Até onde pode ir esta Atalanta?

- Advertisement -

A Atalanta é a equipa sensação em Itália desde a temporada passada, na qual terminaram em 3º lugar no campeonato e com o melhor ataque da prova – 77 golos. É surreal uma equipa com um menor orçamento, e menos condições do que os ditos grandes de Itália, conseguir alcançar esse posto e qualificar-se para a Liga dos Campeões, sendo o melhor ataque da prova.

Mais surpreendente ainda é o facto de essa qualificação para a competição europeia ter resultado numa outra qualificação ainda mais brilhante, que foram os oitavos-de-final da competição. Haverá mais algum facto curioso? Sim… A Atalanta perdeu os primeiros três jogos da fase de grupos e mesmo assim passou, com um empate frente ao Man. City e duas vitórias, contra o Shakthar Donetsk e o Dínamo de Zagreb.

Esta temporada, além da brilhante campanha europeia, que pode continuar, visto que o adversário é o Valência (mais acessível do que o resto dos tubarões), a Atalanta continua num 5º lugar, a morder os calcanhares ao 4º, e repete para já o feito da época transata, pois são o melhor ataque do campeonato italiano, com 57 golos marcados. Este número continua bem disparado em relação aos rivais, pois a seguir a eles vem a Lazio com 47. E para ter ainda outra noção, a líder Juventus tem apenas 40 marcados e o Inter de Milão, que ocupa a segunda posição, tem 42.

A Atalanta, de um momento para o outro, passou de lutar pela manutenção para uma equipa de competição europeia. A academia foi importante para esta transição, no entanto o obreiro dos feitos é Gian Piero Gasperini. Depois de fazer alguns investimentos, a equipa é agora candidata a ocupar lugar de qualificação para a Liga dos Campeões.

Gasperini não é um técnico conservador e diferencia-se do clássico treinador italiano, tal como provam as suas táticas. Defensivamente, a equipa faz uma marcação homem-a-homem para forçar as transições. A Atalanta defende com um bloco alto e intensifica a pressão no momento certo, por vezes através de um 2 para 1. A equipa preocupa-se mais com a bola do que propriamente com a marcação, o que reduz o tempo e aumenta a pressão do portador da bola. A Atalanta é das equipas italianas que força mais perdas de bola ao adversário.

A Atalanta, ofensivamente, procura criar perigo através do espaço entre o central e o lateral adversário. O defesa central apoia o lateral para que este possa explorar o flanco e dar liberdade aos avançados Ilicic e Zapata para fazerem rasgos interiores, nos quais são perigosos e decisivos. Além disso, tantos estes dois como Papu Gómez são fortes no 1 para 1. Na Serie A de 2018/2019, estes três ficaram nos quatro primeiros na lista de jogadores que mais chances criaram através do drible.

A equipa também é forte de cabeça e tem jogadores com boas capacidades nesse aspeto. Duván Zapata terminou a última temporada em 4º nos jogadores com maiores oportunidades de cabeça. O colombiano não procura muito o cabeceamento, embora o faça muito bem. É, também, um jogador fantástico na transição para servir como apoio e oferecer a segunda bola aos colegas de equipa.

Fonte: Atalanta

Ilicic é um jogador diferente de Zapata e Gomez. Tem 1,90m e usa bem o corpo para ganhar posição. Tem qualidade para driblar os adversários e é forte a ganhar espaço para um remate ou um passe que coloque um colega em zona de finalização. Gasperini adaptou a equipa em função dos três da frente por serem os mais influentes e decisivos. 34.5% dos passes no meio-campo adversário têm envolvimento de pelo menos um deles, um recorde máximo desde 2016 na liga.

Papu Gómez é, talvez, o jogador mais importante desta equipa e em muitas ocasiões se posiciona longe da baliza adversária, o que parece tirar a produtividade ofensiva, mas na verdade é estratégico para rentabilizar os movimentos de Zapata e Ilicic, e para que possam ter espaço aberto para desequilibrar – isto com Gómez a orientar o ataque. Geralmente, funciona como um criador de jogo, em benefício dos colegas no último terço.

A Atalanta alinha num 3-4-1-2 e é uma equipa imprevisível, devido às alterações estratégicas, visto que é uma equipa capaz de se adaptar mediante o estilo de jogo do adversário. Um dos médios tem como função a chegada à área, de forma a ganhar superioridade numérica nessa zona. Este conjunto é, essencialmente, ofensivo, mas com o jogo pensado, baseado numa estrutura sólida e com princípios de verticalidade. É uma equipa a ter em conta.

A Atalanta pode alcançar feitos ainda maiores se continuar com este projeto bem assente, depois com um maior orçamento mais reforços poderão chegar. No campeonato italiano tem feito boas prestações e luta novamente por um lugar de Liga dos Campeões. A nível europeu foi uma grande surpresa e, quem sabe, poderá surpreender o mundo e continuar esta caminhada europeia brilhante.

Foto de Capa: Atalanta

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.

Negócio fechado: Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto até 2028

Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto. Vontade manifestada por ambas as partes será concretizada em breve.

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.

Moreirense vence Tondela e ultrapassa Vitória SC na corrida pelo 6º lugar da Primeira Liga

O Moreirense venceu o Tondela num jogo em atraso da Primeira Liga. Cónegos somam segunda vitória consecutiva na época.

PUB

Mais Artigos Populares

Arthur Cabral pode deixar Botafogo de Martín Anselmi e tem interessado na Europa com 12 milhões de euros

O Torino subiu a parada por Arthur Cabral. Emblema italiano chega aos 12 milhões de euros pelo avançado brasileiro.

Estoril Praia: defesa central pode rumar à Polónia

Kévin Boma pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O Widzew Lodz está interessado no defesa central.

E-Prix do México: Citroën vence corrida n.º 150 da categoria

O E-Prix do México foi a segunda corrida desta temporada, e a segunda corrida da Citroën, que conquistou a sua primeira vitória.