Tottenham Hotspur FC 3-0 Arsenal FC: Luta reacendida pela “Champions”

- Advertisement -

A CRÓNICA: TOTTENHAM ARRASA E APROXIMA-SE DO 4º LUGAR

Na Liga dos Campeões, só entram os melhores dos melhores e não há lugares para todos. É neste cenário que o North London Derby se assume como uma pincelada fundamental num quadro maior. Entre Tottenham HFC e Arsenal FC, quem agarrará a última vaga?

Embora os Gunners tenham entrado com melhor arsenal (posse de bola e cerco à grande área), ficava a ideia de duas equipas receosas e cautelosas onde a estratégia e os duelos físicos eram protagonistas. Depois de 20 minutos de algum aborrecimento, teríamos o primeiro sismo em Terras de Sua Majestade: falta de Cédric Soares e grande penalidade convertida por Harry Kane (1-0 para os Spurs).

E quando vem terramoto, há também possibilidade de tsunami. Resultante da falta de concentração defensiva e de resposta, o Arsenal FC afogou-se por completo com um cartão vermelho a Rob Holding e o bis de Kane, aos 37´. Com tão pouco tempo, conseguiria Mikel Arteta construir uma arca capaz de sobreviver ao dilúvio?

A resposta é: nem pensar. E não sou eu que o digo, é Heung Min-Son que fez o 3-0 no primeiro minuto da segunda parte. A arca de Arteta passara a jangada…. Tirando uma ou outra luta entre Ramsdale e os caseiros, o jogo tinha acabado para as duas equipas. A cabeça dos homens do Arsenal FC já estava nos próximos jogos ao abdicarem praticamente do domínio da partida e o Tottenham atacava sem pressa e objetivo, à espera de celebrar a vitória.

Contudo, não nos confundamos. A arca de Arteta pode estar bem danificada, mas continua mais perto (4º lugar por um ponto) da Ilha da Champions que o “vitorioso” Tottenham e isso é um facto.

 

A FIGURA

Harry Kane – Para muitos, um dos melhores avançados do mundo e  dou-lhes toda a razão. Numa partida desta importância, o Tottenham HFC precisava que alguém assumisse e Harry Kane não desapontou: faturou mais um bis e tornou-se no jogador com mais golos frente ao Arsenal da história da Liga Inglesa (13G).

 

O FORA DE JOGO

Rob Holding – Na sequência de um cartão vermelho, abandonou o jogo demasiado cedo (aos 33´) comprometendo o plano estratégico e a restante partida dos Gunners, além do facto que não estava muito bem defensivamente até à expulsão. De destacar também Cédric Soares pela negativa que, apesar de ter jogado os 90 minutos, esteve muito fraco a nível defensivo.

 

ANÁLISE TÁTICA – TOTTENHAM HOTSPUR FC

Ainda que tenham sofrido algumas dificuldades iniciais em sair a jogar desde trás, assumir o jogo e circular bola com mais critério, o Tottenham HFC foi paciente, segurou a boa entrada do Arsenal e acabou por comandar a partida. Alinhados em 3-4-1-2 e 5-4-1 (a defender), jogaram maioritariamente em ataque transicional com a velocidade de jogadores como Emerson Royal e Heung-min Son.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Hugo Lloris (7)

Ben Davies (7)

Eric Dier (7)

Davinson Sánchez (6)

Ryan Sessegnon (7)

Pirre-Emile Hojbjerg (7)

Rodrigo Bentancur (7)

Emerson Royal (6)

Heung-min Son (8)

Dejan Kulusevski (5)

Harry Kane (9)

SUBS UTILIZADOS

Lucas Moura (5)

Steven Bergwijn (5)

Joe Rodon (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – ARSENAL FC

Perfilado em 4-2-3-1, o Arsenal FC manifestou uma ótima entrada ao construir um cerco à grande área do Tottenham HFC, tendo mais posse e aplicando uma pressão à primeira linha defensiva do adversário de modo a condicionar a saída de bola. Porém, apesar de obterem uma maior posse em alguns momentos do primeiro tempo, a equipa perdeu ritmo de jogo, desconcentrou-se e viu a sua performance degenerando, ao contrário dos Spurs que foram crescendo na partida.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Aaron Ramsdale (6)

Takehiro Tomiyasu (6)

Gabriel Magalhães (7)

Rob Holding (3)

Cédric Soares (4)

Granit Xhaka (5)

Mohamed Elneny (6)

Gabriel Martinelli (7)

Martin Odegaard (6)

Bukayo Saka (6)

Edward Nketiah (5)

SUBS UTILIZADOS

Nuno Tavares (5)

Emile Smith Rowe (6)

Alexandre Lacazette (4)

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Sporting x Estoril Praia para a 24.ª jornada da Primeira Liga

O Sporting recebe o Estoril Praia esta sexta-feira, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

EM DIRETO: O sorteio dos oitavos de final da Conference League

Realiza-se a partir das 13 horas o sorteio dos oitavos de final da Conference League. Não há equipas portuguesas presentes.

À atenção do Sporting: Bodo/Glimt tem nomes de peso no seu plantel que prometem fazer estragos frente aos leões

O Bodo/Glimt vai enfrentar o Sporting nos oitavos de final da Champions League. A equipa conta com alguns craques.

O possível caminho do Braga até à final da Europa League

O Braga enfrentará o Ferencvaros nos oitavos de final da Champions League. Fica a conhecer o restante caminho até à final em Istambul.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o sorteio completo dos oitavos de final da Europa League

Realizou-se esta sexta-feira o sorteio dos oitavos de final da Europa League. Braga e FC Porto conheceram os oponentes.

Eis o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Europa League

Já é conhecido o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Champions League. Os dragões vão enfrentar o Estugarda.

Eis o adversário do Braga nos oitavos de final da Europa League

Já é conhecido o adversário do Braga nos oitavos de final da Champions League. Os minhotos vão enfrentar o Ferencváros.