Special One: um fenómeno

cab premier league liga inglesa

Poucos, incluindo-me nessa categoria, acreditavam que este Chelsea de Mourinho tivesse qualidade suficiente para chegar onde está agora. Pelo menos assim tão rápido. Há pouco tempo escrevi aqui sobre o renascer da Juventus, e o mesmo podemos dizer deste Chelsea. Mas com uma pequena grande diferença: o novo fôlego dos blues deve-se quase inteiramente ao seu special one. José Mourinho nunca deixou de parte o regresso, e, depois de um trajecto não muito bem conseguido em Madrid, foi fácil a decisão de voltar a casa.

Mourinho tornou-se o filho pródigo, e essa época de regresso foi cheia de expectativas mas parca em concretizações. Depois da Liga dos Campeões com Di Matteo, título milagre que salvou um annus horribilis com Villas-Boas, e da Liga Europa com Benítez, os adeptos azuis ansiavam por mais. Ansiavam pela herança que Mourinho tinha deixado. Mas, com um orçamento muitos pontos abaixo do do rival City, o Chelsea não conseguiu melhor do que um terceiro lugar.

O técnico português não deu justificações, acertadamente, e deixou que as vitórias falassem por si. A temporada 2014/15 antevia-se difícil, mas hoje vemos que este é realmente um homem com uma qualidade e conhecimento do futebol inglês acima da média. Sim, Diego Costa e Matic vieram ajudar, mas Mourinho no banco dá uma confiança sem igual aos 11 rapazes vestidos com a cor do céu.

Hazard tem sido decisivo nos blues Fonte: Facebook do Chelsea
Hazard tem sido decisivo nos blues
Fonte: Facebook do Chelsea

Diego Costa desiludiu no Mundial do Brasil, mas dá cartas na Premier League. Outra decisão acertada do técnico português foi Matic, que saltou imediatamente para a titularidade e assegura hoje o meio-campo firme dos blues. Meio-campo que conta com Hazard e Oscar, duas estrelas em ascensão, meninos irrequietos que levam aos cabelos as defesas adversárias. Rémy emerge como goleador e, por fim, Drogba voltou por Mourinho (recriando as duas traves-mestras do passado, com Terry), e o “melhor jogador que lhe passou pelas mãos”, citando o português, está no sítio certo à hora certa e decide em momentos de angústia.

Na época em que perderam o líder Lampard, os blues já contam com a Taça da Liga, e cimentaram a distância para o perseguidor Arsenal esta semana, com uma vitória em Stamford Bridge frente ao Stoke, por 2-1. Diego Costa preocupa com as suas lesões e inconstâncias, mas Mourinho desvaloriza e segue rumo a mais uma Premier League.

O special one, alcunha tão adequada, é um fenómeno de popularidade nunca visto em Inglaterra desde Alex Ferguson. Faz-nos ansiar pelo dia em que, segundo ele, irá conduzir a nossa selecção. Grande Mourinho.

Foto de Capa: Facebook do Chelsea

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Hemir perto de regressar a Portugal pela porta do Estrela da Amadora

Luis Hemir está perto de reforçar o Estrela da Amadora. O avançado vai assim regressar a Portugal pelas portas da Reboleira. O avançado ainda pertence aos quadros do Sunderland.

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.

Já é conhecido o árbitro para o Fenerbahçe x Benfica na Champions League

O Benfica vai enfrentar esta quarta-feira o Fenerbahçe no playoff da Champions League. UEFA revela equipa de arbitragem.

Atenção, Benfica: Fenerbahçe avança por médio da Premier League que é desejado por José Mourinho

O Fenerbahçe quer contratar Edson Álvarez ao West Ham, da Premier League. José Mourinho muito interessado no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vive pior arranque de sempre da Primeira Liga

O Santa Clara não começou com o pé direito na Primeira Liga 2025/26. Açorianos vivem o pior arranque de sempre da Liga.

Pedro Gonçalves ultrapassa marca no Sporting e é distinguido por Frederico Varandas

Pedro Gonçalves atinge marca especial no Sporting. Internacional português chega aos 200 jogos e é distinguido por Frederico Varandas.

Kochorashvili deixa mensagem após goleada do Sporting: «Muito feliz por fazer a minha estreia neste estádio incrível»

O Sporting goleou este domingo o Arouca por 6-0 na Primeira Liga. Kochorashvili estreou-se no Estádio de Alvalade e deixou mensagem.