O 11 do século do Manchester United

O Manchester United FC é um dos clubes com mais sucesso desde o início deste século e o grande responsável por isso é o mítico Sir Alex Ferguson, que orientou a equipa desde 1986 até 2013. Durante esse período, os red devils foram 13 vezes campeões de Inglaterra, duas da Europa, além do grande número de taças conquistadas. Durante o século XXI, foram oito Premier League e uma Liga dos Campeões, sendo que grande parte desses troféus foram entre 2000 e 2009, o que diferencia a qualidade entre a primeira e a segunda década do clube.

A era de Alex Ferguson chegou ao fim em 2013 e desde aí, o Man. United nunca mais conseguiu ser campeão, nem terminar perto do primeiro lugar. Os anos de ouro ficam marcados para a história, como um período de dominância dos red devils, que procuram atualmente reerguerem-se para esquecer os anos apagados desde a saída de Alex Ferguson. Desde 2013, venceram uma Taça, uma Supertaça, uma Taça da Liga e uma Liga Europa (os três últimos com José Mourinho no comando técnico).

A realidade é que o Manchester United foi dominante durante grande parte deste século e seguramente apresenta um onze de qualidade, apesar de grande parte das escolhas terem maior relevância no clube durante a primeira década.

1.

Fonte: Manchester United FC

Edwin van der Sar – Com a saída de Peter Schmeichel na viragem do século, Ferguson demorou a conseguir o substituto desejado, até à chegada de Edwin van der Sar em 2005, para dissipar as dúvidas na baliza e assumir-se como uma figura de respeito na baliza dos diabos vermelhos. Esteve presente na conquista da Liga dos Campeões em 2008 e numa sequência de três campeonatos de Inglaterra vencidos. Era dos mais consistentes na sua posição e cometia poucos erros. É um dos melhores a vestir a camisola de guarda-redes no clube.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os destaques do FC Porto x Benfica

Confere os destaques do Clássico entre FC Porto e Benfica. O encontro terminou com um empate 0-0.

FC Porto e Benfica não passam do nulo no regresso de José Mourinho ao Dragão

FC Porto e Benfica foram a jogo na noite deste domingo, num encontro que terminou 0-0. A partida foi válida pela oitava jornada.

Pedro Proença após Portugal ganhar Euro Sub-19 de Futsal: «Habituem-se, vamos continuar a ganhar mais»

Pedro Proença, presidente da FPF, mostrou estar feliz pela conquista de Portugal no Euro Sub-19 de Futsal. Eis o que disse.

Palmeiras de Abel Ferreira ganha São Paulo com grande reviravolta no Brasileirão

O Palmeiras venceu fora de casa o São Paulo por 3-2 na jornada 27 do Brasileirão. Grande reviravolta por parte da turma de Abel Ferreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Mendes marca no empate do PSG frente ao Lille e Estrasburgo goleia em casa: eis os resultados do dia na Ligue 1

A sétima jornada da Ligue 1 terminou com um empate do PSG em casa do Lille e com vitória caseira e larga do Estrasburgo frente ao Angers.

Carlos Vicens analisa Sporting x Braga e recorda lance de penálti na primeira parte: «Sentem que era igual ou mais do que este»

Carlos Vicens fez a análise do encontro da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Braga defrontaram-se no Estádio de Alvalade.

Rui Borges após empate do Sporting: «Deixámos o Braga ganhar confiança»

Rui Borges fez a análise do encontro da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Braga defrontaram-se no Estádio de Alvalade.