Adeus, Capitão. Obrigado.

Javier Adelmar Zanetti jogou, no passado fim-de-semana, o seu último jogo no San Siro e o penúltimo jogo da sua fantástica carreira de vinte e dois anos.

Zanetti assinou pelo Talleres da segunda divisão argentina em 1992, após ter sido rejeitado pelas camadas jovens do Independiente. Apenas um ano depois transferiu-se para o Banfield, clube da primeira divisão, onde ficou dois anos, rejeitando propostas dos grandes Boca e River no final da sua primeira época.

Em 1995, já internacional pelo “país das pampas”, Zanetti foi a primeira contratação de Massimo Moratti. E que contratação! O Pupi, como vinha apelidado do seu país-natal, rapidamente conquistou a alcunha de El Tractor em Itália pelas suas habilidades em campo. Estreou-se pelo Inter a 27 de Agosto, na época de 1995/96, contra o Vicenza e o resto é história.

Nos dezanove anos que Zanetti passou em Milão capitaneou o Inter em quinze temporadas e conquistou dezasseis títulos: entre eles, cinco Serie A’s, uma Taça Uefa, quatro Copas de Itália e uma Liga dos Campeões como parte do histórico treble na fantástica época de 2009/2010 com José Mourinho. E tudo isto com o mesmo corte de cabelo.

Zanetti é provavelmente o jogador mais completo e polivalente da história do futebol. Começou a sua carreira a lateral direito mas jogou também a lateral esquerdo, ala direito, ala esquerdo, extremo direito, extremo esquerdo, médio defensivo e médio centro. A sua versatilidade não tem limites: ele joga onde o clube precisa; joga para a equipa e nunca para ele. Faz tudo em campo. Melhor do que isso, faz tudo bem: é um exemplo a defender e ao mesmo tempo um desiquilibrador nato no ataque. Quem não se lembra de ligar a televisão e ver um Zanetti com quase 40 anos a passar por meninos 20 anos mais novos em velocidade?

Il Capitano” acaba a sua carreira como o jogador com mais jogos ao serviço do seu Inter e o segundo jogador com mais jogos na Serie A, apenas ultrapassado por Paolo Maldini. Além disso, é, neste momento, com cento e quarenta e cinco internacionalizações pela selecção argentina, o jogador mais internacional de sempre pelo país.

É sempre dificil dizer adeus a uma lenda como Zanetti. Admito sem problema que é o jogador que mais admiro no futebol actual: um exemplo de profissionalismo, humildade, consistência, dedicação e vontade; um jogador que sempre deu o que tinha e o que não tinha, que nunca arranjou problemas com ninguém e que foi sempre um role model dentro e fora de campo. Jogadores como Zanetti já não se fazem, infelizmente. O futebol é que perde.

Zanetti é o jogador do Inter com mais jogos na Serie A Fonte: futbolizados.com
Zanetti é o jogador com mais jogos ao serviço do Inter de Milão
Fonte: futbolizados.com

Termino então com algumas citações de pessoas que percebem bem mais disto do que eu:

Esteban Cambiasso: “Zanetti? Apenas uma palavra, perfeição.”

Ryan Giggs: “Zanetti é o adversário mais formidável que defrontei.”

Arséne Wenger: “Não conheço a personalidade de Zanetit, mas se tiver em atenção as suas habilidades, atitude e comportamento dentro e fora de campo, 100 milhões não chegam para um jogador como ele.

Roberto Baggio. “Ele nunca disse que queria ser como eu, mas digo-lhe eu que gostava de ser como ele.

Fabio Cannavaro: “Zanetti ensinou-me a ser um capitão.

José Mourinho. “Todos os jogadores querem ser como Zanetti.

Francesco Totti: “Zanetti é uma lenda para todos nós.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ligação Chelsea-Arsenal continua ativa e gunners têm acordo com avançado dos blues

O Arsenal chegou a acordo com Noni Madueke para uma mudança de clube. Avançado pertence ao Chelsea e está no Mundial de Clubes 2025.

Alan Godoy emprestado pelo Barcelona ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora oficializou um nome de peso para a próxima época. Alan Godoy é reforço do tricolor da Reboleira por empréstimo do Barcelona.

Enzo Maresca elogia Pedro Neto: «Sabemos o quão próximo ele estava do Jota e o esforço que ele fez»

Enzo Maresca deixou elogios a Pedro Neto. O jogador aceitou participar na partida entre o Chelsea e o Palmeiras, apesar da morte de Diogo Jota.

Igor Jesus é reforço do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo após deixar o Botafogo

Igor Jesus foi oficializado como novo jogador do Nottingham Forest. Avançado brasileiro vai ser treinado por Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamie Gittens oficializado como reforço do Chelsea

O Chelsea garantiu a contratação de Jamie Gittens. O extremo deixa o Borussia Dortmund e ruma à Premier League.

Braga vence Paços de Ferreira em jogo particular com ausências de relevo

O Braga venceu o Paços de Ferreira durante este sábado por uma bola a zero. Fran Navarro fez o único golo da partida.

Marselha oficializa contratações de Facundo Medina e de Angel Gomes

O Marselha oficializou a chegada de dois reforços de peso para o plantel. Facundo Medina e Angel Gomes juntam-se ao clube.