Força da Tática: O cântaro foi à fonte, mas …

- Advertisement -

… não partiu. Num estádio de Wembley deplorável, no que diz respeito às condições do relvado, o Tottenham Hotspur FC recebeu o Manchester City FC.

Mauricio Pochettino complicou em Eindhoven, na passada quarta-feira, as contas do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao sofrer o empate perto do minuto 90. Já o seu adversário de ontem, Guardiola, venceu confortavelmente na Ucrânia.

O Manchester City acabou mesmo por sair de Londres com os três pontos, mesmo com as ocasiões de golo, nada normais, que permitiram aos Spurs. O golo madrugador de Mahrez, permitiu ao City ganhar o controlo do jogo desde os minutos iniciais, beneficiando das ausências de Alli e Eriksen do onze inicial.

Controlo inicial

  1. Pochettino montou a sua equipa em 4-2-3-1, sem a capacidade mágica de criação de Alli e Eriksen, foi um meio campo ofensivo menos criativo, com Lucas Moura, Lamela e Sissoko. Sem a bola, a estrutura passava para 4-4-1-1, em bloco médio, com algumas reticências em pressionar em zonas demasiados altas do campo.

Já Pep Guardiola apresentou, como é seu hábito, um esquema extremamente fluído em 4-3-3. Fernandinho fez companhia à dupla dos Silvas, no meio campo, em uma estrutura em grande parte semelhante aquela que abordei em um artigo anterior.

via GIPHY

Vemos como Fernandinho baixa entre os dois centrais ao mesmo tempo que os dois laterais – Mendy e Walker – ocupam o corredor central, formando um duplo pivô.

Ontem, pelas já mencionadas reticências do Tottenham em pressionar demasiado alto, o Manchester City manteve a sua estrutura em 4-3-3 para iniciar a construção. Como vemos em cima, Bernardo Silva e David Silva, colocavam-se nas costas da linha média dos Spurs, fixando-a e procurando receber a bola dos centrais e/ou de Fernandinho nessas zonas.

Quando não era Bernardo ou David a receber o passe, os seus movimentos (fluidos) arrastavam adversários abrindo a linha média para o passe direto para Aguero. Como vemos em baixo, fluidez e coordenação de movimentos:

via GIPHY

Estes comportamentos, estas trocas posicionais, de o lateral estar no corredor lateral e o extremo dentro, ou o extremo no corredor e o lateral em zonas interiores, são muito complicadas para o adversário contrariar.

Primeiro o Cântaro não foi à fonte e quando foi não partiu

Na primeira parte, o Tottenham não apareceu em campo. Em grande parte pelo respeito do seu treinador em relação às suas ideias, particularmente no que diz respeito a iniciar a construção desde trás, através de passes curtos e combinações.

Contudo frente a Guardiola, para sair em posse desde trás, é necessário ter os jogadores harmoniosamente coordenados para o conseguir fazer de forma eficaz. Sobre forte pressão do City, o Tottenham nunca foi capaz de o fazer.

As ausências de Eriksen e Alli, extremamente resistentes à pressão, e as decisões precipitadas de Lloris, terão contribuindo certamente para esta ineficácia. Uma ineficácia que se cifrou em dois remates nos primeiros 45 minutos.

via GIPHY

Na segunda parte, os jogadores do Manchester City demonstraram alguma falta de concentração e incapacidade de gerir os ritmos do jogo com a bola.

Esse recuo do City foi penalizado, ainda que não no marcador, com a entrada de Alli e Eriksen. Na última parte do segundo tempo, o Tottenham criou muito burburinho sempre que tinha a posse da bola. Chegava com perigo ao último terço, mas faltava alguma coisa! Os, reduzidos, quatro remates em 90 minutos falam por si.

Aquele “Key-Pass” nunca aconteceu e o cântaro nunca partiu.

Quando esteve perto de partir, o mau estado do relvado entrou em equação.

via GIPHY

Foto de Capa: Manchester City FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Eléctrico vencem meias-finais e está definida a final da Taça da Liga de Futsal

Está definida a final da Taça da Liga de Futsal. Eléctrico e Benfica vão disputar o título no próximo domingo depois de vencer nas meias-finais.

Max Verstappen critica Fórmula 1: «Tenho treinado no Mario Kart»

Max Verstappen voltou a criticar as mudanças nos novos carros da Fórmula 1. Na antevisão do Grande Prémio da China, o piloto falou do tema com ironia e admitiu que nem tem passado muito tempo no simulador antes da qualificação.

Benfica assegura Simão Lopes com contrato profissional

O médio de 16 anos Simão Amorim Lopes assinou contrato profissional com o Benfica. O jovem jogador cumpre a nona época no clube, ao qual chegou em 2017. 

Carlos Vela torna-se proprietário do Los Angeles FC

O Los Angeles FC anunciou que o antigo avançado Carlos Vela passou a ser acionista do clube.Carlos Vela adquiriu uma participação minoritária e vai integrar o grupo de proprietários responsável pela gestão e estratégia do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Lima volta aos treinos no AVS SAD após lesão

Pedro Lima regressou aos treinos no AVS SAD sem qualquer limitação física e está disponível para o próximo jogo frente ao Santa Clara.

Gabriel Morais termina carreira aos 24 anos por doença cardíaca

Gabriel Morais, avançado brasileiro de 24 anos, viu a sua carreira terminar de forma inesperada após ser diagnosticado com uma condição cardíaca durante uma avaliação médica detalhada.

Sporting continua de olho em Yeremay Hernández e já conhece preço pedido pelo Deportivo da Corunha

O Sporting quer contratar Yeremay Hernández no verão. Extremo continua a ser a prioridade para o próximo mercado e é avaliado em 50 milhões de euros.