AC Milan 1-2 SSC Napoli: Jogo confuso em San Siro

- Advertisement -

A CRÓNICA: NAPOLITANOS VENCEM EM MILÃO

Em San Siro, assistimos a uma primeira parte em que AC Milan e SSC Napoli “encaixaram” muito uma na outra, com poucas oportunidades de golo e com alguma falta de inspiração parte a parte.

Ambas as equipas entraram em campo com um tradicional 4-2-3-1, com dois pivots a tentar “congelar” o jogo adversário. Do lado do AC Milan, a ausência do português Rafael Leão foi mais que notória, especialmente no contra ataque e em toda a manobra ofensiva da equipa, que esteve muita “presa” nos movimentos e sem inspiração nenhuma. Já no lado napolitano, a equipa de Spaletti fez um jogo de sacrifício e de esforço constante, com rasgos de brilhantismo de dois ou três protagonistas no esquema do técnico italiano.

A segunda parte abriu praticamente com o golo do Napoli, que teve origem numa grande penalidade cometida pelo recém-entrado Dest, que permitiu que Politano desse vantagem à equipa do Napoli. Giroud empatou a partida aos 69 minutos de jogo, depois de um grande cruzamento de Theo Hernandéz, num dos muitos ataques de perigo protagonizados pelo lateral francês do AC Milan. Aos 78 minutos, porém, Giovanni Simeone deu a vitória aos “partenopei”, que sobem assim ao primeiro lugar da Liga Italiana.

 

A FIGURA

Khvicha Kvaratskhelia – Hoje não assistimos a um jogo em que os principais protagonistas estiveram todos a um nível semelhante, pelo que escolher uma figura maior não foi propriamente uma tarefa fácil. Ainda assim, a minha escolha recaiu na principal figura do Napoli nos últimos tempos.

Aos 21 anos, Kvaratskhelia está, aos poucos, a assumir-se como a grande figura emergente no emblema napolitano. Rápido, fortíssimo no contra ataque e na procura de espaços livres para progredir como bola, fez a cabeça em água a Calabria e “cavou” o penálti que permitiu a Politano fazer o primeiro golo do jogo. Custou apenas 11 milhões de euros à turma de Spaletti, um montante irrisório para o valor real desta pérola.

Estamos na presença de uma jovem esperança do futebol da Geórgia, que promete dar que falar, e muito, num futuro próximo.

 

O FORA DE JOGO

Giacomo Raspadori – O avançado no Napoli, simplesmente, não se viu em campo. Habituado a atuar sobre as faixas do ataque, foi no eixo central que o italiano se fixou, permitindo que Kvaratskhelia e Politano assumissem as posições de extremos da equipa napolitana.

Hoje, o jovem italiano foi um fantasma em campo e saiu para dar lugar a Simeone, aposta mais do que ganha, com o jovem argentino a marcar o golo da vitória e a dar os três pontos ao Napoli.

 

ANÁLISE TÁTICA – AC MILAN

Stefano Pioli apresentou o seu esquema habitual, com a ausência de peso de Rafael Leão no onze “rossoneri”. Tonali e Bennacer foram os médios mais recuados da formação do Milan, responsáveis por bloquear a linha média dos comandados de Spaletti. Krunic e Saelemaekers tomaram conta das faixas, deixando De Ketelaere no apoio direto ao veterano Olivier Giroud. No esquema do Milan faltou, essencialmente, a criatividade e explosão de Rafael Leão, assim como a velocidade na saída para o ataque, cabendo muitas das vezes aos laterais, cumprir este papel no ataque “rossoneri”.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

MAIGNAN (7)

CALABRIA (5)

KJAER (6)

TOMORI (6)

HERNANDÉZ (7)

BENNACER (6)

TONALI (6)

SAELEMAEKERS (4)

DE KETELAERE (5)

KRUNIC (4)

GIROUD (6)

SUPLENTES UTILIZADOS

KALULU (6)

DEST (4)

BRAHIM DIAZ (5)

MESSIAS (3)

ADLI (3)

 

ANÁLISE TÁTICA – SSC NAPOLI

Assim como o AC Milan, o Napoli também se apresentou num 4-2-3-1 típico. Os dois médios mais defensivos, Anguissa e Lobotka, deram um pulmão enorme à equipa de Spaletti e permitiram travar a magia de De Ketelaere e a criatividade de Tonali e Bennacer. No ataque, destaque claro para Khvicha e Simeone, que estiveram nos dois golos napolitanos, e “importunaram” a defesa do Milan com pressões constantes e atrevimento ofensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

MERET (6)

DI LORENZO (6)

RRAHMANI (6)

KIM (6)

MÁRIO RUI (7)

ANGUISSA (6)

LOBOTKA (6)

POLITANO (6)

ZIELINSKI (6)

KVARATSKHELIA (7)

RASPADORI (_)

SUPLENTES UTILIZADOS

SIMEONE (6)

ZERBIN (4)

NDOMBELE (3)

ELMAS (_)

MATHIAS OLIVERA (_)

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitórias do Braga e do Sporting abrem novas perspetivas a Portugal quanto a um lugar extra na próxima Champions League

Portugal está a viver uma boa semana em termos europeus. Sporting e Braga continuam em prova e abrem perspetivas quanto à Champions League.

Atenção, Benfica: Há 2 clubes interessados em contratar Franjo Ivanovic no verão

Franjo Ivanovic tem dois interessados no mercado de verão. O Como 1907 e o Brighton querem o avançado do Benfica.

Fotis Ioannidis continua de fora e é baixa confirmada para o Alverca x Sporting

Fotis Ioannidis está fora das opções de Rui Borges para o Alverca x Sporting. O avançado só voltará quando não sentir qualquer dor.

Kenneth Taylor revela tristeza por não ter assinado pelo FC Porto e mensagem de Francesco Farioli depois da transferência para a Lazio: «Disse-me que...

Kenneth Taylor concedeu uma entrevista onde falou nesta temporada. Médio falou da transferência para a Lazio e do interesse do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting interessado em Cesare Casadei, antigo alvo do FC Porto: eis a lista de clubes de olho no médio

O Sporting é um dos clubes interessados em Cesare Casadei. Médio representa o Torino e já foi associado ao FC Porto.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Estugarda que vale bilhete para os quartos de final da Europa League

O FC Porto recebe o Estugarda nos oitavos de final da Europa League. Dragões em vantagem depois da vitória na primeira mão.

Kika Nazareth marca na goleada e no apuramento do Barcelona para a final da Taça da Rainha

O Barcelona está na final da Taça da Rainha. Goleada sobre o Badalona contou com contribuição de Kika Nazareth.