Tottenham Hotspur FC 3-0 Arsenal FC: Luta reacendida pela “Champions”

- Advertisement -

A CRÓNICA: TOTTENHAM ARRASA E APROXIMA-SE DO 4º LUGAR

Na Liga dos Campeões, só entram os melhores dos melhores e não há lugares para todos. É neste cenário que o North London Derby se assume como uma pincelada fundamental num quadro maior. Entre Tottenham HFC e Arsenal FC, quem agarrará a última vaga?

Embora os Gunners tenham entrado com melhor arsenal (posse de bola e cerco à grande área), ficava a ideia de duas equipas receosas e cautelosas onde a estratégia e os duelos físicos eram protagonistas. Depois de 20 minutos de algum aborrecimento, teríamos o primeiro sismo em Terras de Sua Majestade: falta de Cédric Soares e grande penalidade convertida por Harry Kane (1-0 para os Spurs).

E quando vem terramoto, há também possibilidade de tsunami. Resultante da falta de concentração defensiva e de resposta, o Arsenal FC afogou-se por completo com um cartão vermelho a Rob Holding e o bis de Kane, aos 37´. Com tão pouco tempo, conseguiria Mikel Arteta construir uma arca capaz de sobreviver ao dilúvio?

A resposta é: nem pensar. E não sou eu que o digo, é Heung Min-Son que fez o 3-0 no primeiro minuto da segunda parte. A arca de Arteta passara a jangada…. Tirando uma ou outra luta entre Ramsdale e os caseiros, o jogo tinha acabado para as duas equipas. A cabeça dos homens do Arsenal FC já estava nos próximos jogos ao abdicarem praticamente do domínio da partida e o Tottenham atacava sem pressa e objetivo, à espera de celebrar a vitória.

Contudo, não nos confundamos. A arca de Arteta pode estar bem danificada, mas continua mais perto (4º lugar por um ponto) da Ilha da Champions que o “vitorioso” Tottenham e isso é um facto.

 

A FIGURA

Harry Kane – Para muitos, um dos melhores avançados do mundo e  dou-lhes toda a razão. Numa partida desta importância, o Tottenham HFC precisava que alguém assumisse e Harry Kane não desapontou: faturou mais um bis e tornou-se no jogador com mais golos frente ao Arsenal da história da Liga Inglesa (13G).

 

O FORA DE JOGO

Rob Holding – Na sequência de um cartão vermelho, abandonou o jogo demasiado cedo (aos 33´) comprometendo o plano estratégico e a restante partida dos Gunners, além do facto que não estava muito bem defensivamente até à expulsão. De destacar também Cédric Soares pela negativa que, apesar de ter jogado os 90 minutos, esteve muito fraco a nível defensivo.

 

ANÁLISE TÁTICA – TOTTENHAM HOTSPUR FC

Ainda que tenham sofrido algumas dificuldades iniciais em sair a jogar desde trás, assumir o jogo e circular bola com mais critério, o Tottenham HFC foi paciente, segurou a boa entrada do Arsenal e acabou por comandar a partida. Alinhados em 3-4-1-2 e 5-4-1 (a defender), jogaram maioritariamente em ataque transicional com a velocidade de jogadores como Emerson Royal e Heung-min Son.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Hugo Lloris (7)

Ben Davies (7)

Eric Dier (7)

Davinson Sánchez (6)

Ryan Sessegnon (7)

Pirre-Emile Hojbjerg (7)

Rodrigo Bentancur (7)

Emerson Royal (6)

Heung-min Son (8)

Dejan Kulusevski (5)

Harry Kane (9)

SUBS UTILIZADOS

Lucas Moura (5)

Steven Bergwijn (5)

Joe Rodon (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – ARSENAL FC

Perfilado em 4-2-3-1, o Arsenal FC manifestou uma ótima entrada ao construir um cerco à grande área do Tottenham HFC, tendo mais posse e aplicando uma pressão à primeira linha defensiva do adversário de modo a condicionar a saída de bola. Porém, apesar de obterem uma maior posse em alguns momentos do primeiro tempo, a equipa perdeu ritmo de jogo, desconcentrou-se e viu a sua performance degenerando, ao contrário dos Spurs que foram crescendo na partida.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Aaron Ramsdale (6)

Takehiro Tomiyasu (6)

Gabriel Magalhães (7)

Rob Holding (3)

Cédric Soares (4)

Granit Xhaka (5)

Mohamed Elneny (6)

Gabriel Martinelli (7)

Martin Odegaard (6)

Bukayo Saka (6)

Edward Nketiah (5)

SUBS UTILIZADOS

Nuno Tavares (5)

Emile Smith Rowe (6)

Alexandre Lacazette (4)

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeria e a vitória do Sporting frente ao SeaSters: «Foi muito difícil, uma temperatura muito alta que não é normal para este país»

Micael Sequeira elogiou a vitória do Sporting por 5-0 frente às dinamarquesas do SeaSters para a Champions League feminina.

Rodri farta-se de esperar pelo Real Madrid e fecha acordo com o Barcelona: Eis os detalhes

O Barcelona ultrapassou o Real Madrid na corrida à contratação de Rodri e garantiu um acordo com o MVP do Mundial 2026.

Vasco Matos e o embate inaugural da Primeira Liga frente ao Famalicão: «Queremos uma mentalidade vencedora e consistência»

Vasco Matos considera um privilégio abrir a Primeira Liga pelo Estoril e promete mentalidade vencedora para derrotar o Famalicão na Amoreira.

Yan Diomande assina pelo Real Madrid e pode acabar na… Terceira Divisão

Yan Diomande foi confirmado como reforço do Real Madrid neste mercado, rendendo 125 milhões de euros ao RB Leipzig. O extremo vai ter ficha de filial.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting na reta final da preparação para a estreia na Primeira Liga: Eis o horário da antevisão de Rui Borges

Esta quinta-feira, o Sporting deu continuidade à preparação para o arranque da nova temporada na Primeira Liga, diante do Estrela da Amadora.

Fim da novela: Real Madrid anuncia contratação de Yan Diomande

O Real Madrid anunciou oficialmente a contratação de Yan Diomande ao Leipzig. O jovem assinou contrato até 2033.

Final do Mundial 2030 não será em Marrocos: Jogo decisivo será disputado no Santiago Bernabéu

A RNE Deportes avança que a final do Mundial 2030 será disputada no Santiago Bernabéu, em Madrid. FIFA atribuirá organização do Mundial de Clubes 2029 a Marrocos.