Manchester United FC 1-1 Chelsea FC: Empate com sabor a derrota

A CRÓNICA: EMPATE EM CASA OBRIGA OS REDS DEVILS A UM “MILAGRE” POR UM LUGAR NA LIGA DOS CAMPEÕES

 

O Manchester United FC recebeu esta quinta-feira, dia 28 de abril, o Chelsea FC num jogo onde além dos 3 pontos se disputava o futuro europeu da equipa de Manchester.

Duas equipas em fases completamente diferentes. Um United débil, vindo de duas derrotas pesadas contra Liverpool FC (4-0) e Arsenal FC (3-1), contra um Chelsea, que apesar da instabilidade exterior que enfrenta, se apresentava tranquilo e confiante por já ter lugar garantido na Liga dos Campeões em 2022/23.

Uma primeira parte controlada pelos londrinos, com algumas oportunidades (maioritariamente dos Blues) e onde, mais uma vez, De Gea ia mantendo em jogo a equipa orientada por Ralf Rangnick. Do lado do Chelsea ia-se destacando Reece James, autor dos lances de maior perigo, aproveitando a “anarquia” defensiva dos Reds e criando superioridade no lado direito, juntamente com Mason Mount.

Na segunda parte a história repetiu-se. Chelsea por cima e sempre mais perto de chegar ao golo, contra um Manchester “pálido” e sem forças. Aos 60 minutos, e com alguma naturalidade, os Blues chegam ao golo em mais uma incursão de Reece James pelo lado direito e que terminou num belo golo de Marcos Alonso, inaugurando assim o marcador.

Dois minutos depois, e contra a corrente do jogo, numa das primeiras vezes em que os Red Devils pressionaram alto, um erro da equipa londrina permite a Matic isolar Cristiano Ronaldo que voltou a igualar o marcador, e assim se manteve até ao fim.

 

A FIGURA

Reece James – Mais um “jogaço” do lateral inglês, que vem confirmar a grande época que está a realizar. Uma autêntica locomotiva no corredor direito do Chelsea, que parece ter dois ou três pulmões. Uma verdadeira dor de cabeça para os Red Devils durante todo o jogo.

 

O FORA DE JOGO

Marcus Rashford – Jogo muito negativo do avançado inglês, muito por culpa do homem citado anteriormente. Com bola sempre muito desligado da equipa e com uma clara quebra de confiança, não parece, de todo, o mesmo jogador de épocas anteriores. Além disso falhou bastante no processo defensivo, deixando Alex Telles (principalmente) em inferioridade numérica bastantes vezes.

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER UNITED FC

 

Os comandados por Rangnick entraram em campo no típico 4-2-3-1, com Ronaldo como referência ofensiva. Atrás de si, Bruno Fernandes ao centro, Rashford à esquerda e Elanga à direita. Mais uma vez o United optou por dar a iniciativa de jogo ao adversário, não pressionando a primeira fase de construção dos Blues.

Como referido anteriormente, este Manchester vive uma verdadeira “anarquia” defensiva nos dias de hoje (7ª pior defesa do campeonato), e neste tipo de jogo, onde maior parte do tempo é passado a defender, as debilidades são notórias e gritantes.

Deficiente acompanhamento defensivo perante os laterais do Chelsea, o que obrigava os médios defensivos (Matic e McTominay) a cair nas laterais, criando assim um fosso enorme entre o meio-campo e a defesa, espaço aproveitado pelos criativos da equipa visitante.

Ofensivamente, pouco a dizer, alguns bons momentos de Elanga, Bruno e Cristiano, e até de Mata (entrada aos 79 minutos, juntamente com Phil Jones e onde o Manchester passou a jogar em 3-5-2) mas nada capaz de assustar verdadeiramente a equipa londrina.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

De Gea (6)

D. Dalot (5)

V. Lindelof (5)

R. Varane (5)

Alex Telles (5)

Scott McTominay (5)

N. Matic (7)

A. Elanga (6)

Bruno Fernandes (6)

M. Rashford (4)

C. Ronaldo (7)

SUBS UTILIZADOS

Phil Jones (-)

Juan Mata (6)

A. Garnacho (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

 

Apesar do resultado amargo, jogo muito completo e de grande personalidade dos londrinos. Os comandados por Thomas Tuchel entraram em campo no seu usual 3-4-1-2 (ou 3-4-2-1 em vários momentos de jogo), com um triângulo ofensivo constituído por Mount, Werner e Havertz, que não deu referências de marcação durante todo o jogo.

Uma equipa energética, confiante e que entrou em campo, desde o 1º minuto, para conquistar os 3 pontos. Sempre com muita bola, o Chelsea aproveitava a falta de pressão do Manchester United para sair a três, com os laterais bastante abertos, e ligando o jogo por dentro através de Jorginho e Kanté, que rapidamente faziam a bola chegar ao seu meio-campo ofensivo.

Como referido anteriormente, os Blues aproveitaram-se bastante dos erros defensivos da equipa da casa, fosse a constante superioridade numérica nos corredores, fosse o espaço entre a defesa e meio-campo do adversário.

Defensivamente quase irrepreensível, a equipa de Tuchel ganhou quase todas as segundas bolas (com Kanté fica sempre mais fácil), recuperava a bola ainda no meio-campo contrário, e praticamente não deixou o Manchester criar perigo junto da baliza de Mendy.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Mendy (6)

C. Azpilicueta (6)

T. Silva (6)

Rudiger (6)

R. James (8)

N. Kante (7)

Jorginho (6)

M. Alonso (7)

Mason Mount (6)

Timo Werner (6)

Kai Havertz (6)

SUBS UTILIZADOS

Lukaku (5)

C. Pulisic (5)

R. Loftus-Cheek (-)

Rescaldo redigido por Renato Soares

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 rumores desta segunda-feira que não podes perder

Esta segunda-feira contou com vários rumores de transferências, envolvendo vários clubes e alguns jogadores.

Antunes confirma final de carreira: «Tenho a certeza que o campo será o meu futuro»

Antunes anunciou durante esta segunda-feira o final da sua carreira enquanto futebolista profissional.

Benfica atento a jovem promessa italiana

O Benfica é um dos clubes que estão interessados em Jacopo Fazzini, médio que pertence aos quadros do Empoli, formação da Serie B.

Reforços à vista? Eis a situação dos laterais do Benfica

O Benfica deverá realizar algumas mudanças no seu plantel, sendo certo que vai perder algumas peças importantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Chat GPT indica o favorito a vencer o Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 está quase a começar e existem vários candidatos a vencer a primeira edição da competição.

Itália bate Moldávia e soma a primeira vitória na qualificação para o Mundial 2026

A Itália bateu a Moldávia por duas bolas a zero durante esta segunda-feira, em jogo de qualificação para o Mundial 2026.

Antevisão Final 4 EHF Champions League: Agora é a sério | Andebol

Estamos na reta final de preparação para a final...