporting e Geovany Quenda e Zeno Debast estão disponíveis para jogar a Supertaça.

Olheiro BnR | Richard Ríos

Ríos aproveitou os focos de uma grande competição internacional como rampa de lançamento para o futebol europeu.

Os fantasmas de Bruno Lage

Bruno Lage não divergia muito do carácter acolhedor de Rui Vitória, mas abalou a pasmaceira que o futebol benfiquista se tinha tornado.

Franjo Ivanovic já tem acordo com o Benfica: Eis a duração de contrato

Franjo Ivanovic está mais perto de deixar o Union Saint-Gilloise e rumar ao Benfica. Avançado já tem acordo com os encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho analisa pré-época no Algarve e atira: «O Benfica é uma equipa muito melhor do que o Feyenoord»

O Benfica venceu o Fenerbahçe por 3-2 na Eusébio Cup. José Mourinho diz que o clube encarnado é muito melhor do que o Feyenoord.

Eis a lista de lesionados do Benfica após situação complicada de Bruma

Bruma é o mais recente lesionado no Benfica. Avançado sofreu uma rotura completa no tendão de Aquiles esquerdo.

Já se sabe quantos anos de contrato João Félix vai assinar no Al Nassr

João Félix vai deixar o Chelsea e rumar ao Al Nassr. Internacional português assinará um contrato de duas temporadas.