Jogadores que admiro #106 – James Maddison

Virtuoso, inteligente, mágico, técnico, rápido com a bola nos pés e com uma grande visão de jogo. Todas estas características encaixam no perfil de James Maddison, médio ofensivo inglês, com 23 anos, que atua atualmente no Leicester City FC. Pode atuar no centro do terreno ou a partir de uma ala, fazendo movimentos interiores, sempre com preferência no ataque.

Este jovem médio inglês é o principal criativo e um dos maiores responsáveis pela atual terceira posição do Leicester na Premier League. Um jogador raro, como eu considero, um “número 10” moderno. Assume a batuta do último terço atacante no que toca a criativadade, sendo o maestro da equipa. Segundo o site especializado em valores de mercado de futebol, Transfermarkt, está avaliado em 60 milhões de euros.

Formado no Coventry City, em 2015, aos 19 anos “deu o salto” para o Norwich City FC. Após dois empréstimos, na época de 2017/18 finalmente assumiu-se como titular indiscutível no Norwich, fazendo 15 golos e dando a marcar oito em 49 jogos. Na época seguinte transferiu-se para o Leicester por 25 milhões de euros. Conta com apenas um jogo na principal seleção inglesa, mas muitas mais internacionalizações estarão para vir.

Na sua primeira época nos “Foxes” marcou sete golos e realizou cinco assistências em 38 jogos. Em apenas metade da época decorrente, em apenas 26 jogos, já quase igualou a participação em golos da época transata, marcando nove tentos e feito duas assistências.

Excelente batedor de livres diretos, com a sua a técnica a fazer lembrar David Beckham. É um jogador com muita classe e poder de decisão, tendo a capacidade de desmarcar os seus colegas e criar situações de golo iminente, ou rematar à baliza com perigo.

Fonte: Leicester City FC

Na minha opinião, apesar da grande época que o Leicester City está a realizar, Maddison está pronto para “voos” maiores. A sua versatilidade em campo e as suas características apuradas assentam em qualquer equipa em Inglaterra, e até noutros colossos europeus.

Vários rumores apontam uma transferência para o Manchester United FC, clube que necessita urgentemente de voltar ao topo do futebol britânico. Imagino Maddison a encaixar com excelência no Arsenal FC ou Chelsea FC, ou até ser o “10 puro” no 4-2-3-1 de Mourinho.

Olhando para a seleção inglesa, o futuro aparenta sorrir a esta nova geração do futebol britânico. James Maddison, no meu ver, será uma das figuras principais da seleção dos “Três Leões” em breve, ao lado de atuais prodígios, como Jadon Sancho, Declan Rice, Phil Foden, Trent Alexander-Arnold ou Mason Mount.

Na minha opinião, Maddison reúne todas as condições para representar Inglaterra no Campeonato de Europa de 2020, e até pode afirmar-se como um dos pilares ofensivos de Southgate. Mas para isso é necessário manter o nível exibicional e conquistar mais oportunidades de representar a principal seleção inglesa.

Por enquanto, a atual “equipa sensação” de Inglaterra continua no topo da tabela e conta com James Maddison como um dos seus maiores trunfos. É um jogador que, na minha ótica, brilhará noutros palcos maiores muito brevemente, apesar da atual qualidade da equipa de Brendan Rodgers.

Foto de Capa: Premier League

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.