Solskjaer 100% vitorioso na Liga

- Advertisement -

A derrota diante do Liverpool FC, no dia 16 de dezembro, ditou a saída de José Mourinho do comando técnico do Manchester United. Poucas horas após a confirmação do despedimento, os red devils oficializaram a contratação de Ole Gunnar Solskjaer como novo treinador.

Solskjaer é um conhecedor da cultura do Manchester United e é considerado uma das lendas do clube, tendo atuado em Old Trafford desde a época 1996/97 a 2006/07, totalizando 126 golos em 366 jogos disputados pelo United.

O técnico norueguês que orientou o Molde durante as últimas assumiu o cargo com contrato válido apenas até ao final da temporada, mas começa a dar provas de que possa vir a tornar-se em algo superior a um treinador de transição. Até ao momento, só sabe vencer! Soma sete vitórias em outros tantos jogos.

Com os seis triunfos alcançados na Premier League entrou para a história do clube ao bater um recorde com mais de 70 anos: Solskjaer tornou-se no treinador do Manchester United com o melhor arranque de sempre na competição.

No futebol não há milagres nem poções mágicas e Solskjaer obviamente não transformou o United numa equipa maravilha nem tão pouco imbatível, foi capaz sim de potenciar um estilo de jogo que Mourinho não privilegiava. A aposta num movimento ofensivo mais vertiginoso e na construção de jogo progressiva em detrimento de uma toada mais apática instituída por Mourinho, tem-se traduzido no aumento do número de golos marcados, como de resto ficou desde logo patente no primeiro jogo do norueguês no banco, com o United a impor uma goleada no terreno do Cardiff por 1-5.

Além da habitual mudança de atitude dos jogadores decorrente da saída de um treinador, no caso dos red devils é notória uma maior motivação e inclusivamente gosto em jogar num estilo mais rápido e ofensivo, o que resultou no crescimento do rendimento individual de cada um.

A senda goleadora manteve-se nas duas jornadas seguintes ao jogo de Cardiff com triunfos caseiros incontestáveis frente a Huddersfield e Bournemouth por 3-1 e 4-1, respetivamente. No primeiro jogo do ano, no reduto do Newcastle United, Solskjaer deu provas do seu bom instinto ao trocar Sanchez por Lukaku, que, um minuto depois, fez o primeiro do 0-2. Seguiu-se o confronto a eliminar com o Reading para a Taça de Inglaterra e mesmo com alguma rotatividade, repetiu-se nova vitória por 2-0.

A 13 de janeiro, surge o maior desafio para este novo Manchester United com a ida ao Estádio de Wembley para defrontar o terceiro classificado Tottenham. Numa partida em que chave da vitória passou pela capacidade de saber sofrer e sobretudo pelas mãos de De Gea, o Manchester United somou mais três pontos e reduziu distâncias, relançando a luta pelos lugares do pódio.

Talvez a maior vitória da era Solskjaer, frente ao Tottenham
Fonte: Premier League

À data deste artigo, o último jogo desta saga “Solskjaer 100% vitorioso” foi o 2-1 caseiro contra um Brighton que vendeu caro o resultado, perante um Manchester pragmático e sem grande brilhantismo, prevalecendo por isso os serviços mínimos.

O treinador norueguês não conseguiu apenas somar vitórias, como também mudou o clima de todo o clube e recuperou a forma de jogadores importantes como Anthony Martial, Marcus Rashford e sobretudo Paul Pogba.

A sua campanha tem sido memorável, Solskjaer hoje funciona como um enorme balão de oxigénio que sobrevoa Old Trafford e traz de novo alguma esperança para o resto da temporada. Contudo, há muito trabalho por mostrar e muito jogo por jogar.

Nos próximos seis jogos, destacam-se a eliminatória para a Taça de Inglaterra frente ao Arsenal, a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões diante dos franceses do PSG e ainda a receção ao Liverpool, em partida a contar para a Premier League

Os red devils estão vivos e recomendam-se. Continuam em todas as frentes (exceto Taça da Liga), resta saber o que lhes reserva o futuro!

Foto de capa: Manchester United

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara prepara-se para vender reforço do verão por 60 mil euros

Luquinhas está de saída do Santa Clara. O extremo vai regressar à Polónia e tem chegada ao Radomiak muito bem encaminhada.

Trabzonspor perdeu Sidny Lima para o Benfica e continua em Portugal por defesas do Famalicão e do Gil Vicente

O Trabzonspor está de olho no mercado português. Pedro Bondo (Famalicão) e Ghislain Konan (Gil Vicente) na lista dos turcos.

Nuno Borges perde com Andrey Rublev e é eliminado do Open de Hong Kong

Nuno Borges está fora do Open de Hong Kong. Tenista português perdeu com Andrey Rublev e foi eliminado nos quartos de final.

Patrick Dippel anuncia chegada ao Benfica no LinkedIn: «Tenho um novo emprego»

Patrick Dippel é mesmo o novo Chief Scout do Benfica. No LinkedIn, o novo membro da estrutura do futebol das águias confirmou a chegada ao clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting conta com 2 regressos aos treinos e Rui Borges tem assim motivos para sorrir

O Sporting volta aos trabalhos nesta sexta-feira e há boas notícias. Zeno Debast e Geny Catamo regressam aos treinos.

FC Porto prolonga empréstimo de João Moreira até ao final da época

João Moreira vai continuar no FC Porto até ao final da época. Dragões prolongaram empréstimo e melhoraram condições de compra.

Rui Silva revela instruções de Rui Borges e aborda chegada ao Sporting: «Muito grato por poder estar aqui a ajudar»

Rui Silva comentou transferência para o Sporting. Guarda-redes leonino revelou ainda instruções de Rui Borges.