AC Milan 1-2 SSC Napoli: Jogo confuso em San Siro

- Advertisement -

A CRÓNICA: NAPOLITANOS VENCEM EM MILÃO

Em San Siro, assistimos a uma primeira parte em que AC Milan e SSC Napoli “encaixaram” muito uma na outra, com poucas oportunidades de golo e com alguma falta de inspiração parte a parte.

Ambas as equipas entraram em campo com um tradicional 4-2-3-1, com dois pivots a tentar “congelar” o jogo adversário. Do lado do AC Milan, a ausência do português Rafael Leão foi mais que notória, especialmente no contra ataque e em toda a manobra ofensiva da equipa, que esteve muita “presa” nos movimentos e sem inspiração nenhuma. Já no lado napolitano, a equipa de Spaletti fez um jogo de sacrifício e de esforço constante, com rasgos de brilhantismo de dois ou três protagonistas no esquema do técnico italiano.

A segunda parte abriu praticamente com o golo do Napoli, que teve origem numa grande penalidade cometida pelo recém-entrado Dest, que permitiu que Politano desse vantagem à equipa do Napoli. Giroud empatou a partida aos 69 minutos de jogo, depois de um grande cruzamento de Theo Hernandéz, num dos muitos ataques de perigo protagonizados pelo lateral francês do AC Milan. Aos 78 minutos, porém, Giovanni Simeone deu a vitória aos “partenopei”, que sobem assim ao primeiro lugar da Liga Italiana.

 

A FIGURA

Khvicha Kvaratskhelia – Hoje não assistimos a um jogo em que os principais protagonistas estiveram todos a um nível semelhante, pelo que escolher uma figura maior não foi propriamente uma tarefa fácil. Ainda assim, a minha escolha recaiu na principal figura do Napoli nos últimos tempos.

Aos 21 anos, Kvaratskhelia está, aos poucos, a assumir-se como a grande figura emergente no emblema napolitano. Rápido, fortíssimo no contra ataque e na procura de espaços livres para progredir como bola, fez a cabeça em água a Calabria e “cavou” o penálti que permitiu a Politano fazer o primeiro golo do jogo. Custou apenas 11 milhões de euros à turma de Spaletti, um montante irrisório para o valor real desta pérola.

Estamos na presença de uma jovem esperança do futebol da Geórgia, que promete dar que falar, e muito, num futuro próximo.

 

O FORA DE JOGO

Giacomo Raspadori – O avançado no Napoli, simplesmente, não se viu em campo. Habituado a atuar sobre as faixas do ataque, foi no eixo central que o italiano se fixou, permitindo que Kvaratskhelia e Politano assumissem as posições de extremos da equipa napolitana.

Hoje, o jovem italiano foi um fantasma em campo e saiu para dar lugar a Simeone, aposta mais do que ganha, com o jovem argentino a marcar o golo da vitória e a dar os três pontos ao Napoli.

 

ANÁLISE TÁTICA – AC MILAN

Stefano Pioli apresentou o seu esquema habitual, com a ausência de peso de Rafael Leão no onze “rossoneri”. Tonali e Bennacer foram os médios mais recuados da formação do Milan, responsáveis por bloquear a linha média dos comandados de Spaletti. Krunic e Saelemaekers tomaram conta das faixas, deixando De Ketelaere no apoio direto ao veterano Olivier Giroud. No esquema do Milan faltou, essencialmente, a criatividade e explosão de Rafael Leão, assim como a velocidade na saída para o ataque, cabendo muitas das vezes aos laterais, cumprir este papel no ataque “rossoneri”.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

MAIGNAN (7)

CALABRIA (5)

KJAER (6)

TOMORI (6)

HERNANDÉZ (7)

BENNACER (6)

TONALI (6)

SAELEMAEKERS (4)

DE KETELAERE (5)

KRUNIC (4)

GIROUD (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

KALULU (6)

DEST (4)

BRAHIM DIAZ (5)

MESSIAS (3)

ADLI (3)

 

ANÁLISE TÁTICA – SSC NAPOLI

Assim como o AC Milan, o Napoli também se apresentou num 4-2-3-1 típico. Os dois médios mais defensivos, Anguissa e Lobotka, deram um pulmão enorme à equipa de Spaletti e permitiram travar a magia de De Ketelaere e a criatividade de Tonali e Bennacer. No ataque, destaque claro para Khvicha e Simeone, que estiveram nos dois golos napolitanos, e “importunaram” a defesa do Milan com pressões constantes e atrevimento ofensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

MERET (6)

DI LORENZO (6)

RRAHMANI (6)

KIM (6)

MÁRIO RUI (7)

ANGUISSA (6)

LOBOTKA (6)

POLITANO (6)

ZIELINSKI (6)

KVARATSKHELIA (7)

RASPADORI (_)

SUPLENTES UTILIZADOS

SIMEONE (6)

ZERBIN (4)

NDOMBELE (3)

ELMAS (_)

MATHIAS OLIVERA (_)

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.