📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Álvaro Morata | Sempre bom, nunca espetacular

- Advertisement -

Real Madrid CF, Juventus FC, Real Madrid CF (novamente), Chelsea FC e agora Club Atlético de Madrid. À primeira vista, Álvaro Morata tem uma carreira digna de um dos melhores jogadores do mundo. Se juntarmos a isto os seus 15 troféus a nível sénior e os seus 95 golos, com apenas 26 anos, seria fácil assumir que o avançado espanhol tem tudo para ser considerado um atleta de elite.

Então, porque é que Morata chega ao Atlético de Madrid, vindo do Chelsea, com o rótulo de flop?

Pelas estatísticas, pouco se pode dizer acerca da estadia do avançado em Londres. 24 golos em 72 jogos é um número aceitável, especialmente comparado com os 27 em 93 que registou na Juventus, entre 2014 e 2016.

Se juntarmos a isto as seis assistências que registou pelos blues e as 19 pelos bianchoneri, percebemos que Morata não se cinge à posição nove e, se necessário, conegue fornecer boas oportunidades aos colegas de equipa. Foi no Real Madrid que teve mais sucesso, ao longo de duas estadias distintas – 2012 a 2014 e 2016/17 -, em que fez 31 golos e 12 assistências em 95 jogos, nos quais há que ter em conta o período de transição que o espanhol fez entre as camadas jovens e a equipa principal.

Fonte: UEFA

Álvaro Morata não é um jogador sem capacidade técnica: é inteligente no seu posicionamento, forte fisicamente e potente a rematar, tanto com a cabeça como com o pé. Também não tem uma mentalidade fraca, ainda que Antonio Conte, o seu treinador no Chelsea na época passada, o tenha acusado de tal.

Se assim fosse, não teria aguentado a rejeição inicial do clube que o formou, o Real Madrid, para depois voltar e conquistar uma Liga dos Campeões em 2017, nem a capacidade psicológica para sair voluntariamente do clube quando achou que não estava a ser respeitado.

Acima de tudo, o espanhol é, à imagem do seu colega de equipa Olivier Giroud, uma vítima das expectativas dos adeptos ingleses, os mais exigentes da Europa. Depois da Supertaça Inglesa de 2017, onde o Chelsea perdeu nas grandes penalidades para o Arsenal FC e Morata falhou um dos penáltis, o jogador disse, em declarações ao The Guardian: “joguei 15 minutos, falhei um penálti e já me estão a matar! Por isso, já sei o que esperar”.

Mesmo que soubesse o que esperar, nada pôde fazer para o evitar. Apesar do bom início de carreira em Stamford Bridge, que levou muitos adeptos a cantar o seu nome, uma lesão mudou o rumo da sua vida nos blues. Quando regressou, naturalmente, Morata tinha de recuperar a confiança, retomar o seu ritmo de jogo.

Mas o futebol inglês não lhe permite esse luxo. Depois de dois ou três jogos sem registar um tento, os adeptos que outrora o aclamavam queriam agora um novo ponta de lança. Iniciou um ciclo vicioso, em que o jogador não conseguiu recuperar a boa forma com que entrara na Premier League e os adeptos, impacientes, continuavam a criticá-lo.

Fonte: Premier League

Se há um bom exemplo da mentalidade inglesa no que toca aos pontas de lança, basta ver um vídeo de cerca de três minutos , onde estão compilados alguns supostos “falhanços” do espanhol com a camisola do Chelsea FC.

Enquanto algumas eram de facto oportunidades claras de golo, o que apenas representa a falta de confiança de Morata, outras eram ocasiões extremamente complicadas de concretizar, mas que ainda assim merceram ser retratadas como prova da falta de talento do jogador.

Com Maurizio Sarri a não inserir o jogador num estilo de jogo que priviegia Giroud e Hazard sobretudo, Morata ruma ao Atlético de Madrid, com o Chelsea a trazer para o seu lugar Gonzalo Higuaín.

De volta à cidade onde foi formado, ao futebol onde cresceu, talvez possamos finalmente ver o espanhol no seu melhor. Com 26 anos, ainda tem tempo para retirar o estatuto de flop que lhe foi injustamente atribuído e, quem sabe, cimentar o estatuto de estrela no Wanda Metropolitano.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt destaca 2 objetivos para 2026 e ainda diz: «Há muitas coisas que eu quero realizar»

Victor Froholdt falou sobre os seus objetivos para 2026 e há dois destacados. Ir ao Mundial e ganhar o campeonato com o FC Porto.

Final dramático no Feirense x Paços de Ferreira, Portimonense regressa às vitórias e há empate em Vizela: eis os resultados da Segunda Liga

O Paços de Ferreira venceu fora de casa o Feirense por 1-0 com direito a final dramático. Eis os resultados do dia da Segunda Liga.

João Henriques acredita ser possível inverter a situação no AVS SAD: «O AVS tem um conjunto de jogadores que não está a espelhar o seu...

João Henriques prestou as primeiras declarações como treinador do AVS SAD. O técnico de 53 anos sucede a João Pedro Sousa no cargo.

Novidades: Rafa Silva volta aos convocados e começa jogo do Besiktas no banco

Rafa Silva está presente entre os convocados do Besiktas. Avançado português começa jogo do emblema turco no banco.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo derrotado por Pep Guardiola em show de Haaland: Eis os primeiros resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o West Ham de Nuno Espírito Santo por 3-0 na Premier League. Eis os resultados do dia até ao momento.

Hat-trick de avançado do Wolfsburg não evita derrota frente ao Friburgo: Eis os resultados do dia da Bundesliga

O Friburgo deslocou-se ao terreno do Wolfsburg e venceu por 4-3. O hat-trick de Dzenan Pejcinovic não evitou a derrota dos Die Wölfe.

Benfica próximo de fechar a contratação de Sidny Cabral

O Benfica está muito perto de fechar a contratação de Sidny Cabral. O lateral cabo-verdiano representa o Estrela da Amadora.