Tottenham 1–0 Southampton: este menino sabe agitar as águas!

premier league

Tarde tranquila em White Hart Lane, no reencontro de Pochettino com a sua antiga equipa. De um lado a equipa da casa, o Tottenham, à procura de uma vitória que injectasse moral numa equipa com um plantel de alto nível mas com resultados que têm deixado muito a desejar e ainda a questionar a escolha do treinador. Do outro lado os saints, orientados por Ronald Koeman, que têm sido a equipa sensação da Premier League, mesmo tendo perdido vários pilares da também fantástica época passada.

Antes do início do jogo parecia que as posições na tabela estavam trocadas, com o Tottenham a surgir no 11º lugar com 8 pontos e o Southampton em 3º lugar com 13 pontos. Mas não era engano: é o reflexo do excelente arranque de Koeman e da desilusão de Pochettino.

O jogo foi, no cômputo geral, equilibrado. Uma primeira parte com maior teor ofensivo para o lado dos spurs, mas com um Southampton bem organizado e a responder em contra-ataque. Logo aos 15 minutos, um fora-de-jogo dúbio impediu que uma bela jogada rápida e de primeiro toque tirasse o golo aos spurs. A frustração na cara de Adebayor era visível. Com o avançar do tempo o jogo começou a ganhar ritmo e as disputas de bola no meio-campo eram cada vez mais. O Tottenham começa a crescer no jogo e acaba mesmo por acampar no meio-campo dos saints. Após dois remates perigosos, um de Lamela outro de Eriksen, a equipa londrina acabou mesmo por chegar ao golo. Tudo começou com um belo arranque de Adebayor, que colocou a bola de imediato em Chadli, que serviu Christian Eriksen à entrada da área para um remate bem colocado junto ao poste esquerdo da baliza de Forster. Um grande golo do médio ofensivo dinamarquês, que jogo após jogo se continua a afirmar como estrela da companhia. Ainda antes de terminar a primeira parte, os adeptos levaram as mãos à cabeça ao verem Chadli a enviar a bola ao poste, numa jogada em que apenas tinha o guarda-redes opositor pela frente.

Este encontro marcou o encontro de Mauricio com a sua antiga equipa que, agora sob o comando de Ronald Koeman, tem sido a sensação deste campeonato Fonte: Premier League Twitter
O actual e o antigo treinador do Southampton
Fonte: Premier League Twitter

Esperava-se uma segunda parte vibrante, com o Tottenham à procura do golo que sentenciasse o jogo ou com o Southampton à procura de virar o jogo e continuar a senda de vitórias. Nenhuma destas situações aconteceu. A segunda parte foi calma, com o Southampton com mais posse de bola e duas equipas a disputar o jogo a meio-campo. Nas poucas ocasiões criadas, os guarda-redes, Hugo Lloris e Forster, estiveram à altura. Só já perto do fim é que tivemos alguma acção, com Mané a falhar de baliza aberta aos 84 minutos. O empate esteve tão perto, mas o extremo falhou o golo fácil.

No fim, tivemos uma vitória dos spurs que podemos considerar justa. Foram mais ambiciosos e quando tiveram oportunidade dominaram no meio-campo adversário. O treinador dos londrinos, no fim do encontro, definiu a vitória como justa. Considerou que a sua equipa esteve bem e que tem vindo a criar condições para vir a melhorar.

Espero que este jogo seja uma injecção de moral para os spurs, que contam com um plantel de grande qualidade e que pode ir muito mais longe e fazer muito mais. Por outro lado, espero que o Southampton não se deixe abater, que mantenha a mesma garra que tem mostrado até agora e que continue a baralhar as contas lá no topo da tabela e a fazer da Liga Inglesa, onde qualquer um pode acabar em qualquer posição, a liga mais competitiva do mundo.

A Figura

Christian Eriksen – o jovem dinamarquês deu ânimo a um meio-campo sem ideias e marcou um excelente golo que deu a vitória à sua equipa. Eriksen tem continuado a demonstrar o seu enorme valor e promete em breve ser um dos melhores do mundo.

O Fora-de-Jogo

Danny Rose e Wanyama – o lateral-esquerdo dos spurs não esteve definitivamente nos seus dias. Cometeu muitas faltas e viu-se aflito para parar o lateral-direito dos saints. Também Wanyama não teve uma prestação ao nível a que nos tem habituado. Faltas, passes falhados, falta de ambição e agressividade. O queniano foi o espelho de um meio-campo adormecido que obrigou o Southampton a apostar essencialmente na velocidade das suas alas.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morten Hjulmand quer deixar Sporting e leões apontam preço de saída

Morten Hjulmand pode deixar o Sporting durante o mercado de verão. Sporting aceita saída do médio por 50 milhões de euros.

Benfica de olho na contratação de Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic está na lista do Benfica. O avançado croata pertence aos quadros do Union St Gilloise.

Primeira Liga: Iván Barbero troca Deportivo por Arouca

O Arouca oficializou a contratação de Iván Barbero. Avançado espanhol de 26 anos chega a Portugal proveniente do Deportivo.

Os números dos dispensados de Francesco Farioli no FC Porto

Francesco Farioli dispensou quatro jogadores dos trabalhos de pré-temporada do FC Porto: Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Romário Baró e André Franco.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto volta a emprestar Gabriel Verón: Extremo continua no Brasil

O FC Porto emprestou Gabriel Verón ao Juventude de Caxias até ao final da temporada. Extremo brasileiro já treinava no clube.

Extremo neerlandês troca Benfica pelo Braga

Kyanno Silva foi confirmado como reforço do Braga. O jogador representava o Benfica desde 2021, ano em que chegou do Sparta Roterdão.

Liverpool já tem acordo total com avançado da Bundesliga: Ruben Amorim leva nega

O Liverpool está a avançar para a contratação de Hugo Ekitike ao Frankfurt. Já há acordo com o avançado de 23 anos.