Jogadores que admiro #106 – James Maddison

- Advertisement -

Virtuoso, inteligente, mágico, técnico, rápido com a bola nos pés e com uma grande visão de jogo. Todas estas características encaixam no perfil de James Maddison, médio ofensivo inglês, com 23 anos, que atua atualmente no Leicester City FC. Pode atuar no centro do terreno ou a partir de uma ala, fazendo movimentos interiores, sempre com preferência no ataque.

Este jovem médio inglês é o principal criativo e um dos maiores responsáveis pela atual terceira posição do Leicester na Premier League. Um jogador raro, como eu considero, um “número 10” moderno. Assume a batuta do último terço atacante no que toca a criativadade, sendo o maestro da equipa. Segundo o site especializado em valores de mercado de futebol, Transfermarkt, está avaliado em 60 milhões de euros.

Formado no Coventry City, em 2015, aos 19 anos “deu o salto” para o Norwich City FC. Após dois empréstimos, na época de 2017/18 finalmente assumiu-se como titular indiscutível no Norwich, fazendo 15 golos e dando a marcar oito em 49 jogos. Na época seguinte transferiu-se para o Leicester por 25 milhões de euros. Conta com apenas um jogo na principal seleção inglesa, mas muitas mais internacionalizações estarão para vir.

Na sua primeira época nos “Foxes” marcou sete golos e realizou cinco assistências em 38 jogos. Em apenas metade da época decorrente, em apenas 26 jogos, já quase igualou a participação em golos da época transata, marcando nove tentos e feito duas assistências.

Excelente batedor de livres diretos, com a sua a técnica a fazer lembrar David Beckham. É um jogador com muita classe e poder de decisão, tendo a capacidade de desmarcar os seus colegas e criar situações de golo iminente, ou rematar à baliza com perigo.

Fonte: Leicester City FC

Na minha opinião, apesar da grande época que o Leicester City está a realizar, Maddison está pronto para “voos” maiores. A sua versatilidade em campo e as suas características apuradas assentam em qualquer equipa em Inglaterra, e até noutros colossos europeus.

Vários rumores apontam uma transferência para o Manchester United FC, clube que necessita urgentemente de voltar ao topo do futebol britânico. Imagino Maddison a encaixar com excelência no Arsenal FC ou Chelsea FC, ou até ser o “10 puro” no 4-2-3-1 de Mourinho.

Olhando para a seleção inglesa, o futuro aparenta sorrir a esta nova geração do futebol britânico. James Maddison, no meu ver, será uma das figuras principais da seleção dos “Três Leões” em breve, ao lado de atuais prodígios, como Jadon Sancho, Declan Rice, Phil Foden, Trent Alexander-Arnold ou Mason Mount.

Na minha opinião, Maddison reúne todas as condições para representar Inglaterra no Campeonato de Europa de 2020, e até pode afirmar-se como um dos pilares ofensivos de Southgate. Mas para isso é necessário manter o nível exibicional e conquistar mais oportunidades de representar a principal seleção inglesa.

Por enquanto, a atual “equipa sensação” de Inglaterra continua no topo da tabela e conta com James Maddison como um dos seus maiores trunfos. É um jogador que, na minha ótica, brilhará noutros palcos maiores muito brevemente, apesar da atual qualidade da equipa de Brendan Rodgers.

Foto de Capa: Premier League

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Portugal bate Brasil nas grandes penalidades e vence Torneio Internacional sub-15

Portugal conquistou o Torneio Internacional Vlatko Markovic 2026 em sub-15 ao vencer o Brasil nas grandes penalidades, após o empate por 2-2.

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.

Luís Tralhão revela promessa em caso de conquista da Taça de Portugal: «Não sei se vou conseguir cumprir»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Sporting: jogador estava inconsolável no final da Taça de Portugal e foi levantado pelos colegas

Luis Suárez estava inconsolável no final da partida entre o Sporting e o Torreense, que resultou na derrota dos leões na final da Taça de Portugal.