Marco Silva e a ‘relegation’: O fracasso não conta tudo

Cabeçalho Liga Inglesa

Consumada a derrota diante do Crystal Palace no último domingo, o Hull City de Marco Silva desceu à segunda divisão inglesa.

À primeira vista, é um fracasso do treinador português, que, agora, no seu registo pessoal, juntamente com uma subida de divisão após recuperação pontual impressionante com o Estoril na sua primeira época no banco, uma Taça de Portugal com uma recuperação de desvantagem impressionante na final, um campeonato grego com um registo de vitórias recordista, vê-se agora obrigado a juntar uma despromoção numa Premier League.

Sem embargo, atrás dos títulos, dos palmarés, das galerias, há todo um caminho, um contexto que explica ou ajuda a perceber os sucessos e os insucessos.

É o objetivo deste texto: explicar o fracasso no final das contas deste Hull City que é de Marco Silva, mas não é só. Foi de Steve Bruce na pré-época e de Mike Phelan até à 20ª jornada. O primeiro demitiu-se a cerca de um mês do início do campeonato em litígio com a direção, alegando a falta de proatividade diretiva ao nível de contratações. O segundo herdou a complicada herança e, embora não tivesse começado nada mal, com duas vitórias nas duas primeiras jornadas, não resistiu a uma série de 9 jornadas sem ganhar.

Steve Bruce saiu em lítigo com a direção do Hull Fonte: Sky Sports
Steve Bruce saiu em lítigo com a direção do Hull
Fonte: Sky Sports

Assumindo as rédeas da equipa da cidade de Kingston upon Hull, Marco Silva chegou antes de dois compromissos para as taças, a de Inglaterra, em casa, a contar a terceira eliminatória, diante do Swansea, e a da liga inglesa, jogo da primeira mão da meia-final, diante o Manchester United, em Old Trafford.

O primeiro jogo resultou numa vitória por 2-0 e o segundo uma derrota pelo mesmo resultado em casa da equipa orientada por Mourinho. Dois tubos de ensaio para o primeiro jogo na Premiership numa altura em que o técnico português não concedeu qualquer folga ao plantel num ato de consciência em relação à atribulada e mal planeada (pré-)época que vinha decorrendo para os ‘Tigers’, adicionando-se outro elemento indesejável, um boletim clínico pleno de lesões.

Até ao final de janeiro, mais quatro jogos, dois para o campeonato, com uma vitória caseira, frente ao Bournemouth (3-1), e uma derrota em casa do campeão Chelsea (2-0), para além das duas eliminações nas duas taças, embora, na taça da liga, com uma vitória sobre o ‘United’ de Mourinho (2-1).

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim “despromove” Marcus Rashford e tem novo dono da camisola 10

O Manchester United decidiu atribuir a camisola 10 a Matheus Cunha. O avançado brasileiro sucede a Marcus Rashford.

Corinthians comunica fim das negociações com o Sporting por Biel

O Corinthians confirmou que não chegou a acordo com o Sporting para a contratação de Biel. A equipa brasileira deixou uma publicação nas redes sociais.

A publicação emocionante de Rúben Neves para Diogo Jota: «A partir de hoje, entrarás em campo comigo e seguiremos o nosso caminho juntos»

Rúben Neves deixou uma publicação emocionante para Diogo Jota. Os dois internacionais portugueses eram melhores amigos.

João Simões renova com o Sporting até 2030

O Sporting confirmou a renovação do contrato com João Simões. O jovem médio prolongou o vínculo até junho de 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto multado pela UEFA devido ao fair-play financeiro

O FC Porto foi oficialmente multado pela UEFA em 750 mil euros, mas o castigo pode ser ainda mais pesado.

As figuras públicas presentes nos velórios de Diogo Jota e André Silva

Diogo Jota e André Silva faleceram na quinta-feira, vítimas de um acidente de automóvel. O velório dos jogadores está a realizar-se esta sexta-feira.

Barcelona multado em 15 milhões de euros mas pagamento pode chegar aos 60 milhões de euros

O Barcelona foi multado pela UEFA em 15 milhões de euros, depois de não ter cumprido as regras do fair-play financeiro.